Galatasaray, Braga e Young Boys engrossam a lista de classificados à Champions
O Galatasaray sofreu um pouco mais para se confirmar na fase de grupos, com as voltas também de Braga e Young Boys
A fase de grupos da Champions League confirma nesta semana os últimos dos 32 participantes. E vários clubes tradicionais asseguraram nesta terça-feira suas presenças na fase principal do torneio continental. Galatasaray, Braga e Young Boys passaram pela última etapa qualificatória. O Galatasaray chama mais atenção por seu elenco, mas sofreu para garantir o triunfo sobre o Molde na Turquia. Mais tranquilidade tiveram Braga e Young Boys diante de suas torcidas. Derrotados nesta terça, Molde, Maccabi Haifa e Panathinaikos serão repescados à fase de grupos da Liga Europa. Enquanto isso, os últimos três participantes da Champions serão conhecidos nesta quarta-feira, com destaque a PSV x Rangers.
Galatasaray sofre, mas se garante
O Galatasaray chega a 13 participações em fases de grupos da Champions League. Os Leões, porém, estavam fora do torneio desde 2019/20. A classificação é importante não apenas para fortalecer as finanças do clube, mas também para elevar a pontuação da Turquia no Ranking da Uefa. Por conta da queda dos turcos na lista, o Gala precisou iniciar sua empreitada continental ainda na segunda fase qualificatória. Desde então, sublinhou seu favoritismo para atingir a etapa principal.
O Galatasaray parecia ter encaminhado a classificação com a movimentada vitória por 3 a 2 sobre o Molde na ida, dentro da Noruega. Nesta terça, os Leões seriam empurrados pela torcida em Istambul, mas não tiveram vida fácil. O Molde botou pressão e quase forçou a prorrogação. Só no final é que o Gala confirmou o triunfo por 2 a 1. Os turcos escalaram um time cheio de figurinhas carimbadas, com Fernando Muslera, Lucas Torreira, Angeliño, Kerem Demirbay, Dries Mertens, Tetê e Mauro Icardi entre os titulares. Cédric Bakambu ainda veio do banco.
A situação do Galatasaray em Istambul parecia ainda mais fácil quando, aos sete minutos, Icardi abriu o placar de pênalti. O problema é que o time se acomodou e o Molde pressionou na sequência da primeira etapa. Muslera chegaria a fazer uma boa defesa em tiro rasteiro. A iniciativa dos noruegueses deu resultado aos 21 do segundo tempo, com o gol de empate. Num erro dos Leões na saída de bola, Emil Breivik fez uma jogadaça e entregou o tento a Eirik Hestad. Veton Berisha saiu bem do banco e, depois de parar em Muslera, chegou a virar aos 37, mas o gol acabou anulado por impedimento. Salvo pela arbitragem, o Galatasaray definiu a parada apenas aos 48. Angeliño cobrou falta, a bola desviou na barreira e entrou no contrapé do goleiro. Só então a tranquilidade se confirmou.
Braga ganha de novo e volta após 11 anos
O Braga bate cartão nas competições europeias. São 13 participações anteriores em fases de grupos. Contudo, nem sempre é fácil para os arsenalistas ficarem entre os três primeiros no Campeonato Português. Destas presenças, 11 delas foram na Liga Europa. O passado dos minhotos na Champions fica restrito a duas aparições, em 2010/11 e 2012/13. Mas, depois de mais de uma década de hiato, os lusitanos estão de volta. Passaram pelo Panathinaikos com duas vitórias. Depois dos 2 a 1 em Portugal, venceram também por 1 a 0 em Atenas.
O Panathinaikos teve mais posse de bola no primeiro tempo na Grécia, mas o Braga se defendia bem e ainda finalizou o dobro de vezes. Os arsenalistas administravam melhor o resultado e o goleiro Matheus realizou apenas defesas esporádicas, mas incluindo dois milagres. Na segunda etapa, o Trevo seguiu com dificuldades para impor uma pressão. Enquanto isso, o Braga esperou o momento de definir o placar, aos 38 minutos. Ricardo Horta serviu e Bruma bateu com categoria nas redes. Os atenienses sequer terminaram com 11 homens, após a expulsão de Juankar nos acréscimos. É um bom time dos minhotos, com nomes como Matheus, José Fonte, Pizzi, Ricardo Horta, Bruma e Abel Ruiz.
Young Boys atropela o Maccabi Haifa
O Young Boys disputará a fase de grupos da Champions pela terceira vez, de volta após a última aparição em 2021/22. Os campeões suíços se impuseram contra o Maccabi Haifa, presente na última edição do torneio continental. Depois do empate por 0 a 0 em Israel, os aurinegros anotaram 3 a 0 em Berna. A eficiência fez a diferença para os anfitriões, numa noite em que os israelenses tiveram quase o triplo de finalizações, mas não demonstraram grande precisão.
O Young Boys encaminhou a classificação no primeiro tempo. Cédric Itten anotou o primeiro gol aos 23 minutos, de cabeça. Cinco minutos depois, um gol contra de Abdoulaye Seck aumentou a tranquilidade dos aurinegros, com o desvio desastrado que encobriu o próprio goleiro. Quando o Maccabi Haifa tentou responder, Frantzdy Pierrot carimbou o travessão. E, logo no primeiro minuto do segundo tempo, Filip Ugrinic matou o jogo para o Young Boys. Acertou um potente chute de primeira após o vacilo da zaga. Na reta final, nem a insistência dos alviverdes valeu o gol de honra.
Os outros jogos da última fase qualificatória da Champions
- PSV x Rangers (2×2 na ida)
- AEK Atenas x Royal Antwerp (1×0 Antwerp na ida)
- Copenhague x Raków Czestochowa (1×0 Copenhague na ida)