Champions League

Eliminado pelo Midtjylland, Celtic está fora da fase de grupos da Champions League pelo quarto ano seguido

McGregor fez um golaço aos escoceses, mas falhas defensivas custaram a vaga na terceira fase preliminar na prorrogação

Pelo quarto ano seguido, o Celtic não estará na fase de grupos da Champions League. Nesta quarta-feira, perdeu fora de casa para o Midtjylland na prorrogação, por 2 a 1, foi eliminado na segunda preliminar e seguirá a sua campanha continental na Liga Europa.

Nove vezes campeão escocês em sequência, o Celtic perdeu o simbólico décimo título para o rival Rangers na última temporada e iniciou um novo projeto com o australiano Angelo Postecoglou, ex-técnico da seleção australiana e apenas o segundo não-britânico no comando do time desde 1999.

A estreia de Postecoglou em jogos oficiais foi justamente na partida de ida da segunda fase preliminar da Champions League contra o Midtjylland, no Celtic Park, semana passada, quando o brasileiro Evander arrancou o empate para os dinamarqueses com um gol de falta no segundo tempo.

A noite na Dinamarca começou promissora quando Callum McGregor abriu o placar com um golaço aos três minutos do segundo tempo. A zaga do Midtjylland afastou um escanteio cobrado pela direita. McGregor matou a sobra no peito e, sem deixar a bola cair, emendou um lindo chute de perna esquerda no ângulo do goleiro Jonas Lössl.

Mas dois erros imperdoáveis da defesa acabaram custando a classificação. Aos 16 minutos da etapa final, Pione Sisto lançou a bola à área e Awer Mabil teve liberdade para dar a volta por trás dos zagueiros do Celtic e ainda precisou se abaixar para desviar de cabeça e forçar a prorrogação.

No tempo extra, a defesa do Celtic manteve-se adiantada, quase inteira na linha de entrada da grande área, após uma cobrança de falta explodir na barreira, o que permitiu que Sisto encontrasse Henrik Dalsgaard livre pela direita. O cruzamento rasteiro foi completado por Raphael Nwadike.

Desde que ficou em terceiro lugar em um grupo que tinha Paris Saint-Germain e Barcelona na Champions League de 2017/18, o Celtic foi eliminado duas vezes seguidas na terceira fase preliminar, contra AEK Atenas e Cluj, e agora duas seguidas na segunda fase, após a derrota para o Ferencváros em jogo único ano passado.

Tentando chegar à fase de grupos pela segunda vez seguida, o Midtjylland enfrentará o PSV na próxima fase. Os holandeses foram amplamente superiores no confronto que mais chamava a atenção nesta fase. Golearam o Galatasaray por 5 a 1 em Eindhoven e esfregaram sal na ferida com uma nova vitória, por 2 a 1, em Istambul. Marco van Ginkel marcou apenas o seu segundo gol desde que voltou aos gramados depois de uma séria lesão que quase encerrou sua carreira precocemente.

Aproveitou o cruzamento de Götze da direita para fazer 2 a 0 ao PSV, aos 14 minutos do segundo tempo, antes de Mbaye Diagne descontar já no fim da partida.

Derrotado no Cazaquistão, o Estrela Vermelha mostrou quem manda no Marakana e eliminou o Kairat Almaty com goleada, por 5 a 0, e o Sparta Praga derrotou o Rapid Viena, em casa, após perder por 2 a 1 na Áustria, para também carimbar sua passagem à próxima fase.

Veja todos os resultados dos jogos de volta da segunda fase preliminar da Champions League:

Omonia-CHP 0 x 1 Dínamo Zagreb-CRO*
Young Boys-SUI* 3 x 2 Slovan Bratislava-ESL*
Flora Tallinn-EST 0 x 1 Légia Varsóvia-POL*
Sheriff Tiraspol-MOL* 3 x 1 Alashkert-ARM
Neftçi Baku-AZE 0 x 1 Olympiacos-GRE*
Estrela Vermelha-SER* 5 x 0 Kairat Almaty-CAZ
Cluj-ROM* 2 x 0 Lincoln Red Imps-GIB
HJK-FIN 2 x 2 Malmö-SUE*
Zaligirs-LIT 1 x 3 Ferencváros-HUN*
Ludogorets-BUL 3 x 1 Mura-SLO
Sparta Praga-TCH* 2 x 0 Rapid Viena
Midtjylland-DIN 2 x 1 Celtic-ESC
Galatasaray-TUR 1 x 2 PSV-HOL

E os duelos da terceira fase, com os primeiros jogos em 3 e 4 de agosto:

Caminho dos campeões

Dínamo Zagreb-CRO x Légia Varsóvia-POL
Cluj-ROM x Young Boys-SUI
Olympiacos-GRE x Ludogorets-BUL
Estrela Vermelha-SER x Sheriff Tiraspol-MOL
Malmö-SUE x Rangers-ESC
Ferencváros-HUN x Slavia Praga-TCHE

Caminho da liga

PSV-HOL x Midtjylland-DIN
Spartak Moscou-RUS x Benfica-POR
Genk-BEL x Shakhtar Donetsk-UCR
Monaco-FRA x Sparta Praga-TCHE

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo