Champions League

Dortmund flerta com perigo e outro ‘apagão’, mas supera o Athletic Bilbao

Kovac mexe mal em momento crucial da partida e quase vê o resultado escapar no segundo tempo

O Borussia Dortmund recebeu o Athletic Bilbao na segunda rodada da Champions League 2025/26 e superou a equipe do País Basco por 4 a 1 no Signal Iduna Park nesta quarta-feira (1º). Svensson, Chukwuemeka, Guirassy e Brandt marcaram os gols mandantes, e Guruzeta balançou as redes para os visitantes.

A atuação do time de Niko Kovac foi suficiente para virar de vez a página do doloroso empate em 4 a 4 com a Juventus na estreia da competição. Além disso, pode representar a virada de chave crucial que a equipe precisava.

A imprensa alemã já havia chamado a atenção para os dois extremos que o Dortmund vive. O BVB não foi vazado em cinco dos seis jogos que fez na Alemanha — Bundesliga e Copa da Alemanha –, mas quando a partida é pela Champions, o clube normalmente leva muitos gols.

Na edição passada, tomou cinco do Real Madrid, três do Barcelona e dois do Bologna na fase de liga e, nas quartas de final, cinco no agregado para o Barça. Nesta temporada, ao encarar a Juve no último dia 16, chegou a abrir 4 a 2, porém, não segurou a vantagem.

Nesta quarta-feira, o clube flertou com o perigo nos 45 minutos finais e quase viu a vitória escapar novamente.

Dortmund sofre ‘apagão’ no segundo tempo

No começo, o Dortmund entrou determinado a não deixar os adversários gostarem do jogo. A equipe explorou bastante as alas na etapa inicial e conseguiu abrir o placar com Adeyemi lançado na ala direita, que tocou na medida para Svensson finalizar de pé esquerdo e marcar.

O embate se desenrolou com os mandantes comandando o ritmo e adotando cautela na configuração das jogadas. Ao soar o apito para o intervalo, Bilbao havia conseguido registrar apenas dois toques na área adversária, segundo a “Flashscore”, dado que contrastou com os 15 do grupo aurinegro.

O técnico Ernesto Valverde não pôde contar com o astro Nico Williams, lesionado, e retornou para o segundo tempo com três alterações: Iñaki Williams saiu para dar lugar a Areso, Laporte na vaga de Dani Vivian, e Íñigo Ruiz entrou para substituir Jauregizar.

A postura dos visitantes foi diferente, mas ainda assim quem marcou foi Chukwuemeka, aos cinco minutos. A transição de pé em pé surtiu efeito e chegou até o inglês, que tocou no canto para ampliar.

Naturalmente, o Athletic Bilbao se lançou mais ao ataque, e fez o Borussia Dortmund sofrer “apagão”. Uma trapalhada na defesa aos 16 permitiu que Guruzeta diminuísse.

Guruzeta e Ruiz de Galarreta após o gol do Bilbao
Guruzeta e Ruiz de Galarreta após o gol do Bilbao (Foto: Imago)

Kovac deixou evidente a preocupação com o resultado quando imediatamente optou por tirar Adeyemi, que poderia ser uma opção em contra-ataques, para colocar Beier. Chukwuemeka, outra alternativa de criação, também saiu para Julian Brandt ir a campo.

As mexidas não corresponderam de imediato, e os visitantes não só mantiveram o controle como também acumularam boas oportunidades. O empate poderia ter ocorrido aos 22 minutos, quando Navarro finalizou com categoria à meta de Kobel e balançou as redes. No entanto, o tento foi anulado por impedimento.

Mesmo abaixo, o Dortmund conseguiu o 3 a 1. Na marca de 37 minutos, após cobrança de escanteio, Sabitzer finalizou, a bola desviou em Guirassy e deixou Unai Simón ficou rendido. Os substitutos estiveram envolvidos no quarto gol. Beier serviu Brandt, que ampliou já nos acréscimos.

A equipe alemã conquistou a primeira vitória nesta edição da competição, enquanto o Bilbao chegou ao segundo revés — o primeiro foi diante do Arsenal.

O foco de Valverde e companhia muda para LaLiga, onde encaram o Mallorca em casa no sábado (4), às 13h30 (de Brasília). O Borussia Dortmund recebe o RB Leipzig no mesmo dia pela Bundesliga, às 10h30 (de Brasília).

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Antes, passou por Premier League Brasil, ESPN e Estadão. Se formou em Comunicação Social em 2019.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo