Champions League

Di María pode ter se despedido da Champions em posição de luxo, atrás apenas de Messi e Cristiano

Benfica venceu RB Salzburg por 3 x 1 fora de casa, com gol antológico de Di María

Não deu para o Benfica. Os Encarnados, apesar da boa vitória por 3 x 1 diante do RB Salzburg na última rodada da fase de grupos da Champions League, não conseguiu se classificar para as oitavas de final da competição e agora vai disputar a Liga Europa. O time português terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo D com quatro pontos ganhos, atrás de Internazionale e Real Sociedad que avançaram com 12 pontos cada. Mesmo não tendo feito uma boa campanha nesta Champions, Di María pode ter se despedido do torneio como um dos maiores garçons da história da Champions.

Com 39 assistências, Di María fica atrás somente de Messi, que tem 40 e de Cristiano Ronaldo, com 42, como jogador com maior número de assistências na história da Champions League. Pelo menos em termos individuais, a temporada 2023/2024 do argentino no Benfica foi boa e mostra que o atacante ainda tem muito o que entregar para o futebol. O jogador tem contrato com o time português até 2024 e pode ir defender o Rosario Central, clube que o revelou para o futebol. O time argentino vai disputar a Libertadores na próxima temporada e espera contar com o craque em um projeto que visa a conquista da competição sul-americana.

Contra o RB Salzburg, Di María marcou um golaço olímpico e ainda deu uma assistência, o que ajudou a bater esta marca importante e que ainda mantém o Benfica com a intenção de contar com o jogador por pelo menos mais uma temporada. Apesar de ter demonstrado interesse em partir para a Argentina e voltar ao Rosario Central, Rui Costa espera que o jogador permaneça no Estádio da Luz e continue sua trajetória ao lado dos Encarnados.

Rosario terá de aguardar fim da temporada europeia para ter Di María

Embora a imprensa da Argentina dê como certa a saída de Di María do Benfica, o técnico do time português, Roger Schimidt também espera que a diretoria dos Encarnados consiga manter o craque na equipe europeia até o fim da temporada. Como vai disputar a Liga Europa, competição na qual o Benfica pode chegar longe, a presença do argentino na equipe será importante para cumprir o objetivo de tentar ficar entre os quatro melhores times do torneio.

“Estamos muito felizes por tê-lo conosco e vamos aproveitar todos os treinos e jogos com ele. No final da temporada logo se vê se quer ficar mais um ano no Benfica ou ir para outras paragens”, disse Roger Schmidt após a vitória frente ao RB Salzburg.

O currículo vencedor de Di María que soma um título da Champions League na temporada 2013/2014 pelo Real Madrid, além das conquistas da Copa do Mundo e da Finalíssima com a seleção da Argentina fazem com que a diretoria do Benfica queira contar com o jogador durante mais algum tempo. Entretanto, caso defina sair do time português e voltar para onde foi projetado para o futebol, fechará sua participação na Liga dos Campeões com 14 edições disputadas, 23 gols marcados, e  39 assistências em 107 jogos.

Antes de pensar em mudar-se para a Argentina, Di María e seus companheiros de Benfica focam agora na disputa da fase eliminatória da Liga Europa e também no Campeonato Português. Os Encarnados estão na 3ª colocação da Liga Portugal com 30 pontos ganhos em 13 jogos, um atrás do Sporting e do Porto, que dividem a liderança. Já na competição continental, a equipe portuguesa aguarda pela definição dos classificados à próxima fase, o que acontece nesta quinta e sexta-feira.

Na atual temporada, Di María disputou 19 partidas, tendo marcado oito gols e prestado três assistências. O próximo compromisso do Benfica acontece neste domingo (17), fora de casa diante do Braga, pelo Campeonato Português.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo