Champions League

Depois do massacre do PSG, Barcelona precisará de uma virada que nunca aconteceu na Champions

Diante da inapelável vitória por 4 a 0 do Paris Saint-Germain, a pergunta do Barcelona é igual à feita há quase quatro anos, quando os catalães engoliram o mesmo placar no primeiro confronto com o Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões de 2012/13. E a resposta, também é a mesma: em toda a história da competição continental, desde 1955/56, nunca um time conseguiu reverter uma derrota por quatro ou mais gols de diferença sofrida no jogo de ida. Já considerando os outros torneios da Uefa, somente três vezes uma virada de tamanhas proporções aconteceu.

O exemplo mais próximo é de 31 anos atrás. O Borussia Mönchengladbach, treinado por Jupp Heynckes, enfiou 5 a 1 sobre o Real Madrid no jogo de ida das oitavas de final da Copa da Uefa 1985/86. Entretanto, os espanhóis se agarraram à regra do gol marcado fora de casa e bateram os alemães por 4 a 0 no Santiago Bernabéu, com dois tentos de Jorge Valdano e outros dois de Santillana. O suficiente para concretizar o milagre. A remontada embalou o Real Madrid rumo ao título daquela competição.

Um ano antes, na Copa da Uefa 1984/85, o Partizan Belgrado viveu caso parecido. Perdeu por 6 a 2 para o Queens Park Rangers em Londres e reverteu com uma goleada por 4 a 0 na Iugoslávia. Já em 1961/62, pela fase preliminar da Recopa Europeia, o Leixões foi derrotado na ida para o La Chaux-de-Fonds também por 6 a 2. Deu o troco em Portugal com uma categórica vitória por 5 a 0 sobre os suíços. Entretanto, a diferença do Barcelona para os exemplos anteriores é que o time de Luis Enrique sequer possui a vantagem dos gols fora. Se for vazado no Camp Nou, terá que balançar as redes seis vezes. Segundo dados do Mister Chip, em 185 oportunidades um time sofreu 4 a 0 em um jogo de ida de competições europeias. Em 185 vezes, ele foi eliminado.

Uma derrota tão elástica também é raridade na história do Barcelona. Somente em outras quatro oportunidades o clube perdeu por quatro ou mais gols de diferença em competições europeias – sempre por 4 a 0. Na Copa da Uefa 1980/81, para o Colônia; na final da Liga dos Campeões 1993/94, para o Milan; na fase de grupos da Liga dos Campeões 1997/98, para o Dynamo Kiev; e na referida semifinal da Champions 2012/13, para o Bayern de Munique. E se algum torcedor blaugrana mais confiante esperou a façanha inédita naquela ocasião, a gente bem lembra que ele acabou se dando mal: os bávaros enfiaram mais um 3 a 0 no Camp Nou, avançando à decisão e erguendo a taça.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo