O Copenhague ficou próximo da zebra, mas Tetê liderou a reação do Galatasaray
O brasileiro Tetê participou dos dois gols que deram o empate por 2 a 2 para o Galatasaray contra o Copenhague em Istambul

A hierarquia do Grupo A parece bem definida: Bayern de Munique e Manchester United são os favoritos às vagas nas oitavas de final. O Galatasaray, porém, tem potencial de atrapalhar, pela qualidade de alguns dos seus jogadores e, principalmente, pela força que tem como mandante. Por isso, foi uma grande surpresa quando o Copenhague, que não vence um jogo de fase de grupos da Champions League desde 2016, abriu 2 a 0 e segurou a vantagem até os 41 minutos do segundo tempo. No entanto, o brasileiro Tetê, que havia saído do banco de reservas, liderou a reação rumo ao empate por 2 a 2, que não ficou bom para ninguém. Diminuiu drasticamente as chances de os turcos pressionarem as potências e não quebrou o jejum dos dinamarqueses.
Domínio infrutífero
O Copenhague chegou a ter um período breve em que ocupou o campo de ataque nos primeiros 25 minutos, mas o começo sugeria uma vitória tranquila do Galatasaray. As chances se empilharam, a trave balançou, e os talentos de Mertens, Icardi e Aktürkoglu combinavam bem. A primeira grande chance, aos sete minutos, saiu de uma dividida do belga na entrada da área. Tocou de lado, Icardi dominou e bateu forte. Kamil Grabara fez grande defesa com uma mão.
Participando bem, Mertens fez a parede para uma batida de Aktürkoglu para fora e Ziyech, em sua jogada característica puxando da direita para o meio, finalizou rasteiro, sem problemas para Grabara. No lance seguinte, Icardi recebeu um tapa bonito de Mertens nas costas da defesa, dominou, girou e rolou para Aktürkoglu ameaçar. O ponta turco encerrou o domínio dos donos da casa acertando o poste, aos 24 minutos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
E aí, de repente…
O Copenhague conseguiu resistir à pressão. E abriu o placar, aos 35 minutos, após roubar a bola no campo de ataque. Diogo Gonçalves interceptou uma reposição ruim de Muslera. Sacha Boey cortou o cruzamento na direção de Mohamed Elyounoussi, que matou no peito e virou batendo forte para fazer 1 a 0. E não parou por aí porque, logo no começo do segundo tempo, Elias Achouri escapou na esquerda, depois de uma bela troca de passes no meio-campo, e rolou para trás. Diogo Gonçalves ampliou batendo de primeira.
O resultado era surpreendente não apenas pelo placar em si, mas porque o Galatasaray, depois de um bom começo, não conseguia mais encaixar uma jogada. Foram apenas duas finalizações na primeira meia hora da etapa final. A maior parte da posse de bola era mantida na intermediária, longe da área. Quando perdiam a paciência, os donos da casa lançavam pelo alto de qualquer jeito. O Copenhague estava muito confortável.
Mas Elias Jelert deu uma entrada dura em Angeliño, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Virada relâmpago
Formado pelo Grêmio, Tetê deixou o Shakhtar Donetsk quando a guerra começou. Emendou empréstimos para Lyon e Leicester, com alguns bons momentos, antes de desembarcar em Istambul. Entrou aos 14 minutos no lugar de Mertens e acabou sendo decisivo para a reação do Galatasaray. Um empate relâmpago com dois gols em um curto intervalo de tempo.
Aos 41 minutos, Tetê recebeu pela direita, partiu para cima da marcação e tentou um passe por elevação. A bola desviou, mas acabou sobrando para Sacha Boey dominar e encher o pé por cima. O gol finalmente saiu e injetou ânimo no Galatasaray, que buscou o empate dois minutos depois. Bela jogada de Wilfried Zaha pela ponta esquerda. O cruzamento foi ao outro lado da área, onde Tetê para fechar um grande jogo da primeira rodada da Champions League.
⏱️ 86” – GOL BOEY – 2×1 GALATASARAY
⏱️ 88” – GOL TETE – 2×2 GALATASARAYO TIME TURCO NUNCA VAI DESISTIR! ISSO É CHAMPIONS LEAGUE! QUE JOGO! ????????
?️ @RodrigoCBitar pic.twitter.com/0W0PnlpJAA
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) September 20, 2023