Champions League

Atacante chantageado a mentir identidade protagoniza ‘lei do ex’ na Champions

Silas Katompa Mvumpa, ou Silas, marcou o gol que iniciou a reação do Estrela Vermelha contra o Stuttgart

O Estrela Vermelha goleou o Stuttgart por 5 a 1 de virada na tarde desta quarta-feira (27), no Rajko Mitic Stadium, em jogo válido pela quinta rodada da fase de liga da Champions League.

O gol de Ermedin Demirovic com cinco minutos indicava uma vitória tranquila do Stuttgart, mas Silas Katompa Mvumpa empatou sete minutos depois e Rade Krunic virou a partida para os donos da casa.

No segundo tempo, Mirko Ivanic e Nemanja Radonjic (duas vezes) fecharam a goleada para a equipe sérvia.

O tento que iniciou a reação do Estrela Vermelha na Champions envolve uma história para lá de curiosa. O atacante congolês, autor do gol de empate, foi coagido por seu antigo empresário a mentir sua identidade, falsificando nome e idade.

A revelação foi feita em 2021, quando ele estava voando no próprio Stuttgart — 11 gols e cinco assistências em 25 jogos no Campeonato Alemão.

Ele acabou revelando na época que seu nome não era Silas Wamangituka, como ficou conhecido, mas sim Silas Katompa Mvumpa. Além disso, ele tinha 22 anos e não 21.

Por que Silas teve que mentir identidade?

Segundo o jornal espanhol “Marca”, o atacante precisava renovar seu visto em 2017 caso não quisesse voltar ao Congo. Uma pessoa o levou à França, para jogar no Paris FC, da Ligue 2 (segunda divisão francesa), onde foi obrigado a mudar de nome e idade.

O empresário ameaçou mandá-lo de volta a sua terra natal caso o jogador não adotasse a nova identidade, que sustentou por quatro anos com medo de ser punido pelo agente.

Desde então, o atacante não conseguiu repetir o mesmo sucesso no Stuttgart, tanto que foi emprestado ao Estrela Vermelha no início desta temporada. Hoje, por ironia do destino, ele estufou as redes do clube alemão pela Champions, mas não comemorou em respeito ao adversário.

Tabela da Champions League

Essa foi a primeira vitória do Estrela Vermelha na Champions League. Na verdade, foi o primeiro ponto conquistado pelo time sérvio, que ocupa a 30ª posição da fase de liga da competição. Já o Stuttgart é o 27º, com quatro.

Próximos jogos de Estrela Vermelha e Stuttgart

  • Werder Bremen x Stuttgart, às 11h30, no Weserstadion, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Alemão.
  • Mladost Lucani x Estrela Vermelha, às 13h, no Mladost Stadium Lucani, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Sérvio.

Ambas as partidas acontecerão no próximo sábado (30), com hora seguindo o horário oficial de Brasília.

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo