Champions League: Os 5 times que podem surpreender na temporada
Fase de liga diminui chances de zebra, mas há quem possa surpreender na nova temporada da competição europeia
A fase de grupos da Champions League na temporada 2025/26 começa nesta terça-feira (16). Apesar da fase de liga diminuir a chance de surpresas em relação às eliminatórias, a atual edição ainda conta com equipes que podem surpreender ao longo da campanha.
Serão os mesmos moldes do novo formato, instaurado na temporada passada: 36 times disputando oito rodadas na fase de liga. Os oito primeiros passam para as oitavas, e do 9º ao 24º, há uma fase adicional de playoff para definir os outros oito que irão às oitavas. E, no mata-mata, mesmo com favoritismos, as surpresas podem se fazer mais presentes.
Para saber quem são os favoritos na Champions League, a Trivela listou os três principais clubes.
As possíveis ‘zebras’ da Champions League
Cinco times da competição estão longe de serem favoritos, mas podem surpreender nesta edição. A Trivela aponta cinco equipes que podem ser candidatas à zebra do torneio.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Monaco: reforços curiosos e estilo cativante
A equipe francesa tenta repetir a fórmula do seu último título da Ligue 1, montando um time jovem colocando jogadores de muito potencial, como Maghnes Akliouche e Mika Biereth, com veteranos consolidados, como Denis Zakaria e Aleksandr Golovin.

Apesar de ter perdido alguns jogadores que seriam importantes para a equipe, como Wilfried Singo e Eliesse Ben Seghir, as chegadas de Paul Pogba e Ansu Fati animam. Saudáveis nas próximas rodadas da Champions, podem fazer a diferença.
Com Adi Hütter, o Monaco joga um futebol pouco usual: é um time propositivo a partir de um 4-4-2 clássico, com meias criativos como pontas e volantes com chegada à área. Um time vertical, habilidosa e que gosta de dribles e tabelas.
Tottenham: ‘pragmatismo’ que pode chegar longe
A chegada de Thomas Frank animou o torcedor dos Spurs, principalmente pelos resultados que o novo treinador conseguiu. Vitória contra o Arsenal na pré-temporada e parando o Manchester City com grande superioridade na Premier League.

O início de temporada também é bom: terceiro lugar no campeonato inglês, com três vitórias e uma derrota. E um “quase” na Supercopa da Europa, contra o PSG — em um jogo que poderia ter vencido.
Contra grandes equipes, o Tottenham pode ser o time que surpreende com um bom esquema defensivo, um contra-ataque coordenado e um “pragmatismo” clássico de times que chegam longe em fases eliminatórias.
Athletic Bilbao: consistência e início promissor
O Bilbao também teve um início promissor na temporada: três vitórias e uma derrota em quatro rodadas de LaLiga. E ter mantido algumas de suas principais joias foi o grande trunfo da temporada.
— Athletic Club (@AthleticClub) September 15, 2025
Nico Williams, que estava praticamente certo no Barcelona, ficou e renovou por muito tempo. Oihan Sancet, meia criativo que também foi cobiçado por gigantes, foi outro que ficou e animou as chances da equipe.
As chegadas, apesar de poucas, foram bons achados de mercado: o retorno de Aymeric Laporte, zagueiro que teve grande sucesso em Bilbao, e Jesús Areso, do Osasuna.
Galatasaray: o gigante fora dos grande centros
O gigante turco tem um dos principais elencos do futebol europeu fora das cinco grandes ligas — e, se comparado com alguns dos grandes de Alemanha, França e Itália, briga de igual para igual, se não superar.
O Galatasaray tem um trabalho quase impecável com Okan Buruk: tricampeão turco com sobras, mais de 70% de aproveitamento nos últimos três anos e um futebol versátil, ofensivo e seguro defensivamente. Mesmo com a régua mais elevada da Champions, deve conseguir se classificar na fase de liga e, depois, brigar jogo a jogo nas eliminatórias.

As contratações de peso animam as chances do clube: Victor Osimhen ficou em definitivo, Leroy Sané e Ilkay Gündogan chegaram de graça e ainda teve reforços de peso em Wilfried Singo e Ugurkan Çakir.
Union Saint-Gilloise: estreia de um projeto promissor
Ter sido campeão belga na última temporada, apenas quatro anos após chegar à primeira divisão, ilustra como o projeto do Union SG é sólido. E na atual temporada, estão invictos: sete jogos, cinco vitórias, dois empates, 15 gols marcados e apenas três sofridos.
Claro que o nível da Champions League é muito superior ao do campeonato belga, mas justamente por ser a estreia do Union na competição, será uma surpresa por si só: não há histórico para se imaginar como o time se comportará no mais alto padrão.
C'est juste l'Union
en Champions League. ✨ pic.twitter.com/3zXKElz1Lu
— Royale Union Saint-Gilloise (@UnionStGilloise) September 16, 2025
O clube faz parte do grupo que é dono do Brighton, na Premier League, e tem sido o clube que contrata e revelado grandes promessas desconhecidas antes da explodirem em equipes maiores, como Kaoru Mitoma, Simon Adingra e Victor Boniface.



