Champions League

Champions: Com um pênalti defendido no último lance, o Olimpija alcança um épico

O Olimpija desbancou o Ludogorets com um gol nos acréscimos do segundo tempo e um pênalti defendido no apagar das luzes

A Champions League mal começou e já oferece uma de suas melhores histórias dessa temporada. A classificação do Olimpija Ljubljana rumo à terceira fase qualificatória, afinal, teve contornos épicos. Os campeões eslovenos eliminaram o Ludogorets Razgrad, participante costumeiro das fases de grupos continentais. A primeira partida na Bulgária não chamou tanta atenção, mas o empate por 1 a 1 beneficiou os visitantes. Já nesta terça-feira, o Olimpija venceu por 2 a 1 em Ljubljana. O gol decisivo saiu nos acréscimos do segundo tempo, enquanto o goleiro dos eslovenos ainda salvou um pênalti no apagar das luzes.

Apesar do empate na ida, o Olimpija precisava tomar cuidado contra o Ludogorets, um oponente de maior investimento e acostumado aos palcos continentais. Kiril Despodov abriu o placar para os búlgaros aos 15 minutos de partida. Quatro minutos depois, Timi Max Elsnik deixou tudo igual aos anfitriões. A situação se tornou mais favorável aos eslovenos quando o lateral Son foi expulso aos 37 do segundo tempo, deixando os búlgaros com dez homens. Por fim, os anfitriões prevaleceram na loucura da reta final em Ljubljana.

O gol da vitória do Olimpija saiu aos 47 minutos. Lance ousado, numa cobrança de escanteio ensaiada. A bola rasteira veio em direção ao meio da área e Elsnik bateu de primeira, no ângulo. Neste momento, o Ludogorets estava sendo eliminado. E os búlgaros tiveram uma sobrevida, com um pênalti a seu favor no estouro dos acréscimos. Despodov teve a chance de manter as chances de sua equipe, mas parou no goleiro Matevz Vidovsek, com uma excelente defesa aos 57 minutos. O arqueiro de 23 anos defende a seleção eslovena e é cotado em clubes de centros maiores da Europa. Faz seu nome na Champions.

Os times classificados à terceira fase qualificatória da Champions já estão garantidos nas fases de grupos continentais desta temporada. Na pior das hipóteses, mesmo se for eliminado nas duas próximas etapas, o Olimpija conseguirá uma vaga repescado na Conference. Será uma participação inédita dos eslovenos.

Aris Limassol vem com tudo

Outras três partidas pela segunda fase classificatória da Champions aconteceram nesta terça. O Panathinaikos tinha vencido a ida contra o Dnipro-1 por 3 a 1, na Eslováquia, e se deu ao luxo de empatar por 2 a 2 em Atenas. Andraz Sporar anotou o primeiro aos gregos e os ucranianos até viraram, com Artem Dovbyk e Eduard Sarapiyy. Apesar dos riscos aos alviverdes, Sporar deixou tudo igual e a expulsão de Volodymyr Tanchyk terminou de frear os oponentes no segundo tempo. Com o resultado, o Panathinaikos volta às fases de grupos europeias depois de sete anos.

Uma chuva de gols aconteceu na Hungria, onde o Bate Borisov mandou seu jogo contra o Aris Limassol, diante da proibição em Belarus. Os campeões cipriotas passaram o carro novamente: depois dos 6 a 2 da ida, ganharam também a volta por 5 a 3. Shavy Babicka, Yannick Gomis e Cajú marcaram para os alviverdes no primeiro tempo, enquanto o Bate Borisov anotou seu primeiro gol com Valeri Gromyko. Durante o segundo tempo, Aleksandr Martynov e Denis Laptev diminuíram o prejuízo dos belarussos, mas os visitantes fecharam a conta com Leo Bengtsson e Mariusz Stepinski. O Aris estará pelo menos na fase de grupos da Conference, feito inédito.

Por fim, o Slovan Bratislava avançou contra o Zrinjski Mostar. Os eslovacos tinham vencido por 1 a 0 na Bósnia e se satisfizeram com os 2 a 2 na Eslováquia. O Slovan anotou os dois primeiros gols, com Aleksandar Cavric e Sharani Zuberu. A reação do Zrinjski veio tarde demais, só depois dos 30 do segundo tempo, com Hrvoje Barisic e Antonio Ivancic.

Os jogos de quarta-feira na Champions

  • Astana x Dinamo Zagreb
  • Qarabag x Raków Czestochowa
  • Häcken x KÍ Klaksvík
  • Gent x Servette
  • Maccabi Haifa x Sheriff Tiraspol
  • Molde x HJK Helsinque
  • Copenhague x Breidablik
  • Galatasaray x Zalgiris

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Destaques da Conference

A terça-feira teve ainda cinco partidas pelas preliminares da Conference League. O destaque ficou com o Fenerbahçe, que anotou 4 a 0 sobre o Zimbru Chisinau e avançou. Michy Batshuayi contribuiu com dois gols, enquanto Dusan Tadic e Ismail Yüksek (com um chutaço no ângulo) anotaram os outros. A maior goleada veio com os 7 a 0 do Valmiera, da Letônia, em cima dos samarineses do Tre Penne. Partizani (Albânia), Struga (Macedônia do Norte), Swift Hesperange (Luxemburgo) e Neman Grodno (Belarus) são outros que passaram.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo