Bronca de Mijatovic em Vini Jr é aviso importante
Quando um ídolo do Real Madrid se manifesta, ele sabe que fala pela instituição

O agarrão no pescoço, seguido de empurrão aplicado por Vini Jr no húngaro Orban, no final do empate entre Real Madrid e RB Leipzig, pela Champions League, rendeu uma bronca pública para o craque brasileiro.
O pito foi aplicado por Predrag Mijatovic, jogador histórico e ex-dirigente do Real. Em entrevista à cadeia de rádio SER, a mais antiga da Espanha, Mijatovic alertou:
— Aconselho Vinícius a se acalmar. A camisa do Real Madrid não aceita esses comportamentos.
O campeão europeu de 1997/98 e ex-diretor esportivo ainda disse que Vinícius “não chegará a ser um grandíssimo jogador se não se tranquilizar”.
O entrevero entre o brasileiro e o húngaro, coincidentemente os autores dos gols da partida, não parece ter sido relacionado às questões envolvendo racismo.
Vini Jr segue sendo um personagem de destaque no futebol da Europa
Fato é que Vini segue sendo personagem na Europa. Seu engajamento na causa antirracista é digno de aplausos. O que ele tem enfrentado na Espanha é de provocar asco. Abraçar essa luta sem esmorecer, muitas vezes peitando os dirigentes espanhóis, é uma prova de grande maturidade para um jovem de 23 anos.
No último encontro entre Valência e Real, um vídeo de uma torcedora brasileira capturou a imagem de uma criança chamando o jogador de “mono”, macaco em espanhol.
O jogador brasileiro está cada vez mais visado. Pelo comportamento louvável como cidadão e atleta e pelo desempenho notável como jogador.
Adversários sem condições técnicas de pará-lo na bola tentam fazê-lo com provocações e violência.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bronca é uma regra não-oficial do Real Madrid: Vini precisa ficar esperto
O chamado público de Mijatovic é uma espécie de regra não-oficial do clube merengue. Grandes personalidades da história do Real, considerados referências dentro e fora de campo, quando se manifestam, mesmo sem falar oficialmente pela instituição, são ouvidos como tal.
Na temporada 2023/24, Vinícius Júnior tem três gols marcados na Champions, três na Supercopa da Espanha, nove em La Liga. Total de 15 gols em 26 jogos.
O gol marcado contra o Leipzig, o décimo-quinto, garantiu a presença do Real nas quartas da Champions. De 54 edições das quais participou, o Real alcançou esta etapa em 39, um aproveitamento de 72,22{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db}.
O aproveitamento do Real nas quartas é ainda mais impressionante. O percentual de classificação para as semifinais é de 84,22{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db}.
Das 38 disputas de semifinais europeias de que participou, o Real só foi eliminado em seis ocasiões.
O peso das 13 conquistas costuma intimidar os adversários.
Essa mística foi determinante para o clube eliminar o RB Leipzig num jogo no qual o adversário foi superior e no qual o belga Openda desperdiçou várias oportunidades de se consagrar e impor um resultado histórico.