Champions League

Após quase 3 meses, brasileiro volta a ser relacionado pelo Real Madrid — e não é o Vini Jr

As muitas lesões do Real Madrid obrigaram Ancelotti a recorrer a um brasileiro do Castilla para próximo jogo na Champions

Muita coisa aconteceu no mundo e no futebol desde 20 de setembro de 2023. Para o lateral brasileiro Vinicius Tobias, nem todas elas foram muito boas. Essa foi a data na qual o jogador foi chamado pela última vez por Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, para integrar o plantel de jogadores disponíveis para um jogo. Foi contra o Union Berlim, pela Champions League.

Quase três meses depois, curiosamente contra o mesmo Union Berlim, Vinicius Tobias estará novamente à disposição de Ancelotti para integrar o banco de reservas do Real Madrid, que enfrenta os alemães na próxima terça-feira (12), na Alemanha. O retorno acontece em um momento conturbado para os madrilenhos, que vivem atualmente um surto de lesões e vão contando cada vez mais com jogadores jovens.

Quem é Vinicius Tobias, o brasileiro que quase ninguém conhece do Real Madrid?

Não seria estranho se você afirmasse que não conhece Vinicius Tobias. O lateral direito quase nunca esteve nos holofotes e nem é jogador do próprio Real Madrid. Na verdade, atua pelos madrilenhos pela segunda temporada consecutiva emprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que desde que teve seu país invadido pela Rússia já negociou diversos atletas desta maneira ao redor de todo o mundo.

Vinícius tinha sido emprestado pelo Shakhtar até o final da temporada passada, durante a qual o brasileiro permaneceu na equipe B, o Real Madrid Castilla. Embora o clube espanhol tivesse a opção de comprar o jogador, solicitou aos ucranianos que fosse feito mais um empréstimo. Devido à boa relação com o Real, o Shakhtar atendeu ao pedido, estendendo o empréstimo de Vinícius Tobias por mais um ano.

Nascido em 23 de fevereiro de 2004, Vinicius tem rodagem pelo principal clube da Espanha, mas ainda sequer chegou aos 20 anos, o que faz dele (ainda) uma promessa. Passa a maior parte do tempo pelo Real Madrid Castilla, o time B dos madrilenhos, e mesmo lá não tem tido desempenhos muito impressionantes.

Pelo Castilla, na atual temporada, foram 13 jogos, sendo 11 deles como titular, e apenas duas assistências, sem anotar nenhum gol. Pela equipe principal, o supracitado jogo diante do Union Berlim foi o único para o qual foi convocado até o momento. Por conta da idade, há possibilidade do Real Madrid querer continuar com o jogador, que tem algumas passagens pelas equipes sub do Brasil e foi revelado no Internacional, clube pelo qual nunca jogou como profissional e deixou antes de completar 18 anos.

Fora essa passagem pelo Real Madrid, seu nome foi bastante falado — muito pelo fator desconhecimento — quando ele foi convocado para a seleção brasileira olímpica. Aconteceu em setembro deste ano, na convocatórias de jogadores que acabaram sendo derrotados pelo Marrocos. Agora, diante do Union Berlim, poderá desfrutar de momentos de Champions League novamente — mas é bom frisar, dificilmente sairá do banco.

Os convocados do Real Madrid para o jogo diante do Union Berlim:

  • Goleiros: Lunin, Kepa e Fran
  • Defensores: Alaba, Nacho, Lucas V., Fran García, Rüdiger, Mendy e Vinicius Tobias
  • Meio-campistas: Bellingham, Kroos, Modric, Valverde, Ceballos, Mario Martín e Nico Paz
  • Atacantes: Rodrygo, Joselu, Brahim e Gonzalo
Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo