Champions League

Borussia Dortmund muda planos por medo de espionagem do Real Madrid, diz jornal

Clube aurinegro quebra 'protocolo' e realiza último treinamento na Alemanha antes de viagem para Madri

Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentam nesta terça-feira (22), a partir das 16h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em jogo válido pela terceira rodada da Champions League.

A bola nem rolou, e o embate entre espanhóis e alemães já causa polêmica nos bastidores. O motivo? Uma suspeita de espionagem.

Na Champions, há o costume da equipe visitante treinar no local do jogo um dia antes da realização da partida. O clube aurinegro, no entanto, quebrou tal ‘protocolo' nesta segunda-feira (21).

Segundo o jornal Bild, Borussia, por medo de espionagem, decidiu não comparecer ao Santiago Bernabéu na véspera do duelo. A informação foi publicada pelo periódico alemão pouco antes da viagem da delegação do aurinegra para Madri. 

O receio de Nuri Sahin, treinador do Dortmund, seria ter seus planos táticos vazados, favorecendo então o time madridista.

Sahin e Ancelotti, de Dortmund e Real Madrid, desmentiram jornal

Questionado sobre o tema na entrevista coletiva pré-jogo, Sahin desmentiu o Bild. O técnico turco-alemão negou qualquer preocupação com espionagem e falou em “ambiente familiar” para justificar a realização do treino desta segunda em Dortmund.

— Nós treinamos em Dortmund porque teremos muitos jogos fora de casa nos próximos dias. Queríamos dar ao grupo o máximo de tempo possível num ambiente familiar — disse Sahin.

Nuri Sahin, técnico do Borussia Dortmund, durante entrevista coletiva
Nuri Sahin, técnico do Borussia Dortmund, durante entrevista coletiva (Foto: IMAGO Images)

A polêmica também ‘invadiu' a coletiva de Carlo Ancelotti. O italiano, treinador do Real Madrid desde 2021, levantou a sobrancelha, abriu um sorriso e deu resposta óbvia e bem-humorada.

— O futebol mudou. Do time adversário se sabe tudo, porque se pode ver todos os seus jogos. Não há segredos. Tenho dados o suficiente para avaliar o Borussia Dortmund — garantiu Ancelotti.

Bom, não sabemos se Sahin realmente optou por treinar na Alemanha para manter suas táticas em segredo. Entretanto, é improvável que o Borussia surpreenda o Real no Bernabéu. Fato é que as duas equipes se conhecem bem, afinal, fizeram a última final de Champions — vencida pelos merengues.

— Eles (Borussia) mudaram um pouco, têm um novo treinador e alguns jogadores novos. Mas ainda possuem a mesma ideia de futebol. É uma equipe que joga um futebol intenso e tem muita qualidade individual e coletiva — elogiou Ancelotti.

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, durante entrevista coletiva
Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, durante entrevista coletiva (Foto: IMAGO Images)

Temporada do Borussia Dortmund até aqui

A temporada de estreia de Nuri Sahin como técnico do Borussia Dortmund é boa até o momento, muito em virtude do início avassalador na Champions League. A equipe aurinegra lidera a fase de liga da competição, com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, 10 gols a favor e apenas um contra.

Em contrapartida, na Bundesliga, o cenário é diferente. Com 13 pontos conquistados em sete rodadas, o Borussia ocupa apenas a sétima colocação. São quatro triunfos, um empate e duas derrotas. Líder do certame, o Bayern de Munique tem 17.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo