Nem Raphinha, nem Yamal: susto na Champions expõe quem é o ‘dono’ do Barcelona
Equipe catalã garante vaga na semifinal, mas derrota por 3 a 1 para o Borussia Dortmund deixa claro fragilidades da equipe de Hansi Flick

Candidato a disputar o prêmio de melhor do mundo, Raphinha é o líder em participações em gols. Lamine Yamal, a joia mais talentosa. Lewandowski, o artilheiro. Mas o susto que o Barcelona levou em sua classificação à semifinal da Champions League mostra que outro jogador é a peça mais importante da equipe de Hansi Flick.
E que susto! Nesta terça-feira (15), o Barça foi atropelado pelo Borussia Dortmund e perdeu por 3 a 1 no Signal Iduna Park, pelo jogo da volta das quartas de final. Só se classificou graças ao seu atropelo que impôs no duelo de ida, quando goleou por 4 a 0.
A derrota em Dortmund serviu para mostrar que apesar de ter muitos atacantes decisivos, o Barcelona tem em Pedri o seu jogador mais importante. E que faz todos os outros jogarem e decidirem como têm jogado e decidido.

A estatística que comprova que Pedri é o jogador mais importante do Barcelona
Nas redes sociais, choveram comentários e análises sobre como o camisa 8 é o jogador que serve de ponto de equilíbrio para a equipe de Hansi Flick. E há uma estatística emblemática que comprova esta tese.
A derrota para o Borussia Dortmund encerrou uma invencibilidade de 24 jogos do Barcelona na temporada.
Pedri foi titular em 23 dos 24 jogos da série invicta da equipe de Hansi Flick. Não é coincidência que o Barça tenha sido derrotado justamente no jogo em que o meia iniciou no banco de reservas.
El Barcelona puede jugar sin Lamine, sin Raphinha o sin Iñigo, pero no es lo mismo sin Pedri.
Pedri es el arquitecto de este equipo.
— Twiteo, luego existo (@Pablito_O) April 15, 2025
If anybody needed any more evidence, this Barcelona is Pedri's team. Not Raphinha's, not Frenkie's, and not Lamine's yet. Pedri's Barcelona.
He makes everyone else look degrees better.
— Roy (@TheRoyNextDoor) April 15, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dortmund quase devolve atropelo do jogo de ida…
Mesmo eliminado, o Dortmund pode se orgulhar não apenas de ter encerrado a invencibilidade do Barcelona, mas de ter dominado aquela apontada como a melhor equipe da Europa nesta temporada.
Os números da partida deixam isso bem evidente. A equipe alemã empilhou 17 finalizações e teve cinco chances claras ao longo de 90 minutos. Do outro lado, o Barça finalizou apenas sete vezes.
Coube ao centroavante Guirassy traduzir a superioridade e a postura agressiva da equipe em gols. No plural. O camisa 9 marcou os três gols da equipe na partida.
A atuação soberana do Dortmund expõe também as fragilidades do Barcelona. Em uma rara partida em que foi dominado, o Barça sofreu por jogar com a sua linha defensiva adiantada.
Com o seu ataque inoperante, não foram poucas as oportunidades em que os jogadores da equipe alemã saíram em superioridade numérica e foram até o gol defendido por Szczesny.

…Mas ‘Sorte de campeão' mostra que Barça pode ganhar todos os títulos da temporada
Fragilidades e derrota à parte, o Barcelona dá uma amostra de que quando não dá na bola, a sorte que costuma acompanhar os campeões está ao seu lado.
Primeiro que o gol que deu tranquilidade à equipe foi anotado contra, por Bensebaini. Segundo que o Dortmund teve dois gols anulados por impedimentos milimétricos — e que teriam mudado o destino da eliminatória.
Com tudo isso, o Barcelona avança à semifinal da Champions League e segue vivo na briga pelos três títulos da temporada.
No próximo dia 26, há a final da Copa del Rei, contra o Real Madrid. No Campeonato Espanhol, a liderança confortável faz o título parecer mera questão de tempo.