Asensio: o substituto de impacto de Zidane nos dois jogos contra o Bayern

“Quem contratou Asensio por € 3,5 milhões merece um monumento”, disse o diretor-técnico do Bayern de Munique, Michael Reschke, em entrevista ao Marca, antes do jogo de volta das quartas de final da Champions League, contra o Real Madrid. O meia espanhol de 21 anos já havia entrado muito bem na primeira partida, em Munique, e nesta terça-feira, voltou a brilhar a partir do banco de reservas, com o golaço que fechou a vitória merengue por 4 a 2.
LEIA MAIS: Entre tantas grandes atuações, Marcelo possivelmente fez sua maior: foi enorme contra o Bayern
A contratação de Asensio, do Mallorca, foi anunciada em dezembro de 2014. Como a maioria dos jogadores do universo, ele também era especulado no Barcelona, que estava sob embargo de transferências. O jovem passou os seis meses restantes daquela temporada no seu clube formador antes de se apresentar ao Santiago Bernabéu. Ainda muito jovem, aos 19 anos, foi emprestado para o Espanyol porque não teria espaço no estelar elenco do Real. Pelo clube catalão, atuou 34 vezes no Campeonato Espanhol, 33 como titular, deu 12 assistências e marcou quatro gols.
Asensio voltou ao Real Madrid, no começo da atual temporada, e tem sido um reserva de luxo para o técnico Zidane. Das suas 29 partidas, fez apenas 16 como titular, sendo seis na Copa do Rei, competição em que geralmente os gigantes usam times alternativos. Entra para mudar o jogo, como fez nos dois duelos contra o Bayern de Munique.
A partir do momento em que Asensio pisou o gramado da Allianz Arena, por volta dos 15 minutos do segundo tempo, o Real Madrid passou a ter mais controle do meio-campo, aproveitando a superioridade numérica, graças à expulsão de Javi Martínez. Foi dele o passe para Cristiano Ronaldo marcar o gol da vitória do time espanhol.
Nesta terça-feira, entrou por volta dos 20 minutos do segundo tempo e mais uma vez teve impacto decisivo para o Real Madrid. E contra um dos melhores zagueiros do mundo. Já era o fim da prorrogação, e o dono da casa vencia por 3 a 2. Com o Bayern todo aberto buscando um milagre, Asensio interceptou um passe, antes do meio-campo, e foi avançando. Tinha Cristiano Ronaldo à esquerda, mas, com confiança incomum para seus 21 anos, decidiu pela jogada individual.
Havia Boateng e Hummels pela frente, uma dupla de zaga de muito respeito. O primeiro corte, para a direita, já deixou Hummels um pouco tonto. Asensio entrou na área e novamente puxou para a perna esquerda, fintando o zagueiro alemão, e bateu cruzado de perna direita. Um golaço de um jogador de muito futuro.