Arsenal pode ser favorito, mas vai ter trabalho ao reencontrar o Porto nas oitavas da Champions League
Este será o primeiro embate dos gigantes europeus desde a temporada 2009/10, quando os Gunners levaram a melhor também pelas oitavas
Porto e Arsenal vão se enfrentar pelas oitavas de final da Champions League, mas se engana quem pensa que os Gunners são francos favoritos para o confronto. Isso porque, apesar da fase de ouro que vive a equipe comandada por Mikel Arteta, principalmente pelo embalo na Premier League, o time português também está em alta e pode complicar a vida dos adversários.
As equipes se enfrentaram pela primeira vez há 17 anos, pela mesma competição continental, e o retrospecto é ligeiramente favorável aos britânicos: nos seis duelos desde então, todos pela Champions, o Arsenal venceu três, o Porto dois e houve um único empate sem gols, em 2006.
Este será o primeiro embate dos gigantes europeus desde a temporada 2009/10, que teve o Bayern de Munique como campeão. Naquela ocasião, também pelas oitavas de final, o Arsenal superou uma derrota por 2 a 1 no jogo de ida, goleando o Porto por 5 a 0 no Estádio Emirates. Já nas quartas, diante do Barcelona, os Gunners amargaram uma dura queda.
Porto perseguiu o Barcelona até o fim da fase de grupos
Os Dragões chegam à fase eliminatória da Champions League pela 18ª vez, depois de fazerem uma campanha muito forte no Grupo H. Na vice-liderança da chave, com os mesmos 12 pontos do líder Barcelona, e com melhor saldo de gols, o Porto só perdeu o 1º lugar pela desvantagem no confronto direto com os catalães. Nos dois jogos diante do Barça, o time azul e branco sofreu duas derrotas – 1×0 em casa e 2×1 na Espanha.
Arsenal liderou de ponta a ponta
Do lado inglês, o Arsenal liderou com tranquilidade de ponta a ponta o Grupo B, com 13 pontos, à frente do PSV (também classificado), Lens e Sevilla. Mesmo que estivesse em uma chave mais fraca do que seu próximo adversário, o clube de Holloway fez boas apresentações na primeira fase, incluindo as goleadas por 4 a 0 sobre o PSV na estreia e por 6 a 0 sobre o Lens.
Porto vai reencontrar “ex” nos Gunners
O embate contra o Arsenal vai promover o reencontro do Porto com o meia português Fábio Vieira, que integra o elenco estrelado dos Gunners desde 2022. Na temporada passada, ele foi vendido ao clube inglês por 40 milhões de euros (cerca de R$ 215 milhões).
Mikel Arteta tem apostado num misto de jogadores experientes e jovens, além de nomes já consagrados, como o meia Jorginho, a dupla de brasileiros Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli no ataque, o alemão Kai Havertz e o inglês Bukayo Saca.
Neste cenário, Fábio ganhou espaço e está aproveitando o minutos em campo com o time principal, principalmente na Champions. Durante a fase de grupos, Vieira caiu nas graças do treinador espanhol e entrou no segundo tempo em quatro partidas e pode ser uma opção.
Ataque do Arsenal não perdoa ninguém
Um dos principais reforços do Arsenal para a temporada foi o meia Declan Rice, ex-West Ham, pela “bagatela” de 116 milhões de euros (R$ 625 milhões), o que atesta a capacidade de investimento do clube de Londres. No entanto, Rice chegou apenas para apoiar a já fortíssima linha avançada dos Gunners – o que tem gerado muitos frutos.
Pela Liga inglesa, o time já conta com 35 gols em 17 rodadas e, na fase de grupos do torneio continental, já balançou as redes 16 vezes em apenas seis partidas.