Champions League

A história sugere um Davi x Golias para Atalanta x Real Madrid, mas o campo tende a ser mais equilibrado

A história da Atalanta na Champions League foi um conto de fadas em 2019/20. O que o time conseguiu ficou na história, indo até as quartas de final contra o Paris Saint-Germain. Foi eliminado de forma dramática, com dois gols no final, mas continuou em uma temporada incrível na Itália e classificou-se para a edição da temporada 2020/21. Terá o clube mais vencedor da Europa como adversário nas oitavas de final: o Real Madrid. Um confronto entre Davi e Golias entre um clube que engatinha e competições europeias e outro que é o maior campeão.

O confronto entre os dois clubes é inédito na história. Será a primeira vez que os dois duelam por qualquer competição. A experiência do Real Madrid é assustadora quando se olha os números: são 51 participações na principal competição de clubes do mundo. A Atalanta tem apenas duas. O que pode animar os italianos é que nos dois últimos anos, a equipe merengue foi eliminada nas oitavas de final, justamente a fase atual, para Ajax e Manchester City.

O Real Madrid foi campeão da Champions em 2014, 2016, 2017 e 2018, estabelecendo uma dominância na competição. Antes, já era frequente semifinalista desde 2011. São 13 títulos do principal torneio europeu. Além disso, é o atual campeão espanhol. A Atalanta, por sua vez, vive o melhor período da sua história, novamente brigando pelas primeiras posições no Campeonato Italiano, mais uma vez na Champions League e jogando um ótimo futebol. Duvám Zapata é um perigo constante e pode aproveitar a instabilidade do Real Madrid para marcar.

O favoritismo está todo do lado do Real Madrid e ninguém vai se surpreender se os merengues eliminares os bergamascos. Só que os problemas do time de Zinedine Zidane são enormes. Só em lesões, os desfalques são numerosos: Eden Hazard, Marcelo, Sergio Ramos, Federico Valverde, Rodrygo, Daniel Carvajal, Karim Benzema, Eder Militão e Álvaro Odriozola. No lado da Dea, Hans Hateboer é o único desfalque.

Mais do que os desfalques, a fase do Real Madrid não é boa. O futebol do time é decepcionante. O técnico Zinedine Zidane é constantemente questionado por suas escolhas. São cinco vitórias nos últimos seis jogos, com quatro vitórias seguidas. Segundo colocado em La Liga, o time precisa buscar referências sem Sergio Ramos e Benzema. O principal nome do time pode ser Toni Kroos, que tem feito bons jogos. Com isso, o duelo, teoricamente desequilibrado a favor dos blancos, pode ser muito mais acirrado.

Papu Gomez certamente faz falta depois de se transferir ao Sevilla, após confronto com o técnico Gian Piero Gasperini. Ainda assim, é um time muito bem armado e estará quase inteiro para tentar envolver o adversário. A força ofensiva do time de Bergamo deve ter um peso a favor dos italianos que pode equilibrar o confronto e até virar mais a favor no jogo de ida.

“A classificação vai ser decidida ao longo de dois jogos, então está claro que o resultado ideal seria uma vitória. Nós nunca nos enfrentamos antes, então apenas em campo poderemos ter uma noção da força do Real Madrid. Eles são um dos melhores times do mundo, mas nós sempre saímos desses jogos com mais conhecimento e qualidade”, analisou Gian Piero Gasperini.

“Nós queremos que o time jogue como fizeram em La Liga ultimamente. A dinâmica do time é boa e nós queremos que continue. Nós queremos fazer o nosso melhor e chegar à final, é claro. Todo jogo no momento é uma final e mais ainda quando é um jogo eliminatório. Eles são um time que faz coisas muito específicas. Eles atacam bem e são fisicamente fortes também”, analisou Zidane.

Veremos um jogo que na teoria tem o Real Madrid gigantesco. Mas em campo, é possível que vejamos muito mais equilíbrio do que a história sugere. Será que a Atalanta consegue repetir a campanha da temporada passada e ir até as quartas de final, derrubando o maior campeão? Zidane conseguirá usar o seu conhecimento do torneio para recuperar-se na temporada? Começaremos a ver neste primeiro duelo.

NA TV

Champions League: Atalanta x Real Madrid
Quarta-feira, 24 de fevereiro, 17h (horário de Brasília)
TNT, Facebook e Estádio TNT Sports (Clique aqui, assine e ganhe 7 dias grátis)`

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo