Europa

Campeonatos em fase de decisão

Todas as ligas do leste europeu estão em fase de decisão, e alguns campeões podem sair já neste primeiro final de semana de maio. E dirigente maluco não é exclusividade brasileira.

O campeonato da Sérvia teve uma reviravolta nas últimas rodadas. O Estrela Vermelha, que liderava com alguma folga, caiu de produção, perdeu pontos considerados fáceis, como no empate sem gols contra o Borac Cacak, e viu o rival Partizan – que está invicto no campeonato – ultrapassá-lo e, a quatro rodadas do fim, ficar um ponto à frente – 66 contra 65. O Partizan, apesar da boa fase, demitiu seu treinador Goran Stevanovic após a derrota para o Vojvodina na semifinal da Copa da Sérvia. Em seu lugar, entrou o ex-volante do próprio clube, Aleksandar Stanojevic, que aos 36 anos tornou-se o técnico mais jovem da história do clube alvinegro.

No dia 08 de maio, acontece, no estádio do Partizan (o “Marakana”), o clássico entre os dois rivais de Belgrado. Será, virtualmente, a decisão do título.

Na Bulgária, o Litex Lovech tem sete pontos de vantagem sobre o CSKA Sofia, a três rodadas do fim – são 61 pontos contra 54. O Litex visita, neste domingo (2) o Lokomotiv Plovdiv, 13º colocado e brigando pelo rebaixamento, com apenas 27 pontos. Já o CSKA faz o clássico contra o Lokomotiv Sofia, terceiro colocado. Uma vitória do Litex liquida a fatura, um empate dá o título caso o CSKA não vença o Lokomotiv.

Já na Croácia, o Dinamo Zagreb pode conquistar o pentacampeonato se vencer ou empatar o clássico contra o maior rival, o Hajduk Split, que saiu de um começo de campanha fraco para a vice-liderança. A atual diferença entre os rivais é de nove pontos (60 x 51), faltando três rodadas para o fim. O Cibalia vem em terceiro, também com 51 pontos, mas perdendo no saldo para o Hajduk.

A quatro rodadas do fim do campeonato bósnio, Zeljeznicar e Borac – este com uma partida a mais – seguem empatados na liderança, ambos com 50 pontos. Entretanto, o Zeljeznicar leva larga vantagem no saldo de gols – 23 contra 11.

A briga também é intensa pelo terceiro lugar, que vale uma vaga na Liga Europa. O Siroki Brijeg e o atual campeão Zrinjski têm ambos 42 pontos, seguidos de perto pelo Sartajevo, com 39, e mais distantes por Velez e Leotar, ambos com 37.

Na República Tcheca, faltam quatro rodadas para o fim do torneio, e quatro clubes ainda brigam pelo título: Sparta Praga, com 54 pontos e ainda invicto; Banik Ostrava, também com 54, mas com saldo inferior (23 contra 19); Jablonec, com 51, e Teplice, com 50. Os dois líderes se enfrentam neste domingo, 02 de maio.

Ainda na Rep. Tcheca, Jablonec e Viktoria Plzen decidirão a Copa local, após o primeiro eliminar na semifinal o Slavia Praga, que assim fica fora de uma competição europeia pela primeira vez desde a temporada 92-93. Já o Viktoria eliminou o Sigma Olomouc.

Na Hungria, ainda faltam seis rodadas para o fim do torneio, mas a disputa está restrita ao Videoton e ao atual campeão, o Debrecen. O primeiro tem 54 pontos, o segundo 52. Mais atrás, vem o Gyori, com 43, e o Újpest, com 42.

Em Montenegro, faltando cinco rodadas para o fim do campeonato, o Rudar lidera com 66 pontos, cinco a mais que o Buducnost Podgorica. O Zeta, terceiro colocado, vem distante com 52.

Na Polônia, o Wisla Cracóvia lidera com 57 pontos em 27 partidas, enquanto o Lech vem logo atrás, com 53 pontos e uma partida a menos. Após a rodada deste final de semana, faltarão três para o fim do campeonato.

Na Romênia, o Cluj, invicto há nove partidas, abriu um pouco de vantagem, liderando com 59 pontos em 30 partidas (são 34 ao todo), enquanto a briga pelo segundo lugar tem Unirea Urzuceni e Steaua, ambos com 53 pontos, além de Timisoara e Vaslui, ambos com 52. Correndo por fora, está o Dinamo Bucareste, com 48 pontos.

O campeonato da Eslováquia está a quatro rodadas do fim. O Zilina lidera com 65 pontos, cinco a mais que o Slovan Bratislava. O Dukla Banska, terceiro colocado, tem 52 pontos.

Finalizando, na Eslovênia o Koper conquistou o título na semana passada, ao vencer o Rudar por 2×0, na cada do adversário, e chegou aos 70 pontos. A três rodadas do fim do torneio, o Maribor (55 pontos) deve ficar com o vice-campeonato, enquanto Olimpija (47), Gorica, Celje e Nafta (os três com 46 pontos) brigam pelo terceiro lugar, que dá uma vaga na Liga Europa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo