Europa

Bósnia rejeita seguir estatuto da Fifa e deve ser suspensa

A federação bósnia de futebol rejeitou nesta terça-feira o pedido da Fifa e da Uefa para mudar seu sistema de três para um só presidente. Com isso, o país é suspenso das partidas internacionais.

A configuração política da federação da Bósnia segue o padrão do país, com líderes étnicos após a guerra entre 1992 e 1995. As divisões são de dois postos: bósnios sérvios e outro dividido entre Bosniaks e bósnios croatas. Eles compõem uma presidência de três membros.

Assim como na política, os bósnios não aceitam o sistema de um presidente apenas porque temem repressão de uma etnia em relação a outra.

A suspensão da Fifa e da Uefa ainda precisam ser confirmadas pelos presidentes Joseph Blatter e Michel Platini, respectivamente.

Com a punição, não só a seelção fica impedida de jogar. Os clubes e os árbitros do país também ficam impedidos de atuar. os dirigentes do país também ficam proibidos de participar de decisões dos órgãos diretivos do futebol.

Se o problema não for resolvido em dois meses, a suspensão irá prejudicar a Bósnia na campanha para classificação à Eurocopa de 2012. No dia 3 de junho, o time visita a Romênia – que venceu no sábado por 2 a 1 em Zenica – e joga contra a Albânia, no dia 7 de junho.

As partidas ainda podem acontecer se a Bósnia voltar atrás e seguir a orientação da Uefa e da Fifa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo