Europa

Alemanha e Portugal vencem os clássicos nas semifinais, se classificando à decisão do Europeu Sub-21

Enquanto Wirtz desequilibrou para os alemães, os portugueses contaram com um gol contra diante da atual campeã Espanha

O Campeonato Europeu Sub-21 guardou dois clássicos para as semifinais. Os jogos não seriam tão movimentados quanto os da fase anterior, mas valeriam a classificação de Portugal e Alemanha para a decisão. Primeiro, a Seleção das Quinas venceu o confronto ibérico contra a Espanha por 1 a 0. Depois, a Mannschaft resolveu rápido o triunfo por 2 a 1 sobre Países Baixos / Holanda. A finalíssima da principal competição europeia de base ocorrerá no próximo domingo, na Eslovênia, com transmissão gratuita da Uefa. Enquanto os portugueses tentam o título inédito, os alemães querem a terceira taça de sua história – as duas anteriores faturadas a partir de 2009.

A primeira semifinal envolveu Portugal e Espanha. Atuais campeões, os espanhóis possuem muito mais tradição na Euro Sub-21, com cinco títulos, mas os portugueses vinham motivados pela épica vitória por 5 a 3 contra a Itália nas quartas de final. No fim das contas, os lusitanos seguiram em frente, mesmo contando com a sorte para definir o resultado. Num primeiro tempo de mais equilíbrio, a Roja até arriscou mais, mas a Seleção das Quinas criou as melhores chances.

Na volta ao segundo tempo, a Espanha começou a martelar. Marc Cucurella chegou a carimbar a trave num chute de fora da área e o goleiro Diogo Costa se viu mais exigido. A pressão espanhola, no entanto, não deu resultado. E o gol da vitória de Portugal saiu aos 35 minutos, num lance sem querer. Fábio Vieira cruzou e, na tentativa de cortar, Jorge Cuenca encobriu o goleiro Álvaro Fernández e acabou marcando o gol contra. Seria suficiente à classificação dos lusitanos, que seguraram o abafa dos rivais nos minutos finais.

A Alemanha deixaria mais claros os seus predicados no triunfo por 2 a 1 sobre Países Baixos / Holanda. E a estrela do prodígio Florian Wirtz brilhou. O meia de 18 anos já se destaca no Bayer Leverkusen e arrebentou nesta quinta, mesmo sendo cinco anos mais jovem que a idade limite do Europeu Sub-21 – disputado na fase final por atletas de até 23 anos, com os 21 anos contando apenas no início das eliminatórias. O adolescente abriu o placar logo no primeiro minuto, completando um lindo passe de trivela dado por Lukas Nmecha. Já o segundo saiu aos oito. Ridle Baku deu o passe e Wirtz aplicou um belíssimo drible no zagueiro Sven Botman, antes de arrematar cruzado da entrada da área, no cantinho.

A sequência do primeiro tempo veria mais alternâncias entre os times, mas a Alemanha ainda seguiu propensa a marcar o terceiro antes. Mergim Berisha mandou uma cobrança de falta na trave e, quando Wirtz tentou completar a tripleta, o goleiro Justin Bijlow salvou em seus pés. O segundo tempo teve mais posse de bola da Holanda, mas não necessariamente as melhores oportunidades. A Mannschaft levava perigo nos contragolpes e, antes dos 15 minutos, Berisha acertou as traves mais duas vezes. A Oranje descontou aos 22, num cruzamento que a zaga alemã não cortou e Perr Schuurs concluiu às redes. Mas não passaria disso, com um gol anulado de Myron Boadu no apagar das luzes.

A Alemanha disputará sua terceira final consecutiva, com o título em 2017 e o vice em 2019 – em ambas as finais contra a Espanha. Além disso, a Mannschaft também levou a taça em 2009, numa campanha que ajudou a formar a base tetracampeã mundial com a seleção adulta em 2014. Já Portugal foi vice em suas duas decisões anteriores, em 1994 e 2015. Na final mais recente, deixaram o troféu escapar diante da Suécia.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo