ConcacafEstados UnidosMéxico

TV mexicana usa discurso de Trump para apimentar duelo decisivo com os Estados Unidos

A derrota por 4 a 1 para o Brasil na noite desta terça-feira foi um péssimo prelúdio para a seleção americana. Em 10 de outubro, os comandados de Jürgen Klinsmann enfrentam o México em um playoff que valerá vaga na Copa das Confederações de 2017, na Rússia, e os mexicanos não poderiam estar mais confiantes. A chamada da TV Azteca para o jogo, em especial, mostra o espírito com o qual La Tri vai para o jogo com os rivais norte-americanos.

VEJA TAMBÉM: Brasil goleou e viu as boas opções que tem, mas em teste de baixa exigência

A emissora pegou pedaços de um discurso de Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, e mesclou com imagens de futebol, criando uma narrativa que faz as palavras do empresário parecerem relacionadas ao grande jogo do próximo mês. A primeira aspa, é claro, se refere aos mexicanos. Um trecho em que Trump deixa claro sua posição em relação a imigrantes.  “Quando o México manda a sua gente (para os Estados Unidos), eles não mandam os seus melhores”, diz o pedaço destacado, contraposto então por imagens de grandes jogadores mexicanos. A frase fez parte de um discurso extremamente xenófobo do empresário, cuja parte mais baixa a emissora resolveu deixar de fora: “(O México) Está enviando gente com um monte de problemas. Estão trazendo drogas, crime, estupradores. Assumo que há alguns que são bons”.

Em meio a cenas de triunfos do México sobre os Estados Unidos, ouve-se a voz de Trump: “Nosso país está com sérios problemas. Não temos mais vitórias. O sonho americano está morto”. Pelo menos no campo, os mexicanos estão muito dispostos a tornar verdade a análise do pré-candidato americano. E, é claro, dar, de alguma maneira, uma resposta às palavras asquerosas do empresário.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo