Estados Unidos

Temperatura subindo

Nesta última rodada, como já era esperado, FC Dallas e NY Red Bull garantiram suas vagas. Os ‘Hoops’ venceram o Columbus Crew fora de casa por 3×1 e chegaram aos 43 pontos, ainda na terceira colocação da Conferência Oeste e sem mais chances de brigar pela liderança. O Red Bull, mesmo perdendo para o lanterna Toronto FC fora de casa por 2×1, garantiu sua vaga pela incompetência dos demais, que não somaram pontos suficientes para deixar a vaga em aberto.

Assim, temos duas vagas em aberto para cinco equipes, que provavelmente lutarão até o final para conseguir passar para a pós-temporada. A situação mais confortável ainda é a do KC Wizards. Apesar da equipe ter vacilado nas últimas três rodadas e ter somado apenas 1 ponto, bastam dois empates nos dois jogos restantes para garantir a vaga. O Wizards, porém, tem dois jogos fora de casa. Mas seus adversários deverão estar mais relaxados. Os jogos serão justamente contra o Red Bull e o Dallas, adversários que já garantiram a vaga e não tem chances de disputar o Supporters’ Shield.

Se a vaga parece tranqüila para o Wizards, sobrarão então quatro equipes para disputar a última vaga. O Chicago Fire permanece, por enquanto, como o ‘dono’ dessa última vaga. Os ‘Men in Red’ venceram um de seus maiores rivais, o NE Revolution, por 2×1, e não só deram um passo importante rumo à classificação, como ainda atrapalharam os planos dos rivais de conquistarem o Supporters’ Shield, deixando-os mais longe da disputa. O Chicago soma agora 36 pontos, apenas um a menos que o Wizards, e com quatro pontos nos dois jogos restantes podem garantir a vaga sem depender de ninguém. Só que o Fire pega o líder D.C. United, que luta pelo Supporters’ Shield e, no último jogo da temporada regular, o Galaxy, que continua subindo na tabela e luta diretamente por essa vaga.

O Galaxy, aliás, apesar de ser a equipe com menos pontos entre os que disputam vaga para os playoffs (30), depende apenas de si para se classificar. Isso porque o Galaxy é a única equipe que fará três jogos e tem um confronto direto com o Fire na última rodada. O Galaxy venceu sua quarta partida seguida, sendo que essa rodada a vítima foi o Houston Dynamo. O LA enfrenta agora o lanterna Toronto FC, o já classificado NY Red Bull e o rival direto Chicago Fire. Se vencer os três jogos, o time de Los Angeles se garante nos playoffs, e Beckham talvez tenha a chance de jogar novamente este ano. Com certeza esse é o sonho dourado de Don Garber, o comissário da MLS.

Além de Fire e Galaxy, a última vaga é cobiçada por Colorado Rapids e Columbus Crew. As chances das duas equipes são menores, mas ainda existem. Rapids e Crew têm 32 e 31 pontos respectivamente e, além de ganharem seus jogos restantes, devem torcer contra KC, Chicago e LA, além de contra o outro, para conseguirem chegar à vaga.

Supporters’ Shield

Não é apenas na disputa pelas duas últimas vagas nos playoffs que a temperatura está alta. A briga pelo Supporters’s Shield, o ‘campeão dos pontos corridos’ da MLS, também está boa.

A liderança continua com o D.C. United, que está com 54 pontos e absoluto na Conferência Leste. Seu concorrente mais direto é o Chivas USA, líder do Oeste com 51 pontos.

Correndo por fora para conquistar o troféu dos torcedores, aparecem o NE Revolution, com 49 pontos, e o Houston Dynamo, com 48. Se para o Dynamo o Supporters’ Shield virá apenas por milagre, o time ainda está vivo na disputa pelo primeiro lugar da Conferência Oeste, apenas 3 pontos atrás do Chivas. O Revolution, no entanto, está muito distante do D.C. United, e será muito difícil tirar uma diferença de 5 pontos em 2 rodadas.

De qualquer forma, com 6 pontos ainda em disputa, nada está decidido na luta pelo Supporters’ Shield.

Amistoso

O técnico Bob Bradley convocou, no dia 09/10, 21 jogadores para o amistoso marcado para o dia 17/10 contra a Suíça, na cidade da Basiléia. O técnico aguardará a próxima rodada da MLS para completar sua lista.

A lista contém apenas jogadores que jogam na Europa ou em times da MLS que não tem mais chances de classificação para os playoffs. As grandes novidades são 8 que têm 1 ou nenhuma partida pela seleção. Dentre eles, foram chamados seis jogadores da equipe sub-20 dos EUA que chegou às quartas-de-final do Mundial da categoria este ano. A lista inclui Freddy Adu, Michael Bradley (filho do técnico), Danny Szetela e Sal Zizzo, todos titulares da seleção sub-20.

Os Estados Unidos buscam sua primeira vitória contra a seleção da Suíça. Em 6 jogos disputados entre as duas equipes, foram 3 empates e 3 vitórias dos europeus.

Este será o penúltimo amistoso deste ano. A última apresentação de 2007 será contra a África do Sul, no dia 17/11 em Johanesburgo, valendo o troféu Nelson Mandela.

SHOOTOUTS

– Nesta quarta-feira, dia 10/10, o Chicago Fire jogará um amistoso no Toyota Park contra a equipe mexicana do Cruz Azul, valendo o troféu Tamayo Financial.

– A seleção feminina norte-americana volta a campo neste fim-de-semana para um amistoso contra o México. Na verdade o jogo é o primeiro de uma série de 3 partidas entre as duas seleções em uma semana. O primeiro jogo será neste sábado, em St. Louis, o segundo será na quarta-feira em Portland, e o terceiro no outro sábado, em Albuquerque.

– O jogador Jack Stewart, do Real Salt Lake, foi eleito pela revista Cosmopolitan um dos 50 solteiros mais cobiçados dos Estados Unidos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo