Estados Unidos

Só empates na MLS (Reloaded)

Os leitores mais atentos pensarão que estou repetindo aqui uma coluna escrita no ano passado. Mas na verdade quem está repetindo é a MLS, o que obriga este colunista a, consequentemente, repetir o assunto (por isso o título da coluna constar a palavra “reloaded”, ou “recarregado”, como Hollywood gosta de chamar algumas continuações de filmes).

Na última rodada da Major League, poucas equipes ganharam e, logicamente, poucas perderam. Quase todo mundo empatou. Com isso, poucas alterações na tabela de classificação das duas conferências.

Porém, diferentemente do ano passado quando a “rodada dos empates” teve poucos jogos devido às partidas da Superliga 2008, dessa vez a rodada foi completa. Assim, dos 7 jogos realizados, 5 terminaram empatados. Apenas o Chicago Fire ganhou do Toronto FC por 2×0, e o KC Wizards ganhou do Real Salt Lake, também por 2×0. Com estes resultados, o Fire subiu para a primeira colocação do Leste, empatado com o D.C. United, deixando o Toronto cair para o quarto lugar. O Wizards, por sua vez, subiu para o terceiro lugar do Leste. Já o Real permaneceu na mesma posição no Oeste, mas deixou o LA Galaxy, que empatou sua partida contra o Columbus Crew aos 46 do segundo tempo, igualar em número de pontos.

Se contarmos as últimas 16 partidas do campeonato, desde 06/05, chegamos a 10 empates, e apenas 8 jogos com vencedores. Isso demonstra o equilíbrio entre as equipes da MLS, e como o sistema de draft, tradicional dos esportes dos Estados Unidos, ajuda a manter as equipes sempre niveladas, com distribuição mais igual dos talentos disponíveis.

Em relação aos empates da última rodada, pelo menos em todos eles houve gols. Com grande predominância do 1×1. Apenas um jogo terminou 2×2, que foi justamente entre o melhor time do campeonato, Chivas USA, e o então líder isolado do Leste, D.C. United. A média de gols da rodada, assim, foi de 2,3 gols por partida.

Com esses resultados, portanto, como falamos acima, as classificações nas duas conferências permanecem praticamente as mesmas. Pelo Oeste, o Chivas USA continua disparado o melhor time, com 23 pontos, seguido do Seattle Sounders com 15, Houston Dynamo e Colorado Rapids com 12, Real Salt Lake e LA Galaxy com 10, e FC Dallas com e San Jose Earthquakes, que foi o único que não jogou, com apenas 5. Já são 18 pontos a diferença entre o primeiro colocado e os últimos na Conferência Oeste, em 10 semanas de campeonato.

A classificação do Leste não está com tanta disparidade como no Oeste, apresentando maior equilíbrio. Como dissemos, com a vitória, o Chicago Fire empatou na primeira colocação com o United, ambos com 15 pontos. Em seguida vem o KC Wizards, com 13. O Toronto caiu para a quarta posição, mantendo os mesmos 12 pontos. Em quinto aparece o NE Revolution, que tem 10 pontos. Dividindo a lanterna, aparecem NY Red Bull e Columbs Crew, ambos com 9 pontos. Dessa forma, percebemos claramente que o equilíbrio entre as equipes do Leste é muito maior. A diferença entre os primeiros colocados e os últimos é de apenas 6 pontos, um terço da diferença do Oeste.

A Rainha volta a brilhar com o Sol

A Rainha Marta voltou a se destacar na rodada da WPS e a ajudar sua equipe, Los Angeles Sol, a vencer. Após duas rodadas sem vitória, incluindo sua primeira derrota na liga, o Sol voltou a vencer e ver sua jogadora mais conhecida brilhar novamente.

Marta fez a diferença na vitória do Sol sobre o Sky Blue FC por 1×0, marcando um golaço, além de várias outras jogadas de efeito.

Com o resultado, o Sol manteve-se na liderança da WPS pela oitava semana seguida, com 14 pontos. Em segundo lugar continua o Boston Breakers, com 11, e em terceiro o FC Gold Pride, com 10 pontos. O Chicago Red Stars, que parece ter “gostado” de perder, caiu para a quarta posição, com 8 pontos. Nas três últimas posições temos Washington Freedom, com 6 pontos e St. Louis Athletica e Sky Blue, com 5 pontos cada.

Futbolito

A MLS anunciou na última semana a sétima edição de seu torneio de “futbolito”, um jogo de futebol entre duas equipes com 4 jogadores cada. O torneio é patrocinado pela Panasonic e voltado para o público hispânico que mora nos Estados Unidos.

Serão 13 eventos durante o verão (no hemisfério norte), começando no próximo dia 06/06 em Nova Iorque, sendo o NY Red Bull o anfitrião. Uma semana depois, o evento será em Miami, com transmissão em rede nacional pelo canal de língua espanhola Univisión, incluindo um encontro de celebridades no dia 14/06.

Dentre os eventos mais esperado está o de Boston, que será realizado pela primeira vez no Gillette Stadium, no dia 20/06.

O MLS Futbolito é um dos maiores eventos desportivos realizados por uma liga profissional nos EUA e é aberto a todos os jogadores que queiram participar. Em 2008 foi alcançada a média de 1000 jogadores por cidade.

Entre as lendas do futebol e personalidades de televisão que já assistiram ou participaram do MLS Futbolito no passado se incluem os veteranos Marco Etcheverry, Teofilo Cubillas, George Weah, Carlos Valderrama, Mauricio Cienfuegos e o apresentador líder de notícias da Univision, Jorge Ramos.

Philly na WPS

Semana passada, anunciamos a revelação do nome, cores e símbolo do mais novo time da MLS que estreará em 2010, o Philadelphia Union.

Nesta semana, foi a vez de conhecermos o novo time da Filadélfia que estreará na WPS em 2010.

A nova equipe se chamará Philadelphia Independence e terá as cores cinza, azul e amarelo, baseada na história da Filadélfia.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo