Estados Unidos

Sinal de alerta

Os Estados Unidos nunca haviam perdido na fase de grupos da Copa Ouro. O uso do passado nesta frase é fundamental. No último sábado, o Panamá venceu a seleção norte-americana por 2 a 1 e acabou com a invencibilidade dos ianques na primeira fase da competição continental regida pela CONCACAF. Com isso, os Estados Unidos precisam de um resultado positivo no jogo contra Guadalupe nesta terça.

A seleção comandada por Bob Bradley teve um começo fraco nos aspectos defensivos e isso custou o jogo contra os panamenhos. Logo aos 19 minutos de jogo, Tim Howard se atrapalhou com bola cabeceada na direção do gol e na sobra, Clarence Goodson marcou contra. E aos 34, Blas Perez tomou a frente de Tim Ream em uma bola praticamente controlada pelo zagueiro e o americano cometeu pênalti. Na cobrança, Gabriel Gomez aumentou a vantagem dos panamenhos.

O lance de Ream comprovou o receio que parte da torcida tinha em ver o zagueiro de titular tão cedo, já que o jovem está apenas na sua segunda temporada como profissional e tem pouca experiência. É provável que ele não comece o jogo contra Guadalupe. Caso aconteça isso, Bocanegra ou Onyewu estarão na zaga junto com Goodson. E se Bocanegra começar na parte central da defesa, Eric Lichaj deve ocupar a lateral esquerda.

Outro que não deve estar na escalação inicial no jogo decisivo é Jermaine Jones, que teve um desempenho fraco no segundo tempo e quando foi substituído, por Bradley (seu companheiro de meio-campo) ter mais características ofensivas que ele, retirou sua camiseta e a atirou no chão. Uma atitude pouco louvável quando se tem um substituto tão pronto quanto Maurice Edu esperando apenas um erro para conquistar uma vaga no time titular.

No segundo tempo do jogo contra o Panamá, os Estados Unidos atacaram bastante e principalmente no final do jogo, quando o que se viu foi uma grande pressão. Alejandro Bedoya e Sacha Kljestan, que entraram no decorrer do jogo para tentar inspirar o ataque dos ianques, ajudaram bastante nessa tentativa. Dos jogadores que começaram o jogo, Michael Bradley, Clint Dempsey e Steve Cherundolo foram os mais atuantes nessa pressão.

O único gol americano saiu aos 68 minutos, quando Donovan cobrou falta, Bradley desviou no primeiro poste e Goodson apareceu sozinho para colocar para o gol. Boas chances para empatar não faltaram. Chris Wondolowski perdeu um gol inacreditável dentro da pequena área, Dempsey teve uma cabeçada que passou bem perto da trave e Bradley teve um chute que passou bastante perto do gol depois de ótima trama do ataque americano.

Os Estados Unidos devem levar esse jogo como uma lição para o próximo contra Guadalupe. Os erros defensivos no começo da partida atrapalharam bastante e o ataque teve boas chances, mas não conseguiu chegar ao empate. O jeito de se qualificar bem é ir ao ataque cedo contra Guadalupe e não repetir os erros que a defesa cometeu contra o Panamá.

Resultados da 13ª semana da MLS:

Columbus Crew 2×1 Real Salt Lake
CLB: Andres Mendoza (76’), Josh Gardner (82’) / RSL: Jamison Olave (7’)

Sporting Kansas City 0x0 Chicago Fire

New York Red Bulls 2×1 New England Revolution
NY: Ryan Cochrane (contra, 37’), Thierry Henry (50’) / NE: Zak Boggs (54’)

Philadelphia Union 1×1 Real Salt Lake
PHI: Keon Daniel (24’) / RSL: Fabian Espindola (53’)

DC United 2×4 San Jose Earthquakes
DC: Andy Najar (13’), Blake Brettschneider (34’) / SJ: Steven Lenhart (15’, 22’, 60’), Simon Dawkins (49’)

Houston Dynamo 2×1 Chivas USA
HOU: Geoff Cameron (29’), Heath Pearce (contra, 55’) / CHV: Marcos Mondaini (7’)

Seattle Sounders 2×2 Vancouver Whitecaps
SEA: Mauro Rosales (81’), Osvaldo Alonso (84’) / VAN: Eric Hassli (29’, 85’)

Portland Timbers 0x1 Colorado Rapids
COL: Drew Moor (90’)

Los Angeles Galaxy 2×2 Toronto FC
LA: Chris Birchall (2’), Juan Pablo Angel (90’) / TFC: Alan Gordon (68’, 90’)

Columbus Crew 0x1 Chicago Fire
CHI: Cristian Nazarit (90’)

FC Dallas 1×4 Sporting Kansas City
DAL: Brek Shea (32’) / SKC: Graham Zusi (28’, 55’), Aurelien Collin (49’), Luke Sassano (78’)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo