Estados Unidos

Primeiro agito no mercado

A taça de bicampeão da MLS Cup nem esquentou ainda na prateleira do Houston Dynamo, e o mercado já se agitou nessa primeira semana após o encerramento da temporada da MLS de 2007.

Como acontece com toda equipe estreante na MLS, foi realizado no último dia 21/11 o MLS Expansion Draft que, numa tradução livre, pode ser chamado de ‘Escolha de Jogadores para a Expansão da MLS’.

Este evento, que graças ao crescimento da MLS tem acontecido quase todos os anos, consiste na disponibilização de jogadores por parte das equipes existentes na MLS para a equipe estreante começar a montar o seu time. Assim, as 13 equipes que disputaram a MLS neste ano disponibilizaram uma lista com seus jogadores para que o novato San Jose Earthquakes pudesse escolher no máximo 10, sendo que apenas 1 por time.

Segundo as regras estabelecidas pela MLS, cada equipe pode proteger apenas 11 atletas de seu plantel, sendo que todos os demais ficam sujeitos a serem escolhidos pelo time estreante. Assim, alguns jogadores de renome como o brasileiro Denílson (ex São Paulo, Betis e vários outros times) do FC Dallas, o português Alberto Xavier do LA Galaxy e o goleiro bicampeão pelo Houston Pat Onstad, poderiam ter sido escolhidos pelo San Jose, que no entanto preferiu outros jogadores.

Confira os 10 jogadores escolhidos pelo San Jose Earthquakes no MLS Expansion Draft:

– Ryan Cochrane (Defensor – Houston Dynamo)
– Clarence Goodson (Defensor – FC Dallas)
– Ned Grabavoy (Meio-Campo – Columbus Crew)
– James Riley(Defensor/Meio-Campo – New England Revolution)
– Joseph Vide (Meio-Campo – New York Red Bulls)
– Ivan Guerrero (Defensor/Meio-Campo Chicago Fire)
– Brian Carroll (Meio-Campo – D.C. United)
– Jason Hernandez(Defensor – Chivas USA)
– Gavin Glinton (Atacante – LA Galaxy)
– Chris Pozniak (Meio-Campo – Toronto FC)

Portanto, os únicos times que não tiveram jogadores escolhidos foram Kansas City Wizards, Real Salt Lake e Colorado Rapids. O San Jose agora deverá buscar os demais jogadores para completar a sua equipe em negociações normais de mercado com outros times da MLS, no draft de 2008, em outras ligas ou nas peneiras que tem feito pela Califórnia.

Aliás, nesta segunda-feira (26/11), o San Jose anunciou suas primeiras aquisições para a equipe que estreará em 2008. Os Earthquakes trocaram o meio-campo Brian Carroll, vindo do D.C. United, pelo atacante Kei Kamara (veja foto) do Columbus Crew, e trouxeram o goleiro Preston Burpo, do Chivas USA, em troca de sua opção de escolha de jogador na quarta rodada do draft de 2008.

E Houston não pára de comemorar!

Milhares de torcedores compareceram à festa de comemoração do bicampeonato do Houston Dynamo no último dia 23/11, em frente ao prédio da prefeitura de Houston. Estavam presentes, além dos jogadores, técnicos e dirigentes, o prefeito de Houston, Bill White, diversos políticos locais e o astro do hip-hop Mike Jones, que ofereceu um show ao público.

O presidente do Dynamo, Oliver Luck, e o técnico da equipe, Dominic Kinnear, agradeceram a equipe e os torcedores pelo bicampeonato.

Porém, os mais de 2.500 torcedores presentes queriam saber quando um estádio próprio seria construído. E o vereador Adrian Garcia respondeu que a prefeitura e o Dynamo estão em negociação para construir um estádio próprio para futebol no valor de 70 a 80 milhões de dólares.

É esperar para ver, mas seria um belíssimo presente para os bicampeões!

Eliminatórias para a Copa de 2010

Neste último domingo (25/11), em evento realizado pela FIFA na cidade de Durban (África do Sul) – que será uma das sede dos jogos da próxima Copa do Mundo -, foram sorteadas as chaves para as eliminatórias da Europa, Ásia, África e CONCACAF (países das Américas do Norte, Central e Caribe).

Na parte que interessa para esta coluna, os Estados Unidos caíram no Grupo 1A, mas começam a jogar apenas na segunda fase. Os ianques aguardam o vencedor de República Dominicana e Barbados. O Canadá, por sua vez, caiu no Grupo 2D, e jogará contra São Vicente & Granadinas pela primeira fase.

O sistema de disputa das eliminatórias da CONCACAF não é muito simples. São 35 seleções que disputam 3 vagas diretas para a Copa do Mundo. A quarta equipe enfrentará o quinto colocado da América do Sul. Foram formados 3 grupos para as eliminatórias, subdivididos em 3 fases. As 12 seleções melhores ranqueadas já começam na segunda fase, onde enfrentam os vencedores da primeira. Os vencedores da segunda fase vão para uma terceira fase, onde serão formados subgrupos com 4 seleções, dos quais avançam 6, que jogam entre si na quarta fase para decidir os classificados.

Latinos em alta

O número 2 da MLS, Ivan Gazidis, disse em entrevista durante o sorteio dos grupos da CONCACAF na África do Sul que a maior atração da MLS este ano não foi David Beckham, mas sim os jogadores da América do Sul que foram muito mais significativos para a liga.

Segundo o número 2 da MLS, o brasileiro Luciano Emilio do D.C. United, que foi o artilheiro e melhor jogador de 2007, o colombiano Juan Pablo Angel do NY Red Bull e o mexicano Cuauhtemoc Blanco (sic) do Chicago Fire, foram muito mais importantes que Beckham.

Gazidis acredita que a América do Sul é o mercado onde a MLS deve buscar jogadores no curto prazo, principalmente no Brasil, Argentina e México (sic).

No final da entrevista, Ivan Gazidis lamentou que os Estados Unidos não formaram ainda um jogador de ponta em nível mundial, capaz de ser titular nos grandes times europeus, com exceção dos goleiros.

SHOOTOUTS

– Não houve erro de digitação ou informação na última notícia acima. Infelizmente existem ainda muitos americanos que não sabem a diferença entre América do Sul, Central e do Norte, e acham que o México, seu vizinho ao sul, faz parte da América do Sul…

– Por falar em Beckham, o inglês marcou um gol na derrota por 5×3 do LA Galaxy no amistoso contra o Sydney FC. A partida foi jogada no Telstra Stadium em Sydney (Austrália), para um público de 80.295 pessoas.

– Ainda nesse amistoso Beckham novamente sofreu uma entrada duríssima no mesmo tornozelo que machucou quando ainda jogava no Real Madrid, mas felizmente não foi nada grave.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo