Estados Unidos

Pré-temporada 2009

Apesar do rigoroso inverno nos Estados Unidos, as equipes da MLS já começaram a preparação para mais uma temporada, a 14ª da história da liga. E para fugir do frio, assim como fazem os times de outros esportes (como o baseball) que tem o início de sua temporada na primavera (no hemisfério norte), as equipes vão para os estados do sul dos Estados Unidos para encontrar temperaturas mais amenas e mais compatíveis com a prática do futebol.

Assim, os times que já não são de estados do sul, como Texas e Califórnia, por exemplo, vão para esses estados ou outros como Flórida e Arizona, e passam os meses de inverno fazendo os treinamentos da pré-temporada antes de voltar para casa e finalizar a preparação para o início do campeonato. Além disso, algumas equipes viajarão ao exterior, não só em busca de melhores temperaturas, mas também de adversários mais tradicionais para reforçarem os treinamentos.

Portanto, não são apenas treinamentos que fazem parte da rotina dos clubes na preparação para a temporada de 2009. Muitos jogos-treino serão realizados para testar as formações táticas pretendidas pelos treinadores e dar entrosamento às equipes.

Os meses de fevereiro e março estão com as datas repletas desses jogos. Além dos clubes da MLS se enfrentarem entre si, enfrentarão também equipes da USL, equipes universitárias e equipes estrangeiras.

O jogo que abriu a pré-temporada foi realizado na Flórida, no dia 30/01, entre KC Wizards e a seleção sub-17 dos EUA. Como não poderia deixar de ser, o Wizards venceu por 7×0, sem dificuldades. O Wizards também foi o protagonista do primeiro jogo-treino entre equipes da MLS de 2009. Jogando contra o Chicago Fire, o Kansas venceu de virada por 3×2 seu primeiro grande teste do ano. O Chicago também já havia jogado sua primeira partida contra a Universidade da Flórida Central, que venceu por 5×0.

O próximo jogo entre equipes da MLS será o clássico do Texas entre Houston Dynamo e FC Dallas, nesta sexta-feira (06/02). Essas equipes se enfrentarão novamente já na segunda-feira (09/02).

E como mencionamos acima, outras equipes passarão alguns dias no exterior treinando. O campeão Columbus Crew viajará à Inglaterra para enfrentar as equipes reservas do Liverpool e do Everton (as equipes principais estão disputando a Premier League). O KC Wizards viajará a Guadalajara, no México, onde enfrentará equipes locais no final de fevereiro.

A América do Sul também será o destino de alguns times. O NY Red Bull e o Seattle Sounders viajarão à Argentina no final de fevereiro e enfrentarão adversários locais ainda não definidos. O Chivas USA poderá viajar ao Brasil também para realizar alguns jogos treinos com equipes locais. A outra opção do Chivas é viajar ao México, caso não venha ao Brasil.

Finalmente, também como parte da pré-temporada, está o torneio Pan-Pacific, que será realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro próximos, em Los Angeles. Neste torneio, o LA Galaxy (ainda sem Beckham e Donovan…) enfrentará equipes do Japão, China e Coreia do Sul.

Calendário completo da WPS

Depois da divulgação do inovador formato dos playoffs, finalmente a WPS divulgou o calendário completo de sua primeira temporada. O jogo de “inauguração” será no dia 29/03, entre o Los Angeles Sol, da ‘superstar’ brasileira Marta, e o Washington Freedom.

Os demais jogos da temporada regular serão realizados entre abril e agosto, num total de 70 jogos, sem contar os playoffs e o jogo das estrelas. Cada uma das 7 equipes jogará 20 partidas, sendo 10 em seu estádio e 10 no estádio do adversário. E cada clube enfrentará os outros times da WPS 3 vezes, e os dois jogos restantes serão contra rivais regionais, assim como ocorre na MLS.

Os jogos serão em sua maioria nos finais de semana, sendo que apenas 14 estão marcados para dia de semana à noite, a princípio às quartas-feiras, e somente a partir de junho. E todo domingo à noite uma partida será transmitida pelo Fox Soccer Channel (canal a cabo especializado em futebol).

Big Brother

A febre dos reality shows atingiu também a MLS. O Seattle Sounders, equipe que estreará na liga este ano, resolveu fazer um reality show para escolher um jogador para atuar na equipe.

O programa, batizado de “Seattle Sounders FC’s Super Search” (algo como “A grande procura do Seattle Sounders”), recebeu mais de 600 inscrições de jogadores interessados em atuar pela equipe caçula da MLS. E o técnico Sigi Schmid e alguns dirigentes foram os jurados no programa.

Após várias provas e eliminações, a final contou com 9 escolhidos. E o grande vencedor foi o brasileiro Vini Oliveira, atacante de 20 anos, que desde 2003 vive em Seattle. Vini já foi incorporado à delegação do Sounders que realiza a pré-temporada na Califórnia. Será interessante acompanhar a evolução da carreira de Vini pois, se tiver sucesso, certamente essa ideia será copiada por outras equipes dos EUA e do mundo.

[embedcode get="script" playlist_id="match"]
Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo