Estados UnidosMLS

Parceria com Man City pode ser excelente para a MLS

A globalização do Manchester City dá mais um passo adiante no seu plano de globalização. Ao adquirir uma franquia na MLS, a 20º da liga norte-americana, o clube inglês também anuncia uma parceria técnica com o time de beisebol New York Yankees, da MLB.

A intenção dos dirigentes do City é que o New York City Football Club jogue pela MLS já em 2015 e crie uma rivalidade com o New York Red Bulls, outro representante da metrópole na liga. Como de praxe, o grande plano por trás disso é fidelizar a torcida da nova equipe e criar uma espécie de laço com o Manchester City.

[EXTRATIME] Yankees se aliam ao Manchester City para explorar um novo mercado: a Major League Soccer

Já a parceria comercial com os Yankees seria no ponto de marketing e terá efeito já a partir deste sábado, quando os Citizens enfrentam o Chelsea num amistoso no Yankee Stadium. Enquanto o NYCFC procura um lugar para a construção de seu estádio permanente, em Flushing Meadows Corona Park, no bairro do Queens, outras opções são discutidas pela diretoria. Por ter imensa tradição em esportes americanos e ser a franquia mais popular de Nova York, os Yankees são uma boa referência nesse processo.

Investidor majoritário nas ações do New York City Football Club, o Manchester City deve ser bem ativo nas decisões tomadas em prol da nova instituição. Se trata também uma grande ajuda para que a MLS se popularize ainda mais dentro dos Estados Unidos e no resto do planeta.

Os comissários da MLS devem enxergar nessa tentativa um projeto sólido o bastante para adicionar aos seus afiliados, já que a Premier League se trata de um grande exemplo de sucesso e renovação. Além disso, uma lição ao Cosmos, que pensou que poderia conseguir uma vaga na base da tradição e não querendo se adaptar à estrutura da liga.

Quem não deve estar contente com toda essa negociação é o empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva, um dos donos do projeto Orlando City SC, na Flórida, e que planejava ingressar na MLS como o NYCFC está perto de conseguir. Ao que tudo indica, a briga pela 20ª vaga no campeonato será boa.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo