Estados Unidos

O primeiro umlaut

Na última quarta-feira, a US Soccer surpreendeu a todos e rescindiu o contrato de Bob Bradley, que de acordo com seu contrato, dirigia a seleção até a próxima Copa do Mundo. Bradley não começou bem o seu segundo ciclo no comando da equipe e em um jogo que poderia ter sido sua redenção, a seleção começou vencendo o México por 2 a 0, mas os rivais fizeram quatro gols consecutivos e conquistaram a Copa Ouro.

Com a saída de Bradley, Sunil Gulati, presidente da US Soccer, pôde tentar novamente a contratação de Jürgen Klinsmann, que já havia sido convidado duas vezes para o cargo de treinador da seleção norte-americana. E desta vez, o alemão aceitou o convite e anúncio da contratação veio já na sexta-feira, apenas dois dias após a demissão de Bradley.

O ex-atacante Klinsmann teve apenas dois trabalhos em sua pequena carreira como técnico. No primeiro, ele e Joachim Löw iniciaram um processo de renovação na seleção alemã e conquistaram a medalha de bronze na Copa do Mundo de 2006. Depois disso, Klinsi assumiu o Bayern Munique, mas teve seu contrato rescindido durante a temporada devido a conflitos de opiniões com a diretoria do clube.

Apesar da pouca experiência, Klinsmann conseguiu, com a ajuda de seus auxiliares, fazer uma renovação na seleção alemã e conseguiu chegar longe em uma Copa do Mundo devido a esse trabalho. É exatamente por isso que a US Soccer confiou no alemão. A seleção norte-americana precisa de um fortalecimento das categorias de base e uma renovação em determinados setores do time para que o objetivo de chegar longe em um mundial seja alcançado.

Diferentemente de outros técnicos estrangeiros que poderiam surgir para o cargo, Klinsmann conhece o sistema diferente do futebol nos Estados Unidos, já que ele mora no país há treze anos, já trabalhou com dois clubes (Los Angeles Galaxy e Toronto FC) e mesmo quando ainda era jogador, ele valeu-se de um pseudônimo para jogar em um clube semi-profissional no ano de 2003.

Durante a sua coletiva de apresentação, Klinsmann comentou um fato extremamente importante. Enquanto varias seleções têm os seus próprios estilos de jogo, como o toque de bola da Espanha, os Estados Unidos ainda não tem o seu. Para isso, Klinsmann conversará com jogadores, técnicos e jornalistas para tentar achar o que seria um padrão de jogo do país.

O objetivo de Klinsmann no comando da seleção deve ser chegar à final da Copa Ouro de 2013 e até as quartas-de-final da Copa do Mundo de 2014, tarefas não muito difíceis, mas que farão o novo técnico trabalhar.

Apesar do momento estranho para a troca de técnico, quinze dias antes de um amistoso contra o México, a US Soccer parece acertar. Apesar de não contar com os recursos disponíveis na Alemanha, já que o futebol ainda vem crescendo nos Estados Unidos, Klinsmann tem um bom campo para trabalhar e ainda tem carta branca para fazer o que bem entender.

É a terceira vez que um técnico alemão assume o comando da seleção norte-americana. Os anteriores, Manfred Schellscheidt e Dettmar Cramer, não fizeram muito sucesso na década de 70, mas segundo muitos torcedores, Klinsmann tem uma coisa que os outros não tinham: o umlaut (a trema). Será que o poder do umlaut fará diferença? Os torcedores acreditam que sim. Só nos resta esperar para ver.

Confira os resutados da 30ª semana da MLS:

Philadelphia Union 1×2 Colorado Rapids
PHI: Roger Torres (90’) / COL: Pablo Mastroeni (35’), Sanna Nyassi (45’)

Vancouver Whitecaps 0x4 Los Angeles Galaxy
LA: Landon Donovan (61’, 75’), Sean Franklin (80’), Adam Cristman (90’)

Real Salt Lake 0x2 Columbus Crew
CLB: Eddie Gaven (5’), Andrew Heinemann (10’)

Houston Dynamo 3×1 Seattle Sounders
HOU: Colin Clark (7’), Brian Ching (23’, 70’) / SEA: Alvaro Fernandez (37’)

Sporting Kansas City 1×1 New England Revolution
KC: Teal Bunbury (89’) / NE: Rajko Lekic (38’)

San Jose Earthquakes 0x2 DC United
DC: Dwayne DeRosario (57’, 67’)

Portland Timbers 2×2 Toronto FC
POR: Eddie Johnson (23’), Jack Jewsbury (57’) / TFC: Peri Marosevic (71’), Danny Koevermans (81’)

FC Dallas 1×0 Chivas USA
DAL: Marvin Chavez (26’)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo