Estados UnidosMLS

O dilema usa apito: temporada da MLS começa com árbitros substitutos

Arbitragem de futebol é um assunto muito questionado no mundo inteiro. E o primeiro final de semana da Major League Soccer em 2014 teve um tempo especial para este assunto: as partidas foram conduzidas por árbitros substitutos.

Na sexta (7), a Professional Referee Organization (PRO), órgão que regulamenta os árbitros profissionais norte-americanos, soltou um comunicado afirmando que seus associados estavam em locaute e que não viajariam para apitar as partidas da MLS naquele final de semana.

Assim como aconteceu antes da temporada 2012 da NFL, a liga e a associação de árbitros não conseguiram renovar o acordo coletivo que rege a participação dos profissionais nas partidas da MLS, mesmo com a PRO sendo financiada pela própria liga e pela US Soccer, a Federação Americana de Futebol.

Segundo apurado por Steven Goff, repórter do Washington Post, o problema realmente foi a compensação financeira. Apesar da MLS garantir que havia oferecido um número que colocaria os recebimentos dos árbitros americanos acima da média mundial, o acordo não teria agradado a PRO. É estimado que haja uma diferença de mais de US$ 1 milhão entre a pedida da associação e a oferta da liga.

E qual a solução para o primeiro final de semana? Árbitros substitutos. Pode não parecer tão ruim, mas a primeira coisa que vem na cabeça de um americano quando se fala neste assunto são os inúmeros erros dos temporários que apitaram as partidas da NFL em 2012 enquanto a liga e os oficiais não chegavam a um acordo. Foram semanas horríveis, culminando no touchdown do Seattle Seahawks contra o Green Bay Packers, tido por alguns como o pior erro da história da liga de futebol americano.

Apesar destas lembranças, havia um bom sinal. O primeiro árbitro substituto era o irlandês Alan Kelly, que apitou uma partida de UEFA Champions League na atual temporada. Ele fez um bom trabalho em Seattle Sounders e Sporting Kansas City, a partida de abertura da liga, mesmo não expulsando Aurelien Collin e Osvaldo Alonso, que até mereceram o segundo amarelo.

O problema foi o que veio depois. Uma série de pênaltis mal marcados, como os que favoreceram Whitecaps e FC Dallas; gol anulado de forma incorreta, vide o de Luke Mulholland para o RSL contra o Galaxy; e muitas faltas anotadas sem critério ou com um totalmente errado.

Mesmo após o final de semana ruim, a PRO cancelou a reunião que teria com a liga nesta terça (11) para tentar resolver a questão. Então dá para esperar que os substitutos continuem atuando por mais algumas semanas, pelo menos.

Talvez a sorte da MLS e da PRO é que não tenha como acontecer um erro gigante como o do “touchception” para que imprensa e torcedores se revoltem e pressionem os dois lados, assim como foi quando a NFL viu que precisaria trazer seus árbitros de volta.

O que nos resta é esperar.

Foto de Anderson Santos

Anderson Santos

Membro do Na Bancada, professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol” (Appris, 2019).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo