MLS
Tendência

Não é exatamente um Lionel Messi, mas Teemu Pukki também vai para a MLS

O experiente atacante finlandês acertou com o Minnesota United após cinco anos defendendo o Norwich

Não apenas de Lionel Messi ou Sergio Busquets vive o mercado da Major League Soccer, mas o Minnesota United levou um centroavante até que competente, se ainda tiver fôlego para as próximas duas temporadas e meia. O finlandês Teemu Pukki, de 33 anos, deixou o Norwich ao fim do seu contrato e assinou como jogador designado do 12º colocado da Conferência Oeste até 2025.

Quem é Teemu Pukki?

Se não é craque, Pukki tem uma experiência enorme, desde que surgiu pelo KTP, da sua terra natal, ainda adolescente, em 2006. Demorou para se firmar em algum lugar, com passagens apagadas por Sevilla, Schalke 04 e Celtic, pelo qual conquistou uma edição do Campeonato Escocês, o maior título da sua carreira. Estabeleceu-se pelo Brondby, da Dinamarca, e teve uma temporada importante pelo Norwich na segunda divisão em 2018/19, quando marcou 29 gols em 43 rodadas.

A dúvida era se conseguiria manter o nível na mais difícil Premier League e, como esperado, não manteve. Ainda foi um centroavante produtivo para um time da parte de baixo da tabela, com 11 gols em 36 jogos na primeira divisão. Contribuiu, mas não evitou o rebaixamento. De volta à Championship, brilhou novamente, agora com 26 tentos. Os Canários retornaram à elite, e a produção de Pukki… foi a mesma: 11 gols, em 37 jogos, e mais uma queda.

Enquanto subia e descia com o Norwich, Pukki colocava bolas na rede pela seleção. O maior artilheiro da Finlândia, com 38 gols, foi muito importante para classificar o país à sua primeira grande competição. Marcou dez vezes em dez jogos e foi um dos cinco artilheiros das Eliminatórias da Euro 2020. Pukki foi titular na competição, realizada em 2021 por causa da pandemia, mas passou em branco nos três jogos da fase de grupos, contra Dinamarca, Rússia e Bélgica. A Finlândia não avançou, e ele não conseguiu repetir o feito no classificatório para a Copa do Mundo do Catar.

Pukki esteve novamente na segunda divisão na última temporada, mas marcou apenas 10 vezes e deu sete assistências. Campeão em suas duas participações anteriores, o Norwich ficou em 13º lugar e não chegou nem aos playoffs do acesso.

Franquia jovem

O Minnesota United é uma franquia relativamente recente da Major League Soccer. Fez sua primeira temporada em 2017 e precisou de dois anos para se classificar aos playoffs. Pelo tempo de existência, é até que bem eficiente: a partir da primeira, emendou quatro campanhas que chegaram à pós-temporada e foi semifinalista da MLS em 2020, um ano depois de ser vice-campeão da US Open Cup (tipo a Copa dos Estados Unidos).

A atual campanha do clube que tinha o brasileiro Ibson no elenco quando estreou na principal liga americana não é boa, porém, com apenas duas vitórias desde abril. Somente quatro equipes da MLS, duas em cada lado do país (incluindo o Inter Miami de Messi e Busquets), estão com menos pontos que o Minnesota United, com 21 e o terceiro pior ataque da sua conferência – 17 gols em 18 jogos.

“Ele é padrão ouro, um artilheiro comprovado. Se você olhar para o seu currículo, marcou em alto nível por todos os times em que jogou. Seu retrospecto na Premier League, na Championship e na seleção finlandesa fala por si. Ele é um grande profissional, sempre sorrindo, trabalha direito e é um ótimo companheiro de time. O fato é que ele faz gols e eu sei que, se continuarmos criando as oportunidades que estamos criando nesta temporada, ele sem dúvida terá sucesso nesta liga”, disse o técnico do Minnesota United, Adrian Heath, o único técnico que treinou o clube na Major League Soccer.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo