Fenômeno já vendido ao Manchester City estreia na MLS aos 14 anos e bate recorde
Meia do Philadelphia Union superou Freddy Adu como atleta mais jovem a disputar um jogo na liga americana

Estamos diante do mais novo fenômeno do futebol mundial? Cavan Sullivan entrou para história do futebol norte-americano na noite desta quarta-feira. O meia de apenas 14 anos se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida por uma equipe da MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos.
Contratado pelo Manchester City, Sullivan entrou aos 39 minutos do segundo tempo, e participou da goleada de sua equipe, o Philadephia Union sobre o New England Revolution por 5 a 1.
Por apenas 13 dias o jogador superou outro jogador que iniciou cedo sua carreira no futebol dos Estados Unidos. Freddy Adu tinha 14 anos, e 306 dias quando estreou pelo D.C. United contra o San Jose Earthquakes em 3 de abril de 2004.
Sullivan concedeu entrevista após a vitória do Philadelphia Union, comentando sobre o potencial de rejuvenescimento da MLS.
O jogador entende que em algum momento terá seu recorde ultrapassado, mas quer aproveitar o momento, e desfrutar da marca por algum tempo.
— É incrível. Não há sentimento igual a esse e ter o recorde agora é bem legal. Sei que a liga está ficando mais jovem, deterei (a marca) por um tempo, mas quero desfrutar com certeza — afirmou o jovem jogador.
Welcome to the show, Cavan Sullivan. ✨
The 14-year-old becomes the youngest player to debut in MLS history. pic.twitter.com/qbgjh4QRns
— Major League Soccer (@MLS) July 18, 2024
Conheça Cavan Sullivan, já vendido ao Manchester City
Segundo apurado pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, o Manchester City acertou a compra de Cavan Sullivan em março deste ano.
No entanto, os Citizens só poderão contar com o jogador daqui a quatro temporadas, quando o atleta completará 18 anos.
Até lá, a ideia do clube inglês é manter o jovem atleta nos Estados Unidos até os 16 anos, e emprestá-lo ao Lommel, da Bélgica, outro clube ligado ao Grupo City.
Sullivan estreou profissionalmente na MLS Next Pro, divisão equivalente à terceira divisão do futebol dos Estados Unidos. Tamanho talento o fez ser convocado para a seleção sub-15 norte-americana.
No último torneio da Concacaf da categoria, o jovem acabou eleito o melhor jogador da competição, levando a bola de ouro para casa.

Referência familiar e recorde nos esportes americanos
Cavan Sullivan é irmão de Quinn Sullivan, de 20 anos, que também joga no Philadelphia Union, e deixou sua marca na goleada desta quarta-feira.
O irmão mais velho da família, Sullivan tem 20 jogos nesta temporada, três gols marcados, cinco assistências e 19 jogos disputados pelas seleções de base dos Estados Unidos.
No jogo desta quarta-feira, Cavan não teve a mesma sorte de seu irmão mais velho, pouco tocou na bola, mas acabou tendo uma ótima chance de marcar nos acréscimos.
O jovem de 14 anos aproveitou o cansaço adversária, venceu seu marcador na corrida, e chutou forte por cima do gol.
Apesar de não ter marcado, Cavan Sullivan ganhou o apoio de personalidades importantes do futebol local, como Freddy Adu, que mandou uma mensagem parabenizando o jovem pelo recorde quebrado.
— Parabéns a Cavan Sullivan por sua estreia recorde hoje. Esse é um recorde difícil de quebrar e o garoto conseguiu. Parabéns e boa sorte meu homem — postou Adu em suas redes sociais.
Big congrats to Cavan Sullivan for his record breaking debut today. That’s a hard record to break and the kid did it. Well done and good luck my man. ??????
— FREDDY ADU (@FreddyAdu) July 18, 2024
Outro marco importante quebrado pela futura joia do Manchester City, é que Sullivan é o mais jovem atleta a disputar um jogo profissional em relação a outros esportes americanos desde os anos 70.
Ninguém na NBA, NHL, NFL, WNBA, ou na Major League Baseball iniciou sua trajetória tão cedo. O recorde era de Andrew Bynum, que estreou pelo Lakers em 2005 com 18 anos e seis dias.
Se fizermos um recorte apenas das cinco principais ligas do mundo, a estreia de Cavan Sullivan foi a mais precoce desde 1988, quando Ethan Nwaneri jogou pelo Arsenal com 15 anos e 181 dias em 2022.