Estados Unidos

MLS: Estrelas que brilham

Foi uma rodada de brilho para algumas estrelas, conhecidas ou não, da MLS. Com atuações dignas de grandes nomes da história do futebol mundial, três jogadores escreveram linhas importantes na história de seus times.

Começando pelo mais conhecido de todos, Landon Donovan brilhou novamente e fez 3 gols na goleada do LA Galaxy sobre o Chivas USA, por 5×2. Foi o primeiro SuperClasico (derby entre as equipes de Los Angeles) do ano, e o resultado foi uma demonstração de força do badalado time do LA, que não deu chances ao seu arqui-rival.

Com os 3 gols marcados, Donovan disparou na artilharia da competição com 8 gols em 5 jogos, o dobro de seus concorrentes mais diretos. Os outros 2 gols do Galaxy foram marcados por Alan Gordon, atacante que vem subindo de produção a cada rodada. Além disso, a parceria de Donovan com David Beckham continua funcionando bem, e o inglês é outro que vem jogando cada vez melhor.

Outro atacante de destaque é o veterano hondurenho Amado Guevara. Contratado pelo Toronto FC com a temporada já em andamento, Guevara retribuiu a confiança da equipe canadense em ainda acreditar em seu futebol e marcou os 2 gols da vitória do Toronto sobre o KC Wizards.

Esta partida, no entanto, entrou na história porque, com os 2 gols marcados por Guevara que garantiram a vitória sobre a forte equipe do Wizards, o Toronto pela primeira vez em sua história conseguiu 3 vitórias consecutivas. Com certeza esse feito inédito foi muito comemorado pela fanática torcida do Toronto, que lota o BMO Field todos os jogos.

Por fim, o outro herói da semana é o goleiro Will Hesmer, do Columbus Crew. Hesmer fechou novamente o gol do Crew – pela segunda semana seguida ficou sem levar gols -, e com isso ajudou sua equipe a chegar à liderança da Conferência Leste. Nessa rodada, a vitória foi por 1×0 contra o atual bi-campeão Houston Dynamo. O gol do Crew foi marcado pelo venezuelano Alejandro Moreno, que chegou à vice-liderança na artilharia, empatado com Kenny Cooper (FC Dallas), com 4 gols.

Depois de uma temporada 2007 abaixo da média, o Columbus começou 2008 com outra postura e já tem a melhor campanha do Leste, com 4 vitórias e apenas 1 derrota. E, junto com o veterano argentino Guillermo Barros Schelotto e com o atacante venezuelano Alejandro Moreno, o goleiro Will Hesmer tem se tornado um dos destaques da equipe.

Outros destaques

A quinta semana da temporada 2008 da MLS não se resumiu apenas aos 3 destaques acima. Outros grandes jogos foram destaques na liga, que esta semana demonstrou a superioridade das equipes do Leste sobre o Oeste. Em 4 confrontos entre equipes de conferências distintas, foram 4 vitórias do Leste sobre o Oeste.

A começar pela primeira derrota do FC Dallas no ano. O último invicto de 2008 (acho que secamos o Dallas semana passada…) perdeu para o inconstante NE Revolution por 1×0, e agora não há mais time que não tenha perdido nesta temporada. Mesmo assim, o Dallas se manteve na liderança da Conferência Oeste com 8 pontos, agora seguido de perto pelo LA Galaxy que tem 7.

O D.C. United, que continua na lanterna do Leste, conseguiu vingar-se do Real Salt Lake pela goleada sofrida na terceira rodada por 4×0, e dessa vez goleou por 4×1, com direito a um golaço do argentino Marcelo Gallardo. A goleada ajudou o United a voltar a se aproximar de seus rivais de conferência e não ficar tão distante na lanterna.

Aliás, outra vitória providencial foi a do NY Red Bull sobre o estreante San Jose Earthquakes. A vitória por 2×0 não deixou que o United passasse o Red Bull, que assim se manteve na penúltima colocação do Leste, mas ainda próximo de seus rivais.

Por fim, ainda nos confrontos entre conferências, o Chicago Fire derrotou por 2×1 o Colorado Rapids e segue sua boa campanha em 2008. A equipe do Fire chegou aos 10 pontos e divide a segunda colocação com Revolution e Wizards.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo