Estados UnidosMLS

MLS anuncia mudanças para 2012 e privilegia jogos locais

A Major League Soccer anunciou neste domingo – dia da final da edição 2011 – mudanças no sistema de disputa para a temporada de 2012. A disputa terá mais jogos regionais dentro das conferências e não haverá mais classificação via wild card, que levava times de melhor campanha, independente da conferência.

Com mais um time adicionado à competição, o Montreal Impact, que entra na Conferência Leste, e deixa esta com dez times, enquanto a Oeste se mantém com nove. O novo formato aprovado pela diretoria da MLS coloca mais jogos dentro da própria conferência, com 24 jogos para os times da Conferência Oeste e 25 para os da Leste, devido ao número diferente de times.

No Oeste, os times jogarão entre si três vezes, totalizando 24 partidas. Cada time irá enfrentar quatro times duas vezes em casa e uma fora e outros quatro adversários duas vezes fora e uma em casa. Em 2013, os mandos se invertem.

O calendário dos times do Oeste será completado enfrentando os times da Conferência Leste uma vez, com cinco jogadores em casa e cinco fora. Em 2013 os mandos também serão invertidos.

Na Conferência Leste, serão 25 jogos para cada equipe. Cada clube jogará três vezes contra sete dos times da conferência e duas vezes enfrentará os outros dois times. Para completar a tabela, farão um jogo contra cada um dos nove times da Conferência Oeste.

Play-offs também terão mudanças

Se nesta temporada  três times por conferência garantiam vaga nos play-offs e as demais quatro vagas era definidas via Wild Card – que levava os melhores times não classificados, sem fazer distinção de conferência –, em 2012 a classificação será mais simples. Os cinco melhores times de cada conferência se classificam para os play-offs.

Desta forma, a liga evita que os times de conferências diferentes façam a final regional, como foi o caso desta temporada, com Los Angeles Galaxy e New York Red Bulls fazendo a semifinal da Conferência Oeste.

O quarto colocado de cada conferência enfrentará o quinto em jogo único, na casa do quarto colocado. O vencedor vai para a fase semifinal de conferência. Esse sistema é usado desde 2003, com dois jogos, ida e volta, na semifinal e final de conferência – em 2011, a final de conferência foi em jogo único.

Outra mudança significativa é no local da final da MLS Cup. Continua sendo jogo único, mas o time de melhor campanha que alcançar a decisão terá a vantagem da decisão em casa.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo