Estados Unidos

Mercado aquecido

Apesar da temporada regular da MLS começar apenas em abril, o mercado de negociações de jogadores já está bastante agitado. Em parte porque os primeiros jogos para muitos dos times da MLS começam, na verdade, agora em fevereiro, com os torneios da pré-temporada, e continuam em março com a Copa dos Campeões da CONCACAF. E em parte também porque a visibilidade da liga aumentou, o número de equipes aumentou e as opções tanto de um lado (clubes) como de outro (jogadores) são maiores.

O primeiro grande anúncio do ano foi a contratação do meia argentino Marcelo “Muñeco” Gallardo, de 32 anos. Conforme havíamos antecipado na semana passada, o ex-jogador da seleção argentina (participou das Copas do Mundo de 1998 e 2002), Paris Saint German, Monaco e River Plate (onde começou a carreira e foi campeão da Libertadores da América em 1996) recusou uma oferta do San Lorenzo para voltar à sua terra natal e assinou com o D.C. United como ‘jogador designado’.

Gallardo, que já se juntou ao novo time nos treinamentos da pré-temporada na Flórida, será o companheiro de equipe dos brasileiros Luciano Emílio e Fred, e dividirá a responsabilidade de armação das jogadas no meio-campo com Jaime Moreno. Sem dúvida é um grande reforço para o D.C. United, bi-campeão do ‘Supporters’ Shield’ que não conseguiu manter o sucesso que teve na temporada regular durante os playoffs.

Outro reforço internacional aportou no lado oposto dos Estados Unidos. O lateral esquerdo nigeriano Celestine Babayaro deixou o Newcastle da Inglaterra e transferiu-se para o LA Galaxy. Babayaro, que tem 29 anos e jogou pela seleção da Nigéria, assinou com o clube californiano até 2010, e junta-se à equipe de galáticos de LA. Outro bom reforço que deixa oLA mais forte para a disputa da temporada.

E os reforços não foram apenas para dentro das quatro linhas. O futuro caçula da MLS, o Seattle (ainda sem ‘sobrenome’ definido), que estreará na liga apenas em 2009, já definiu seu técnico. A missão de ser o primeiro comandante da equipe do Noroeste dos Estados Unidos caberá a Chris Henderson, que até o ano passado fazia parte da comissão técnica do KC Wizards. Henderson tem história na MLS, onde jogou por 11 temporadas e se aposentou em 2006. Foi jogador de 5 equipes diferentes, jogou 317 partidas e marcou 51 gols. Se ainda não tem tanta experiência no comando, com certeza toda essa vivência de Henderson dentro de campo contribuirá na primeira temporada do Seattle.

Se reforços internacionais chegaram, também houve gente que saiu. Eddie Johnson, um dos principais nomes da bela campanha do KC Wizards do ano passado (marcou 15 gols e deu 6 assistências em 24 partidas em 2007) e presente nas últimas convocações da seleção ianque (já foram 31 convocações no total), transferiu-se para o Fulham da Inglaterra e fará companhia a seu compatriota e companheiro de seleção Brian McBride.

O atacante de 23 anos assinou por 3 temporadas e meia com os Cottagers e os valores da negociação não foram divulgados, mas estima-se que teria sido por volta de US$ 6 milhões, o que seria o recorde para a negociação de um jogador da MLS.

Só que não somente de transferências concretas viveu a MLS esta semana. Um novo boato que agitou o mercado foi a possível transferência do atacante francês Fabrice Pancrate do Sochaux da França para o Chicago Fire. Pancrate, um versátil atacante que também pode jogar no meio-campo ou na ala direita, tem 27 anos, já passou por Guingamp, Paris Saint German, Le Mans e Betis, e faria uma boa combinação com a estrela mexicana Cuauhtémoc Blanco. Vamos esperar para ver se este boato se transforma em realidade.

The Champions League

A CONCACAF anunciou na última segunda-feira (28/01) a criação do novo torneio continental de clubes para a América do Norte, Central e o Caribe: a CONCACAF Champions League. O torneio será disputado pela primeira vez em agosto de 2008 e substituirá a Copa dos Campeões da CONCACAF, que terá sua última edição no primeiro semestre deste ano.

A Champions League da CONCACAF terá a participação de 24 equipes de todas as regiões administradas pela confederação e seguirá os moldes europeus, sendo que a primeira fase será jogada em agosto e a final será no final de abril de 2009. O seu campeão jogará o mundial de clubes da FIFA no Japão.

Serão 4 equipes do México e EUA, 3 do Caribe, 2 de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Panamá e 1 representante de Canadá, Belize e Nicarágua. Dos classificados, 8 (2 mexicanos, 2 estadunidenses, 1 de Costa Rica, Honduras, Guatemala e El Salvador) começarão diretamente na segunda fase. As demais 16 equipes serão divididas em pares e farão um mata-mata com jogos de ida e volta na última semana de agosto e na primeira semana de setembro.

Deste primeiro mata-mata, sairão 8 times que se juntarão aos 8 pré-classificados na fase de grupos, onde serão divididos em 4 grupos de 4 times cada. Todas as equipes do grupo jogam entre si (6 jogos, sendo 3 em casa e 3 fora) entre o meio de setembro e o final de outubro.

Os 2 melhores de cada grupo se classificam para as quartas-de-final, que será jogada em fevereiro de 2009. Daí teremos as semifinais em março e a final será no final de abril de 2009 (ao contrário da Champions League da UEFA, a final aqui será disputada em duas partidas).

Veja abaixo o calendário completo da Champions League da CONCACAF:

2008-09 CONCACAF CHAMPIONS LEAGUE

2008

Final de Julho: Todos os times qualificados devem estar definidos
26-28 agosto: Jogos de ida da primeira fase
2-4 setembro: Jogos de volta da primeira fase
Começo de setembro: Sorteio dos grupos para fase seguinte
16-18 setembro: Fase de grupos – Jogo 1
23-25 setembro: Fase de grupos – Jogo 2
30 setembro – 2 outubro: Fase de grupos – Jogo 3
7-9 outubro: Fase de grupos – Jogo 4
21-23 outubro: Fase de grupos – Jogo 5
28-30 outubro: Fase de grupos – Jogo 6

2009

24-26 fevereiro: Jogos de ida das quartas-de-final
3-5 março: Jogos de volta das quartas-de-final
17-19 março: Jogos de ida das semifinais
7-9 abril: Jogos de volta das semifinais
21-23 abril: Jogo de ida da final
28-30 abril: Jogo de volta da final
Dezembro: Mundial de Clubes da FIFA

Sueño MLS 2008

Repetindo o sucesso de 2008, a MLS lançou novamente seu programa de descoberta de talentos que este ano se chamará ‘Sueño MLS 2008: o Sonho Continua’ (sempre em espanhol, definindo bem o público alvo). As inscrições estão abertas desde o último domingo (27/01) no site www.suenomls.com e os candidatos serão acompanhados semanalmente pelo programa ‘República Deportiva’ do canal mexicano Univision.

Em 2007, ano de inauguração deste programa, mais de 2.000 candidatos de todas as partes dos Estados Unidos e de outros países participaram das peneiras do Chivas USA por esse mesmo programa ‘Sueño MLS’, preenchendo todas as vagas disponíveis em apenas 3 horas. Outros 4.000 candidatos ficaram na lista de espera. E, depois de uma intensa competição que durou 6 semanas, Jorge Flores, estudante de 17 anos, foi escolhido como o vencedor. Flores não somente foi contratado pelo Chivas USA, como também foi convocado pela seleção sub-20 dos Estados Unidos. Outros dois participantes do programa também foram contratados pelo Chivas USA para suas categorias de base.

Neste ano, o programa retorna a Los Angeles para que outro talento seja escolhido pelo Chivas USA. Ao mesmo tempo, milhares de outros garotos disputarão um lugar ao sol em Dallas, com o objetivo de fazer parte do FC Dallas. Assim como no ano passado, serão apenas 2.000 lugares para cada cidade, e os demais ficarão na lista de espera.

SHOOTOUTS

– A contratação de Marcelo Gallardo pelo D.C. United frustrou os planos do Atlético-MG, que pretendia contar com o meia argentino como uma das grandes contratações para o ano de seu centenário.

– David Beckham está no Brasil. O craque inglês do LA Galaxy está de passagem por Natal (RN) para lançar um projeto esportivo. Beckham, porém, fez diversas exigências na hora de sua coletiva: que não fosse fotografado fora da coletiva, que suas fãs não pedissem para tirar foto com ele, que a imprensa esportiva participasse também da coletiva e, por fim, que seu tradutor fosse homem.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo