Estados Unidos

Embalos da pré-temporada

Pré-temporada nem sempre passa uma posição correta sobre a real situação das equipes. Quantas vezes já ouvimos dizer de uma equipe que vence todas na pré-temporada e depois no campeonato tem uma atuação modesta, ou daquelas que “escondem o jogo” durante os amistosos e quando a temporada começa ganham de todo mundo? Isso sem contar fatores como equipes em formação com novos jogadores ou técnicos, força dos adversários, etc.

Por isso, difícil dizer se os resultados desta pré-temporada da MLS podem servir para alguma coisa. Claro que os resultados podem indicar uma tendência de melhora ou piora de alguma equipe, mas ainda é cedo para conclusões definitivas.

Tome-se como exemplo o Real Salt Lake. A equipe, uma das piores do ano passado, ainda perdeu uma de suas maiores estrelas, Freddy Adu, para o Benfica (Portugal). No entanto, com novos e jovens jogadores em seu elenco, tem feito uma boa pré-temporada até aqui. Treinando na Flórida, a equipe de Utah venceu seus três jogos até agora, o que no mínimo dá um ânimo renovado a este clube que existe desde 2005 e nunca chegou aos playoffs. Neste último fim-de-semana a vítima foi a Florida International University, que levou 3×1 do Real, com gols dos estreantes Tino Nunez e Indra Sahdan Daud (com 2 gols).

Já o Toronto FC, pior equipe do ano passado, venceu seu jogo contra o KC Wizards, que chegou às finais de conferência, por 2×0. Tudo bem que o Wizards jogou com “meio time”, uma vez que metade do elenco estava em outro estádio jogando contra o Chicago Fire (empate em 1×1), mas os dois gols de Maurice Edu com certeza ajudam a levantar o moral para a nova temporada que se inicia. Vamos ver como a equipe se comporta no próximo amistoso, neste domingo (24/02), contra a seleção sub-17 dos EUA.

Sobre o jogo entre Wizards e Fire mencionado acima, nem há muito o que se falar, já que o Wizards tinha apenas metade do elenco e o Fire efetuou 15 substituições durante a partida.

Outro empate em 1×1 aconteceu no jogo entre o novato San Jose Earthquakes e o bicampeão Houston Dynamo. Os novatos de 2008 conseguiram jogar bem e seguraram os atuais bicampeões da MLS.

As demais equipes que não foram tão bem na temporada do ano passado e não chegaram aos playoffs também conseguiram boas vitórias em seus primeiros jogos na pré-temporada nesse último fim-de-semana. O Columbus Crew bateu por 2×0 a Universidade South Florida, mesmo tendo trocado o time inteiro no intervalo. O Colorado Rapids jogou contra o Marathon, de Honduras, e venceu por 3×0. Tanto o Crew, como o Rapids, realizam sua pré-temporada na Flórida.

Por outro lado, uma equipe que foi muito bem na temporada passada perdeu jogando em seu estádio. O Chivas USA, melhor equipe do Oeste na temporada regular de 2007, foi goleado pela seleção sub-23 do Japão, jogando no Home Depot Center, por 4×0. O time esqueceu como se joga? A seleção sub-23 do Japão é um fenômeno? Não podemos afirmar nada disso, mas sabemos que o Chivas estava sem 13 jogadores devido a contusões. E essa foi a primeira derrota do Chivas na pré-temporada em 3 jogos. Por isso, pouco podemos concluir olhando apenas este jogo.

Finalmente, o vice-campeão do ano passado (e dos outros 2 também), NE Revolution, que faz a pré-temporada na paradisíaca ilha de Bermudas no Caribe, jogou contra a seleção de Bermudas (sem trocadilhos…) e goleou por 6×1. A seleção de Bermudas estava desfalcada de seu ala Khano Smith, que jogou pelos Revs e deu duas assistências na partida. Foi o primeiro jogo do Revolution na pré-temporada e, mais uma vez, pouco podemos concluir sobre a equipe para este ano.

Pan-Pacífico

Por falar em pré-temporada, talvez o torneio mais interessante desse período seja o Pan-Pacífico, que reunirá LA Galaxy, Houston Dynamo, Gamba Osaka (Japão) e Sydney FC (Austrália) e do qual já falamos por aqui, na época de seu lançamento.

As equipes já estão reunidas no Havaí (onde serão dos os jogos) e hoje foi feita a apresentação oficial onde, obviamente, Beckham estava presente. Beckham, aliás, deve estar ansioso para jogar uma partida novamente pelo LA Galaxy, já que ficou fora de boa parte da temporada no ano passado devido a lesões no joelho e tornozelo. O Galaxy ainda promoverá a estréia de seu novo treinador, o holandês Ruud Gullit.

As partidas começam nesta quarta-feira (20/02). Às 18:00 (horário local), jogam Gamba Osaka x LA Galaxy, e às 20:30 Houston Dynamo x Sydney FC. No sábado (23/02), se enfrentam primeiro os perdedores desses jogos, na disputa pelo terceiro lugar, e logo em seguida os vencedores fazem a final.

SHOOTOUTS

– Na esteira das contratações de jogadores estrangeiros, esta semana foi a vez do D.C. United anunciar a chegada do jogador inglês Dan Stratford. O meio campista começou a carreira nas categorias de base do Fulham FC, da Premier Legue, mas em 2004 decidiu fazer universidade nos Estados Unidos. Recebeu bolsa para jogar futebol pela Universidade de West Virginia e, após terminar o curso, foi escolhido em 24º lugar pelo D.C. United no draft suplementar no começo jogaria em equipes secundárias. Porém, o inglês impressionou nos treinamentos da pré-temporada e recebeu o convite para integrar o elenco da equipe principal.

– Como não poderia deixar de ser, Beckham foi a grande atração da apresentação do torneio Pan-Pacífico nesta terça-feira (19/02). O jogador-galã foi recebido pela Miss Honolulu, Raecee Wollford, que lhe deu um colar havaiano.

– Outra “atração” do torneio Pan-Pacífico é o brasileiro Juninho Paulista, que joga pelo Sydney FC da Austrália.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo