Estados Unidos

Eliminatórias da Concacaf e craques

Começou neste último fim-de-semana a segunda fase das eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo de 2010. A segunda fase é quando entram as equipes mais fortes, como Estados Unidos e México.

E neste ano diversas estrelas da MLS defenderão suas seleções na luta pelas vagas da região à Copa do Mundo de 2010 na África do Sul (que é logo ali!). Esse crescente número de jogadores da MLS em suas respectivas seleções nacionais é outro indício do crescimento da liga, não só sua importância, mas também o aumento de seu nível técnico.

Depois, é claro, dos EUA, que mescla suas estrelas da MLS com jogadores que atuam na Europa, o Canadá é o país que mais tem jogadores da MLS na sua seleção. Os goleiros Pat Onstad (Houston Dynamo) e Greg Sutton (Toronto FC); os defensores Ugo Ihemelu (Colorado Rapids), Adrian Serioux (FC Dallas) e Jim Brennan (Toronto FC); e o meio-campo Dwayne De Rosario (Houston Dynamo) fazem parte do grupo que busca voltar a uma Copa do Mundo (o que não acontece desde 1986).

E a lista continua. Honduras, liderada pelo seu capitão Amado Guevara (Toronto FC) e pelo defensor Ivan Guerrero (San Jose Earthquakes), goleou por 4×0 Porto Rico, de Mario Velez (Toronto FC) – que não atuou nesta partida porque estava suspenso – e de Chris Megaloudis (NY Red Bull).

Outro confronto entre jogadores da MLS se dará no jogo entre Granada e Costa Rica. Shalrie Joseph (NE Revolution) defenderá Granada (que na primeira fase ganhou de 10×0 das Ilhas Virgens Americanas) e Gonzalo Segares (Chicago Fire) jogará pela Costa Rica, que esteve presente nas últimas duas Copas do Mundo.

Continuando a lista, Carlos Ruiz (LA Galaxy), também conhecido como ‘El Pescadito’, e Khano Smith (NE Revolution), têm a esperança de levar Guatemala e Bermuda, respectivamente, à Copa.

Completando a lista das seleções da CONCACAF que contam com jogadores da MLS, outra seleção tradicional também tem suas estrelas: a Jamaica, do técnico brasileiro Renê Simões, que participou da Copa de 1998 na França, contará com Andy Williams (Real Salt Lake) e Tyrone Marchall (Toronto FC).

Importante lembrar que não é apenas nas eliminatórias da CONCACAF que os jogadores da MLS participam. Nas eliminatórias da África também encontramos estrelas da MLS defendendo suas seleções. Por Senegal, o goleiro Bouna Coundoul (Colorado Rapids), pela Libéria, Francis Doe (D.C. United), por Gâmbia, Kenny Mansaly (NE Revolution) e por Serra Leoa Kei Kamara (San Jose Earthquakes).

Finalmente, até nas eliminatórias da Europa poderemos ter um representante da MLS. Tudo dependerá se Fabio Capello convocará David Beckham para defender a seleção inglesa.

Goleada histórica

E por falar em eliminatórias para a Copa de 2010, a estréia não poderia ter sido melhor para a seleção dos Estados Unidos. Os ianques não tomaram conhecimento da humilde seleção de Barbados e aplicaram a maior goleada da história da seleção dos EUA: 8×0.

A partida foi realizada no último domingo (15/06) no Home Depot Center, em Los Angeles. Além de ser a vitória com a maior diferença de gols na história da seleção, o primeiro gol de Clint Dempsey aos 53 segundos de jogo foi ainda o gol mais rápido marcado pelos Estados Unidos em um jogo de eliminatórias. Os outros gols foram marcados, na ordem, por Michael Bradley, Brian Ching, Landon Donovan, Clint Dempsey, Eddie Johnson, Daryl Ferguson (contra) e Brian Ching.

As duas seleções se enfrentam novamente no próximo domingo (22/06) para o jogo de volta em Barbados. Mas parece que os EUA não devem ter problema para passar à próxima fase…

Ainda em relação às eliminatórias, o Canadá também estreou com uma boa vitória ao bater St. Vincent & The Grenadines por 3×0 fora de casa. O jogo de volta será nesta sexta-feira (20/06) em Montreal.

Rodada!

Não podemos deixar passar, é claro, os principais fatos da última rodada da MLS. A 12ª semana da temporada 2008 da MLS foi marcada por alguns clássicos e muitos gols de atacantes, que cumpriram bem sua função de balançar as redes adversárias.

Começamos pelo jogo que já está se tornando tradicional, entre NE Revolution e Houston Dynamo. Este já pode ser chamado de clássico, pois são entre os clubes que disputaram as últimas duas MLS Cups, ambas vencidas pelo Houston. Neste ano, no entanto, os Revs continuam levando a melhor e ganharam novamente, dessa vez por 2×0, aumentando sua vantagem na liderança do Leste.

Outro clássico, este sim mais tradicional, foi entre FC Dallas e Chicago Fire, também conhecido como Brimstone Cup. E quem se deu bem, mais uma vez, foi o Dallas, com uma vitória por 1×0, e gol do artilheiro Kenny Cooper. Foi o 11º jogo consecutivo do Chicago sem conseguir vencer na casa do Dallas (desde 1999), sendo que o Dallas está invicto a 5 jogos contra o Fire. Com o resultado, o Chicago caiu para a quarta posição no Leste (atrás de Revs, Crew e Toronto), enquanto o Dallas subiu para a terceira colocação no Oeste (atrás de Galaxy e Dynamo).

Além desses clássicos, jogados por equipes de conferências distintas, cada conferência ainda teve seu próprio clássico interno, ambos com vitórias convincentes por uma das equipes e show de seus respectivos artilheiros.

No Leste, o clássico entre NY Red Bull e D.C. United terminou com goleada de 4×1 para a equipe de preto, além de show do brasileiro Luciano Emilio, que marcou 3 gols (hat trick). Emilio aos poucos volta a mostrar que está voltando à forma MVP do ano passado e o United finalmente consegue subir na tabela e deixar de ficar ameaçado pela lanterna.

No Oeste, o clássico californiano entre LA Galaxy e San Jose Earthquakes foi 3×0 para a equipe de LA, com 3 gols (outro hat trick) do atacante Edson Buddle. Com seu hat trick, Buddle soma 8 gols e encostou no seu companheiro Landon Donovan, que tem 9, mas está servindo sua seleção, na tabela de artilharia. Logo em seguida vêm Kenny Cooper e Luciano Emilio com 7 gols cada um. O LA, com esta vitória e a derrota do Houston, conseguiu uma folga maior na liderança do Oeste e agora está 3 pontos à frente da equipe laranja.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo