Estados Unidos

É Real!

Subestimado por quase todos, o Real Salt Lake não deu bola para o favoritismo do LA Galaxy e conquistou seu primeiro título da MLS. Uma das equipes mais jovens da MLS, e que apenas no ano passado disputou pela primeira vez os playoffs, o Real era zebra na decisão contra a forte equipe do Galaxy, que foi a que mais investiu na MLS e tem estrelas do quilate de Beckham e Donovan.

Além disso, o Galaxy ganhou vários prêmios da MLS (veja abaixo) e vinha de ótima campanha nos playoffs, enquanto o Real, que obteve a última vaga para os playoffs apenas na última rodada da temporada regular e por isso jogou na chave do Leste, classificou-se com uma vitória nos pênaltis contra o Chicago Fire.

Mesmo assim, jogadores desconhecidos no mundo (mas agora muito famosos em Utah) como os argentinos Javier Morales e Fabian Espindola, o russo Yura Movsisyan, o colombiano Jamison Olave, o ganês Robbie Russell, o brasileiro Pablo Campos e os americanos Nick Rimando, Kyle Beckerman e Robbie Findley conseguiram o que Beckham não conseguiu: levantar a MLS Cup.

O jogo foi tenso, como toda final importante. Os dois times atuaram de forma conservadora, estudando o adversário e sem se arriscar muito no ataque. Mesmo assim, ainda no primeiro tempo saiu o primeiro gol da partida. Mike Magee, aos 41, concluiu após jogada de Beckham e Donovan. Parecia que finalmente os galáticos confirmariam sua superioridade.

Mas a história do segundo tempo foi diferente. Logo aos 19 minutos o artilheiro Robbie Findley empatou o jogo para o Real em jogada individual. Aliás, na jogada do gol o goleiro do Galaxy, Donovan Ricketts, se machucou e teve que ser substituído pelo reserva Josh Saunders. Foi a primeira vez que um goleiro foi substituído em uma disputa da MLS Cup.

Depois do empate, o jogo ficou melhor e os dois times tiveram chances de desempatar, mas foram impedidos pelo goleiro ou pela má pontaria. Assim, com o empate ao final do tempo regulamentar as equipes partiram para a prorrogação. Com os jogadores cansados, o jogo diminuiu um pouco de ritmo, sendo que houve uma leve superioridade da equipe vermelha, azul e amarela de Utah, que esteve mais perto de marcar o gol que provavelmente seria o do título.

Como ninguém conseguiu marcar novamente, a decisão foi para os pênalits. E haja emoção! A primeira cobrança foi de David Beckham, que guardou o seu. Os gols seguiram até terceira rodada de batedores, quando Jovan Kirovski do Galaxy perdeu o seu, que foi defendido pelo goleiro Nick Rimando. Mas nem houve muito tempo para o Real comemorar pois logo em seguida Kyle Beckerman perdeu o seu, que também foi defendido pelo goleiro Josh Saunders.

Porém, o Galaxy voltou a ficar em perigo quando, na cobrança seguinte, o batedor oficial do clube e craque do campeonato (veja abaixo), Landon Donovan, mandou a bola por cima do gol. O suspense continuou até a quinta e última cobrança do Real, que foi desperdiçada por Andy Williams, obrigando as equipes a continuarem a bater.

Na sétima rodada de cobranças, Edson Buddle, outro que está entre os principais jogadores do Galaxy, perdeu o seu pênalti, defendido novamente por Rimando. Assim, a pressão foi para Robbie Russell, que cobrou e entrou para história por garantir o primeiro título do Real Salt Lake.

Depois disso, muita festa para o ‘azarão’ Real Salt Lake, que foi recebido por milhares de torcedores em carreata nas ruas de Salt Lake, depois houve festa em seu estádio, o Rio Tinto Stadium, e ainda o governador de Utah recebeu os jogadores na sede do governo. Realmente inesquecível!

Já do outro lado, decepção para os galáticos de Los Angeles. Será que a milionária da Califórnia continuará junta no ano que vem após mais esse revés?

Mais prêmios

Na coluna passada colocamos aqui os prêmios que já tinham sido distribuídos. Até aquela data, os troféus de artilheiro, melhor goleiro, fair play, melhor defensor e prêmio humanitário tinham sido entregues. Agora, seguem as premiações concedidas pela MLS aos melhores das demais categorias abaixo:

– Melhor Jogador da Temporada (MVP): Landon Donovan (LA Galaxy)
– Melhor Novato: Omar Gonzalez (LA Galaxy)
– Melhor Estreante (ou Contratação do Ano): Fredy Montero (Seattle Sounders)
– Melhor Volta por Cima: Zach Thornton (Chivas USA)
– Técnico do Ano: Bruce Arena (LA Galaxy)
– Gol mais Bonito do Ano: Landon Donovan (LA Galaxy) – contra o NE Revolution
– Defesa mais Bonita do Ano: Pat Onstad (Houston Dynamo) – contra o Colorado Rapids

Além dos prêmios acima, foi escolhida também a seleção do campeonato, conhecida como “MLS First XI” (no esquema tático 3-5-2):

Goleiro: Zach Thornton (Chivas USA)
Defensores: Geoff Cameron (Houston Dynamo), Wilman Conde (Chicago Fire) e Chad Marshall (Columbus Crew)
Meio-Campistas: Dwayne De Rosario (Toronto FC), Landon Donovan (LA Galaxy), Stuart Holden (Houston Dynamo), Shalrie Joseph (NE Revolution) e Freddie Ljungberg (Seattle Sounders)
Atacantes: Conor Casey (Colorado Rapids) e Jeff Cunningham (FC Dallas)

Union vem aí

Com o término da temporada da MLS, já é hora de começar a temporada 2010. E o primeiro passo é o draft de expansão, onde a equipe que estreará escolhe dez jogadores, dentre alguns selecionados das equipes que disputaram a temporada, para começar a formar o seu plantel.

Dessa forma, o Philadelphia Union, clube que estreará na MLS em 2010, fez a escolha de seus dez jogadores. Segue a lista dos jogadores que foram escolhidos pelo Philadelphia Union, com as respectivas posições e clubes onde estavam jogando:

1. Jordan Harvey (D – Colorado Rapids)
2. Andrew Jacobsen (M – D.C. United)
3. Brad Knighton (G – NE Revolution)
4. Sebastien Le Toux (A – Seattle Sounders)
5. Stefani Miglioranzi (M – LA Galaxy)
6. Alejandro Moreno (A – Columbus Crew)
7. Dave Myrie (D – Chicago Fire)
8. Shea Salinas (M – San Jose Earthquakes)
9. Shavar Thomas (D – Chivas USA)
10. Nick Zimmerman (M – NY Red Bull)

O Philadelphia Union jogará pela Conferência Leste na temporada 2010. O clube fará seu primeiro jogo no dia 10/04, na sua casa provisória, o Lincoln Financial Field, contra o D.C. United. A previsão é que, durante a temporada 2010, o Philadelphia Union inaugure seu estádio, o Union Field.

Liga dos Campeões

Foram sorteados os grupos para as quartas-de-final da CONCACAF Champions League 2009-2010. Como informamos na última coluna, os primeiros lugares nos grupos foram obtidos por equipes mexicanas, e portanto todos os jogos de volta serão realizados no México.

O único representante da MLS que sobreviveu no torneio, o Columbus Crew, pegará o Toluca (MEX), sendo o primeiro jogo em Columbus no dia 09/03/2010. O jogo de volta será no dia 17/03. O vencedor deste confronto enfrentará na semifinal o vencedor de Pachuca (MEX) e Comunicaciones (GUA).

Na outra chave, os jogos serão entre Marathon (HON) e Pumas (MEX) e Árabe Unido (PAN) e Cruz Azul (MEX).

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo