Estados Unidos

É hora de matar ou morrer!

Terminada a temporada regular, definidos os times que participarão dos playoffs da MLS Cup 2008, agora é a hora do mata-mata na MLS.

A última rodada da temporada regular foi de tirar o fôlego dos torcedores que tinham seus times envolvidos na disputa. Ou mesmo de alguns que já estavam garantidos na pós-temporada.

Como esperado, o jogo mais emocionante foi o Clássico das Montanhas Rochosas entre Colorado Rapids e Real Salt Lake, que definiu a última vaga da Conferência Oeste. As duas equipes chegaram ao grande jogo separadas por apenas 2 pontos, com vantagem para o Real, que jogava pelo empate.

Assim, além da natural rivalidade entre os clubes, com a disputa da Rocky Mountain Cup (troféu entregue anualmente ao time que marcar mais pontos no clássico), estava em jogo a sobrevivência no ano e a possibilidade de disputar o título da MLS.

O Rapids saiu na frente com um gol de Conor Casey, aos 19 minutos de jogo. Aí, o restante da partida, principalmente no segundo tempo, foi de domínio e pressão do Real. E, quando tudo parecia que ia terminar com a vitória apertada do Rapids, Yura Movsisyan, aos 45 do segundo tempo, marcou o gol de empate do Real, levando o clube para sua primeira participação nos playoffs na história.

Outro jogo importantíssimo para a definição dos playoffs foi entre D.C. United e Columbus Crew. Importante para o United, que dependia de uma vitória sobre os campeões da temporada regular para obter sua vaga aos playoffs, já que o Crew estava garantido faz tempo como melhor time de 2008. Porém, apesar de dominar toda a partida e colocar 3 bolas na trave, o United não conseguiu vencer, e ainda levou um gol aos 32 minutos do segundo tempo, que selou sua sorte na temporada.

O United, de vencedor do Supporters’ Shield em 2007, não conseguiu nem se classificar para os playoffs de 2008. E quem ficou mais feliz com esse resultado foi o NY Red Bull, que havia perdido para o Chicago Fire na quinta-feira (23/10) e ficaria de fora dos playoffs caso o United ganhasse.

Tivemos ainda o jogo entre KC Wizards e NE Revolution que, com a derrota do Red Bull para o Fire, passou a ser apenas amistoso. Isso porque o Wizards garantiu sua vaga aos playoffs com a derrota do NY e os Revs já estavam com sua vaga garantida há algumas rodadas. Mesmo assim, o Wizards mostrou sua força e venceu por 3×1 fora de casa, sacramentando o quarto lugar na Conferência Leste.

Definição

Assim, jogada a última rodada da temporada regular, estas são as equipes classificadas para os playoffs:

Conferência Leste: Columbus Crew, Chicago Fire e NE Revolution
Conferência Oeste: Houston Dynamo, Chivas USA e Real Salt Lake
Wildcards (melhores classificados, independentemente da conferência): KC Wizards e NY Red Bull

Assim como aconteceu no ano passado, como houve um time a mais da Conferência Leste classificado, o NY Red Bull, pior colocado entre os times do Leste, jogará os playoffs na chave da Conferência Oeste.

E assim será a tabela da primeira fase dos playoffs (ou as semifinais das conferências):

30 de outubro:
NE Revolution x Chicago Fire

1 de novembro:
NY Red Bull x Houston Dynamo
Real Salt Lake x Chivas USA
KC Wizards x Columbus Crew

6 de novembro:
Chicago Fire x NE Revolution

8 de novembro:
Columbus Crew x KC Wizards
Chivas USA x Real Salt Lake

9 de novembro:
Houston Dynamo x NY Red Bull

Os vencedores de cada confronto se enfrentarão nas finas de cada conferência, que serão também jogadas em partidas de ida e volta, nos dias 13 e 16 de novembro.

Superliga 2009

Com o encerramento da temporada regular 2008, foram definidas as equipes que representarão a MLS na Superliga 2009, torneio que reúne os 4 melhores times dos Estados Unidos e do México.

De acordo com o regulamento do torneio, os quatro primeiros colocados da temporada regular da MLS participam deste torneio, que ocorre durante o verão (no hemisfério norte) do ano seguinte. Assim, estes serão os quatro representantes da MLS na Superliga 2009: Columbus Crew, Houston Dynamo, Chicago Fire e Chivas USA.

O Crew e o Fire participarão pela primeira vez na Superliga. Já o Chivas USA participará pela segunda vez, e o Houston Dynamo participará pela terceira vez. O Dynamo, aliás, é a única equipe da MLS que já participou de de todas as edições deste torneio.

Artilharia

O grande artilheiro da temporada 2008 da MLS foi Landon Donovan, que neste domingo recebeu o Budweiser Golden Boot, prêmio dado ao artilheiro da liga a cada ano. Foi a primeira vez que o camisa 10 do LA Galaxy recebeu esse prêmio na carreira. Donovan marcou 20 gols em 25 jogos da temporada regular da MLS, mas todos esses gols não foram suficientes para ajudar o Galaxy a chegar aos playoffs.

Em segundo lugar ficou Kenny Cooper, do FC Dallas, com 18 gols, também insuficientes para ajudar sua equipe a chegar aos playoffs. Em terceiro ficou Edson Buddle, companheiro de Donovan no Galaxy, com 15 gols. O brasileiro Luciano Emilio, artilheiro e MVP da temporada passada, ficou apenas em sexto lugar, com 11 gols.

Segue a lista com os 10 maiores artilheiros da temporada 2008 da MLS:

– Landon Donovan (LA Galaxy): 20 gols em 25 jogos
– Kenny Cooper (FC Dallas): 18 gols em 30 jogos
– Edson Buddle (LA Galaxy): 15 gols em 27 jogos
– Juan Pablo Angel (NY Red Bull): 14 gols em 23 jogos
– Brian Ching (Houston Dynamo): 13 gols em 25 jogos
– Luciano Emilio (D.C. United): 11 gols em 27 jogos
– Conor Casey (Colorado Rapids): 11 gols em 21 jogos
– Jaime Moreno (D.C. United): 10 gols em 25 jogos
– Chad Barrett (Toronto FC): 9 gols em 29 jogos
– Chris Rolfe (Chicago Fire): 9 gols em 26 jogos

Concachampions

O Houston Dynamo conseguiu um resultado muito importante na sua tentativa de se classificar para a próxima fase da CONCACAF Champions League. Jogando fora de casa, os texanos conseguiram um empate em 1×1 com o CD Luis Angel Firpo (El Salvador), e agora dependem de uma vitória no último jogo em casa, contra esse mesmo adversário, para assegurar o segundo lugar no Grupo B.

O Pumas (MEX) já garantiu o primeiro lugar com 12 pontos. O Luis Angel Firpo vem em segundo com 8 pontos e o Dynamo está em terceiro com 6. Assim, na última partida do grupo que será jogada em Houston no dia 26/11 definirá o segundo colocado do grupo. Além disso, caso o Dynamo vença, há uma chance do Luis Angel Firpo classificar-se como um dos melhores terceiros colocados.

Enquanto o Dynamo ainda está vivo na Concachampions, o D.C. United despediu-se melancolicamente do campeonato com mais uma derrota. Em sua última partida pelo torneio, o United perdeu em casa para o CD Marathon (HON) por 4×2. Dessa forma, o United somou apenas 1 ponto no campeonato, e finaliza um ano de 2008 para ser esquecido.

Também finalizou sua participação na primeira fase da Champions da CONCACAF o Impact de Montreal. A equipe canadense perdeu seu último jogo por 2×1 para o Atlante (MEX) fora de casa, mas já estava com sua vaga assegurada para a próxima fase. Atlante e Impact terminaram empatadas com 11 pontos pelo Grupo C e avançarão como primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Contratação de impacto para 2009

O Seattle Sounders, equipe que estreará na MLS ano que vem, anunciou esta semana mais uma contratação de impacto para sua temporada de estréia (a primeira foi o goleiro Kasey Keller, ex-titular da seleção dos EUA).

Freddie Ljungberg, meia de 31 anos ex-capitão da seleção da Suécia continuará sua carreira na MLS. Ljungberg estava sem clube desde agosto, quando seu vínculo com o West Ham foi cancelado. Além disso, o jogador havia decidido se aposentar da seleção sueca após fazer parte do grupo que disputou a Eurocopa.

Ljungberg chega como jogador designado (seu salário está acima do teto salarial estabelecido pela MLS), e especula-se que seu salário anual seja de US$ 2,5 milhões. Além disso, correram boatos que o jogador tenha preferido os Estados Unidos, apesar de ter recebido propostas de outros clubes da Europa, para tentar começar uma carreira em Hollywood.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo