Estados Unidos

Discípulo de Tio Sam

Enquanto a seleção norte-americana se prepara para a Copa do Mundo, alguns olham estão voltados para o futuro dos ianques. E a maior promessa tem o nome de Luis Gil. O meia-atacante de 16 anos já chamou a atenção do maior comprador de jovens, Arséne Wenger, treinador do Arsenal.

Com propostas de vários times europeus aos 15 anos, o jovem decidiu ficar no país na IMG Soccer Academy, programa de desenvolvimento das seleções de base americanas que começou em 1999, devido à falta de investimentos na área por parte dos clubes da MLS. Pela academia, já passaram vários jogadores que representarão os EUA na África, como Landon Donovan, Josmer Altidore, Michael Bradley e Damarcus Beasley.

Depois de esnobar a ida para a Europa, Gil viu os times da MLS brigando para ter os direitos de assinar um contrato com ele. Isso foi resolvido em um sorteio e o grande sortudo foi o Kansas City Wizards, que mais tarde, trocou os direitos do jovem com o Real Salt Lake por uma escolha de 2ª rodada em um recrutamento futuro. A troca aconteceu porque o meia queria jogar pelo time do estado do Utah.

Luis Gil disputou o Mundial Sub-17 no ano passado, no qual os ianques chegaram até as quartas-de-final. Ele foi o destaque da seleção e arrancou muitos elogios do técnico Wilmer Cabrera, colombiano que participou de duas Copas do Mundo.

O jovem joga com inteligência e tem técnica, além de fazer uma das coisas que poucos jogadores se preocupam: jogar simples. Não espere um show de Luis Gil toda vez em que ele pegar a bola. Ele não irá utilizar um drible, uma pedalada ou ações semelhantes sem que precise delas pra fazer um gol ou deixar um companheiro mais próximo do objetivo.

Gil sempre leva os ensinamentos de seu pai, Aureliano, para os jogos. O senhor de 56 anos jogou futebol semi-profissional no México, passando por clubes conhecidos, como Atlas e Pumas e sempre diz ao filho: “O time tem vários jogadores e não só você. Você deve jogar para seu time. Se outro jogador pega a bola, não se preocupe. Se você não fizer gols, fique tranqüilo. Se seu time vencer, isso é ótimo para você.”

Thomas Rongen, técnico da seleção sub-20 norte-americana, tenta fazer com que o jovem leve um caminho diferente do qual foi seguido por Freddy Adu, que surgiu como uma grande promessa e só caiu de produção durante o passar do tempo. Rongen reconhece as habilidades de Gil e deve contar com ele para o próximo mundial da categoria, que será disputado no ao que vem na Colômbia, mas pede calma com o garoto e afirma que não sabe dizer o quão bom ele será.

Mas mesmo assim, os americanos vêem um futuro nos pés deste descendente de mexicanos e espera que em breve ele esteja dando orgulho usando a camiseta branca que leva o símbolo da U.S. Soccer.

Resultados da 8ª semana da MLS:

Real Salt Lake 3-1 Houston Dynamo

RSL: Robbie Findley (3’), Álvaro Saborio (24’, 60’) / HOU: Brian Mullan (72’)

Philadelphia Union 1-1 FC Dallas
PHI: Danny Mwanga (90’) / DAL: Brek Shea (13’)

New England Revolution 0-0 San Jose Earthquakes

DC United 0-1 Colorado Rapids

COL: Mehdi Ballouchy (67’)

Columbus Crew 1-0 Chivas USA

CLB: Guillermo Barros Schelotto (90’)

New York Red Bulls 0-1 Seattle Sounders

SEA: Fredy Montero (85’)

Kansas City Wizards 2-2 New York Red Bulls

KC: Kei Kamara (50’, 89’) / CHI: Julio Martinez (14’), Brian McBride (48’)

Los Angeles Galaxy 0-0 Toronto FC

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo