Estados UnidosMLS

Defesa ou peneira?

O Toronto FC chegou às semifinais da Concacaf Champions League após bater o Los Angeles Galaxy, atual campeão da MLS nas quartas, e ainda conseguiu um empate com o Santos Laguna em casa. Mas o momento do TFC na Concachampions não fez com que o time começasse bem a temporada da MLS. Os canadenses perderam os seis jogos que disputaram na liga doméstica.

O início da questão vem da defesa do TFC, que já concedeu 13 gols nas seis derrotas. Começando pela construção da linha de defesa contra o Chicago Fire no jogo do último sábado: Aron Winter escolheu usar três defensores, com um deles sendo o volante Torsten Frings, que deveria fazer a sobra, mas aparecia muito na mesma linha de seus companheiros. Junto com ele, Adrian Cann, que não também não tinha velocidade suficiente para acompanhar os atacantes do Fire, e Richard Eckersley, que é lateral direito.

A defesa do TFC tem preferência por sair jogando pelo chão, sem dar chutões, e isso vem fazendo com que ela fique mais vulnerável. O time é o terceiro da liga que mais tenta passes em seu campo de defesa, mas a eficiência desses passes é abaixo da média da MLS. E o primeiro gol sofrido contra o Fire saiu assim. Frings tentou sair jogando e teve a bola roubada por Patrick Nyarko, que só entregou para Dominic Oduro abriu o placar.

No segundo gol do Fire na última partida, Sebastian Grazzini cobra falta na área e Gonzalo Segares aparece completamente livre de marcação para desviar para o gol. Se for olhar outros jogos, a mesma coisa acontece direto. E isso não acontece só em jogadas de bola parada, visto que os adversários do TFC criam várias chances de gol dentro da área. Em média, são dois gols concedidos dentro da grande área por jogo, enquanto a média da MLS fica em 1,02.

No último gol do Fire, mais um dos problemas do TFC é explorado: o time canadense não pressiona seus adversários o suficiente e dá tempo para que eles aproveitem a fragilidade do sistema de Aron Winter. A defesa do Fire bloqueia passe do ataque do TFC e a bola sobra para Logan Pause, que passa para Oduro. No meio de campo, o ganês tem tempo de virar, analisar a jogada e lançar Nyarko, que ganha na velocidade da defesa, finta o goleiro e completa para o gol.

O tempo que Oduro tem para observar a jogada, pensar no que fazer e executar é inadmissível para um time que quer melhorar seu sistema de defesa. Além disso, o número de erros no meio-campo e no ataque que tem potencial de gerar um contra-ataque perigoso é muito grande.

Enquanto o ataque acordou na última partida, a defesa dormiu ainda mais. E Aron Winter já está sofrendo pressão da diretoria, que quer ver um resultado diferente de derrota. Mas falta marcação, pressão no jogador com a bola e sobram erros que geram boas oportunidades para o adversário. E desse jeito não dá para vencer.

Confira os resultados da 7ª semana da MLS:

Vancouver Whitecaps 1×3 Sporting Kansas City
VAN: Sebastien Le Toux (79’) / SKC: Aurelien Collin (24’), Martin Bonjour (contra, 51’), Kei Kamara (65’)

D.C. United 1×1 Montréal Impact
DC: Maicon Santos (72’) / MON: Bernardo Corradi (68’)

Toronto FC 2×3 Chicago Fire
TFC: Reggie Lambe (36’, 40’) / CHI: Dominic Oduro (1’), Gonzalo Segares (41’), Patric Nyarko (58’)

Colorado Rapids 1×2 Los Angeles Galaxy
COL: Omar Cummings (63’) / LA: Marvel Wynne (contra, 21’), Landon Donovan (39’)

Vancouver Whitecaps 1×0 FC Dallas
VAN: Camilo (11’)

Columbus Crew 2×2 Houston Dynamo
CLB: Eddie Gaven (63’, 74’) / HOU: Will Bruin (59’), Brian Ching (81’)

Portland Timbers 1×0 Sporting Kansas City
POR: Chance Myers (41’, contra)

Chivas USA 0x1 Philadelphia Union
PHI: Freddy Adu (40’)

San Jose Earthquakes 3×1 Real Salt Lake
SJ: Khari Stephenson (45’), Simon Dawkins (92’), Chris Wondolowski (93’) / RSL: Kyle Beckerman (53’)

D.C. United 4×1 New York Red Bulls
DC: Chris Pontius (8’, 32’, 69’), Nick DeLeon (36’) / NY: Thierry Henry (72’)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo