Estados Unidos

Começo morno

Começaram na última quinta-feira os playoffs da MLS Cup 2007. Foi uma primeira rodada ainda ‘morna’. Dos 4 jogos realizados, apenas um terminou empatado em 0x0, e os demais foram vencidos pela contagem mínima pelos donos da casa. Ou seja, nesses jogos, os times que se classificaram nas melhores posições saíram perdendo.

Os jogos da primeira rodada dos playoffs foram muito disputados, com elevado número de faltas e poucas chances de gol. Foram jogos nervosos, sem as emoções esperadas para partidas decisivas, mas compreensível por serem ainda os jogos iniciais da fase eliminatória.

Na quinta-feira (25/10), o Chicago Fire bateu a melhor equipe da temporada, o D.C. United, por 1×0 em Chicago. O gol foi marcado por Chris Rolfe aos 14 minutos de jogo, após uma falha bisonha da defesa do United. Apesar da derrota, porém, o United tem um time melhor que o de Chicago e, se não sentir o peso da responsabilidade, tem tudo para se classificar jogando no RFK Stadium, a sua casa.

A rodada foi finalizada no sábado (27/10), com os outros 3 jogos. NE Revolution e Red Bull ficaram no 0x0, e agora a decisão será em Boston. Apesar da vantagem do Revolution por jogar em casa, o Red Bull tem um time experiente e perigoso que poderá dar trabalho.

No clássico texano, ou o ‘El Capitán Clásico’, o FC Dallas saiu na frente do Houston Dynamo com a vitória por 1×0 no Pizza Hut Park. Os ‘Hoops’ também garantiram a vitória ainda no primeiro tempo com um gol de Clarence Goodson, mas essa vitória mínima poderá ser insuficiente para garantir a classificação contra os campeões da MLS Cup de 2006 no jogo de volta em Houston.

Finalmente, o KC Wizards bateu o Chivas USA também por 1×0 em seu estádio, o Arrowhead Stadium. Repetindo o que fizeram Chicago e Dallas, o Wizards fez seu gol no primeiro tempo da partida com Davy Arnaud, e terá trabalho para segurar o forte e experiente ataque do Chivas no jogo de volta no Home Depot Center em Los Angeles.

Apesar do começo ainda morno, os jogos de volta têm tudo para fazer voltar a subir a temperatura. Com os times melhores classificados na temporada regular tendo a obrigação de ganhar, os lances truncados e nervosos desses primeiros jogos terão, obrigatoriamente, que dar lugar a mais ousadia e à busca do gol, e assim teremos mais emoções nos jogos que decidirão a sorte das equipes na continuação dos playoffs.

Interliga

A Federação Mexicana de Futebol e a Soccer United Marketing anunciaram na última segunda-feira (29/10) os grupos, locais das partidas e tabela da Interliga 2008. Esta é a quinta edição do torneio que determina dois representantes do México na Copa Libertadores da América.

Então o que essa notícia está fazendo na coluna sobre futebol nos Estados Unidos e Canadá?! Ora, porque as partidas serão realizadas entre os dias 2 e 12 de janeiro de 2008 nas cidades de Dallas, Houston, Los Angeles e San Francisco. É mais uma ação de marketing para divulgar e tentar popularizar ainda mais o futebol nos EUA.

Os 8 times mexicanos que participarão do torneio jogado em terras estadunidenses ganharam sua vagas de acordo com suas posições nos torneios Apertura de 2006 e Clausura de 2007.

Os 8 times que participarão da Interliga são: América, Atlas, Toluca, Morelia, Cruz Azul, Pumas, Monterrey e San Luis. Se qualquer destes times for campeão do Apertura de 2007 que está sendo jogado agora e termina no fim-de-semana de 08/12, será substituído pelo Atlante, pois o campeão do Apertura 2007 necessariamente deve jogar a Copa dos Campeões da CONCACAF de 2008, juntamente com o Pachuca, campeão do Clausura 2007.

O Interliga 2008 determinará os representantes mexicanos na Copa Libertadores classificados como “México 2” e “México 3”. O lugar destinado ao “México 1” já é do CD Guadalajara, campeão do Apertura de 2006.

O gol do ano

Está aberta a votação para a escolha do gol mais bonito do ano da MLS. Até o dia 31/10, os torcedores poderão votar no site da MLS (http://www.mlsnet.com/mls/awards/2007/goal_of_the_year/) o gol que acharam mais bonito (ou mais importante) na temporada regular de 2007.

Os torcedores escolherão o vencedor do prêmio de gol do ano, entre os 34 gols que foram escolhidos como o gol da semana a cada rodada da MLS. Os brasileiros estão representados com gols de Luciano Emilio, do D.C. United, artilheiro da competição, e Paulo Nagamura, do Chivas USA.

SHOOTOUTS

– Por falar em gols, na semana passada informamos os 3 maiores artilheiros da temporada de 2007, mas faltou informar os outros artilheiros que também balançaram as redes na competição. Por isso, segue a classificação completa dos 10 maiores artilheiros do ano:

Luciano Emilio (D.C. United) – 20 gols
Juan Pablo Angel (NY Red Bull) – 19 gols
Taylor Twellman (NE Revolution) – 16 gols
Eddie Johnson (KC Wizards) – 15 gols
Maykel Galindo (Chivas USA) – 12 gols
Ante Razov (Chivas USA) – 11 gols
Christian Gomez (D.C. United) – 10 gols
Jozy Altidore (NY Red Bull) – 9 gols
Landon Donovan (LA Galaxy) – 8 gols
Robbie Findley (Real Salt Lake) – 8 gols

– Não podemos também nos esquecer dos goleiros. Segue a classificação dos 5 goleiros com as menores médias de gols sofridos por jogo na temporada:

Pat Onstad (Houston Dynamo) – 85 defesas; 22 gols sofridos; média de 0,82 gols/jogo
Brad Guzan (Chivas USA) – 87 defesas; 25 gols sofridos; média de 0,93 gols/jogo
Bouna Coundoul (Colorado Rapids)-120 defesas; 32 gols sofridos; média 1,08 gols/jogo
Jon Conway (NY Red Bull) – 57 defesas; 14 gols sofridos; média de 1,10 gols/jogo
Troy Perkins (D.C. United) – 117 defesas; 32 gols sofridos; média de 1,10 gols/jogo

– Foi estendido o prazo para envio dos vídeos participantes da promoção Big Shot da MLS. Quem quiser participar tem agora até o dia 02/11 para mandar seu vídeo e tentar virar uma estrela da internet, ou quem sabe cavar uma vaguinha em algum dos times americanos.

– A MLS lançou também outra promoção para os playoffs. Chamada de ‘MLS Cup Hat Trick Challenge’, os torcedores que adivinharem o número total de gols, assistências e defesas na MLS Cup (o jogo final do campeonato), ganhará uma bola autografada pelos jogadores da equipe campeã.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo