Espanha

Vini Jr reforça papel de ídolo ao citar que luta contra racismo é para que os jovens sofram menos

'Quero seguir para que cada vez eles possam sofrer menos': Vini Jr, apenas aos 23 anos, é uma referência no combate ao preconceito

Alvo de seguintes ataques racistas nos estádios da Espanha, o atacante Vini Jr, do Real Madrid, detalhou ao UOL que sua luta também é para que as próximas gerações sofram menos com o preconceito e o ódio. A declaração foi dada na última quinta-feira (16), após a derrota da Seleção Brasileira para a Colômbia, questionado sobre a proximidade do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).

Quero seguir por todos aqueles que estão por vir para que cada vez eles possam sofrer menos [com o racismo] e saber mais se comportar com todo o racismo que a gente sofre.

– Data importante [Dia da Consciência Negra] para nós para seguirmos juntos fazendo o que o Brasil vem fazendo comigo, me dando o maior apoio em todas as coisas que acontecem comigo – detalhou Vini Jr.

Com apenas 23 anos, o brasileiro virou a cara da luta contra o preconceito no mundo do futebol e até do esporte em geral. No penúltimo caso de crime contra Vinicius, que aconteceu último mês por torcedores do Sevilla, o jogador reforçou sua postura como uma referência na conscientização sobre o tema e até se colocou à disposição das autoridades espanholas para que possa ajudar no combate aos crimes raciais, como uma preparação a Copa do Mundo de 2030, disputada na Espanha.

– Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas. O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando… – escreveu o atacante do Real Madrid, em 21 de outubro.

O investimento citado pelo brasileiro é o Instituto Vini Jr, organização premiada pela France Football, dona da Bola de Ouro, com o prêmio Socrátes, de principal iniciativa social no futebol. O projeto do jogador realizada um trabalho com crianças e jovens de escolas públicas, utilizando o futebol como ferramenta para inovar no ensino dos estudantes, além de capacitar os professores das instituições em práticas pedagógicas antirracistas. A luta contra o racismo feita por Vinicius também teve importância na premiação.

– Muito chato sempre ter que falar sobre o racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário para todos seguirem fortes porque eu vou lugar por eles. Espero que você também e todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste sempre ter que falar sobre racismo. Eu gosto de falar de futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. É muito triste. Quero pedir força para vocês para seguir na luta para que as crianças que vão ouvir possam sofrer cada vez menos – afirmou Vini Jr, durante a cerimônia.

Vini Jr seguirá na Espanha pelo menos até 2027

Os seguintes ataques a Vini fizeram diversos internautas e fãs do jogador pedirem que ele saia da Espanha e vá para outro país que não seja discriminado como acontece em solo espanhol. Mas o brasileiro, realizando o sonho de vestir e brilhar com a camisa do Real Madrid, seguirá no país por mais quatro anos, ao assinar renovação de contrato até junho de 2028 com o gigante espanhol. A multa dele está avaliada em 1 bilhão de euros (R$ 5,33 bilhões).

Contratado como uma promessa emergente do Flamengo, Vini Jr chegou ao Real Madrid em 2018 e já levou tudo que poderia sendo um dos principais destaques: uma Champions League, duas La Ligas, dois Mundiais de Clubes, duas Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Europa, totalizando nove títulos nos 238 jogos com a camisa blanca, marcando no total 65 gols e distribuindo 68 assistências.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo