Suadouro! Espanha pena para superar a Geórgia
A Espanha sofreu, mas iniciou com vitória a caminhada em busca do bicampeonato da Copa do Mundo. Jogando em Tbilisi, a Roja encontrou dificuldades para superar a defesa da Geórgia. Contudo, o artilheiro Roberto Soldado, que teve uma chance entre os titulares, garantiu a magra vitória por 1 a 0, já nos minutos finais. Com o resultado, a equipe de Vicente del Bosque soma três pontos no Grupo I das Eliminatórias europeias, que também conta com França, Belarus e Finlândia.
O domínio foi total dos espanhóis durante o primeiro tempo. Conservando seu estilo de jogo de posse de bola e intensas trocas de passes, a Fúria arriscou bastante a gol, mas não teve sorte. Na chance mais clara, David Silva esbarrou na trave. E, quando acertavam a mira, os visitantes paravam em atuação inspirada do goleiro Loria.
Durante a segunda etapa, a Espanha diminuiu a intensidade e levou um susto aos nove minutos, quando Amisulashvili carimbou a trave. Vicente Del Bosque tentou colocar sua equipe para frente, promovendo as entradas de Pedro, Santi Cazorla e Cesc Fàbregas. As alterações, porém, só surtiram efeito nos minutos finais, quando os substitutos preparam a jogada para Roberto Soldado marcar.
O destaque
Pode-se dizer que Giorgi Loria fez a partida de sua vida. O goleiro do Dinamo Tbilisi fechou a meta da Geórgia para segurar os atuais campeões do mundo durante 75 minutos. O camisa 1 brilhou principalmente no final do primeiro tempo, quando espalmou chute de longe de Xavi e salvou lance no mano a mano com Soldado.
Momento-chave
A lesão de Loria. Apesar da grande atuação, o goleiro deixou o campo lesionado, após se chocar com um companheiro. Sem seu principal jogador, a Geórgia sucumbiu à pressão espanhola nos minutos finais, embora o reserva Kvashvadze não tenha falhado no tento.
O gol
41’/2T – GOL DA ESPANHA! Pedro avança pela direita e toca para Cesc Fàbregas. O meia encontra Soldado livre no centro da área e o centroavante, de primeira, completa para as redes.
Ficha técnica
Geórgia 0x1 Espanha
Local: estádio Boris Paichadzis Erovnuli, em Tbilisi (GEO)
Data: 11/set, quarta-feira
Árbitro: Svein Moen (NOR)
Gol: Roberto Soldado, aos 41’/2T
Geórgia
Giorgi Loria (Roin Kvaskhvadze, aos 28’/2T), Guram Kashia, Zurav Khizanishvili, Alexander Amisulashvili e David Kvirkvelia; Murtaz Daushvili e Jaba Kankava; David Targamadze (Nika Dzalamidze, aos 19’/2T), Tornike Okriashvili e Ucha Lobzhanidze; Levan Mtchedlidze (Irakli Sirbiladze, aos 34’/2T). Técnico: Temuri Ketsbaia.
Espanha
Iker Casillas, Álvaro Arbeloa (Cesc Fàbregas, aos 35’/2T), Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets (Pedro, aos 12’/2T), Xabi Alonso e Xavi; David Silva (Santi Cazorla, aos 19’/2T), Roberto Soldado e Andrés Iniesta. Técnico: Vicente del Bosque.



