Espanha

Sneijder elege substituto perfeito para Xavi no Barcelona

Ex-meia aponta Thiago Motta, do Bologna, como técnico 'ideal' para o Barcelona em 2024/2025

No final de janeiro, Xavi Hernández anunciou que deixará o Barcelona ao término da atual temporada e pegou os dirigentes do clube de surpresa. Desde então, a alta cúpula culé busca o candidato ideal para ocupar o cargo de técnico a partir de 2024/2025 e substituir o ídolo. Contudo, enquanto a equipe catalã não chega a decisão final, diversas opiniões emergem de todos os lados sobre quem deve assumir o comando do Barça.

O último a se manifestar sobre o tema foi Wesley Sneijder, ex-meia do Real Madrid, Internazionale e Ajax, que não teve dúvidas ao apontar um ex-companheiro como o treinador ‘perfeito' para o Barcelona. Em entrevista ao canal holandês ‘RTL7', Sneijder destacou que Thiago Motta, com quem atuou no clube nerazzurri, é a melhor opção possível. Em sua fala, o ex-jogador rasgou elogios ao trabalho do técnico à frente do Bologna, atual 4º colocado da Série A.

– Ele está indo muito bem no Bologna. Todos estão realmente juntos com ele lá. Joguei com ele. Ele era um jogador subestimado. Como jogador, ele já sabia ler o jogo. Agora ele faz isso de novo como treinador -, disse Sneijer sobre Thiago Motta.

O belíssimo trabalho de Thiago Motta no Bologna

Ao lado de Bayer Leverkusen e Girona, o Bologna certamente pode ser colocado como uma das maiores surpresas da atual temporada no futebol europeu. Com 51 pontos conquistados, a equipe comandada por Thiago Motta ocupa um honroso quarto lugar na Série A, atrás apenas dos gigantes Internzionale (75), Juventus (59) e Milan (58). Em 28 rodadas disputadas até então, são 14 vitórias, nove empates e cinco derrotas para os Rossoblù, com 41 gols marcados e 25 sofridos.

Mais do que os excelentes números, o Bologna de Thiago Motta tem desempenho dentro de campo. É bonito de ver a equipe jogar. A fluidez, marca registrada do trabalho do ítalo-brasileiro, combinada a talentosos nomes que integram o plantel, levou o clube a um patamar que nem nos melhores sonhos o torcedor rossoblù imaginava.

Mais do que confiança, Thiago dá desenvolvimento técnico aos seus comandados. Dentro das quatro linhas, o Bologna tem paciência e elegância para agredir o adversário. E quem assiste aos jogos da equipe consegue chegar rapidamente a uma conclusão: há ali um projeto técnico para lá de interessante e uma visão clara de futebol.

Com o futuro ainda indefinido, Barcelona foca no presente e mira título para salvar temporada

Sem saber quem será seu técnico em 2024/2025, o Barcelona, ainda sob direção de Xavi, foca no agora. A equipe catalã vem de classificação importante na Champions League e segue sonhando com o título da principal competição do futebol europeu para salvar a temporada. Na última terça-feira (12), os Culés bateram o Napoli por 3 a 1 e garantiram vaga nas quartas de final. O próximo adversário do time será conhecido nesta sexta-feira (15), em sorteio realizado pela Uefa.

Em La Liga, o Barcelona não faz má campanha. Porém, os números são insuficientes para desbancar o Real Madrid, que lidera o certame de maneira isolada. A equipe de Xavi soma 61 pontos, oito a menos que o arquirrival e um a menos em relação ao vice-líder Girona. Terceiro colocado, o time catalão venceu 18 vezes, empatou sete e perdeu três até o momento na competição de tiro longo. São 57 gols marcados e 34 sofridos.

Próximos jogos do Barcelona

  • Atlético de Madrid x Barcelona – La Liga – 17/03
  • Barcelona x Las Palmas – La Liga – 30/03
  • Cádiz x Barcelona – La  Liga – 14/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo