Espanha

Capitão do Barcelona cansa de esperar diretoria e fica próximo de deixar o clube

Time catalão enfrenta problemas financeiros e não consegue dar garantias a certos jogadores do elenco

Cria das categorias de base do Barcelona, Sergi Roberto nunca defendeu nenhum outro clube profissionalmente além dos culés. Mas isso está prestes a mudar. O polivalente jogador de 32 anos está em fim de contrato e, ao que tudo indica, não deve renovar.

Segundo o jornal Marca, da Espanha, a continuidade de Sergi Roberto no Barcelona é quase impossível, embora não esteja 100% descartada. O camisa 20, que tem contrato até o dia 30 de junho, já conversa com outras equipes e parece inclinado a deixar o clube catalão.

Há alguns meses, a novela Sergi Roberto e Barcelona se arrasta. Em virtude do carinho que nutre pela instituição e torcida, o capitão não reclamou e aguardou pacientemente um posicionamento definitivo da diretoria blaugrana.

Acontece que no último contato entre as partes, a alta cúpula do Barça pediu a Sergi Roberto que esperasse até agosto. Esgotado de tal imbróglio, o veterano não aceitou. Ele nunca esteve tão perto de se despedir do clube que o projetou para o futebol.

Por que o Barcelona pediu mais tempo?

A prorrogação do contrato de Sergi Roberto parecia uma questão de tempo, e todas as partes tinham certeza de que a assinatura ocorreria muito em breve. O Barcelona havia proposto mais uma temporada ao camisa 20, que topou.

A situação, contudo, mudou da água para o vinho, e Sergi Roberto se cansou de esperar pela resolução do caso.

O Barcelona solicitou ao jogador que esperasse até agosto. A ideia do clube é ganhar tempo e descobrir se teria espaço em sua folha salarial para inscrevê-lo em La Liga. O time catalão atravessa grave crise financeira, e todo movimento nos bastidores requer cuidado.

Sergi Roberto chegou ao Barcelona com 14 anos de idade (Foto: Icon Sport)

Sergi Roberto, como citado, não pretende esperar tanto tempo. O camisa 20, que aceitou reduzir o salário e renovar por apenas um ano, entende que já flexibilizou ao máximo nas negociações.

O presidente Joan Laporta e o técnico Hansi Flick contam com Sergi Roberto, mas o atleta, insatisfeito com a postura do Barcelona, já começou a ouvir outras propostas. De acordo com o Marca, clubes de diversas ligas procuraram o veterano.

Como Sergi Roberto se saiu na última temporada?

Desde 2006 no Barcelona, Sergi Roberto já defendeu os culés em 14 temporadas no time principal. Em 2023/24, participou de 24 jogos, marcou três gols e concedeu três assistências.

A temporada blaugrana de fato não ajudou. O time comandado por Xavi Hernández foi vice-campeão de La Liga, caiu nas quartas de final da Copa do Rei (Athletic Bilbao) e nas quartas da Champions League (Paris Saint-Germain).

Sergi estendeu seu vínculo no ano passado por mais uma temporada, com uma segunda opcional se todas as partes concordassem em executá-la, todavia, essa cláusula é a que está sendo renegociada.

O capitão quer continuar no Barcelona e já fez o possível para ajudar a diretoria. Cabe agora o clube apurar quanto dinheiro terá disponível para fazer as inscrições e bater o martelo sobre essa situação.

Sergi Roberto em ação pelo Barcelona (Foto: Icon Sport)

Sergi Roberto pelo Barcelona

  • 373 jogos
  • 19 gols marcados
  • 42 assistências
  • 21 títulos — 2x Champions League, 7x La Liga, 6x Copa do Rei, 1x Mundial de Clubes, 4x Supercopa da Espanha e 1x Supercopa da Uefa
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo