Sem renovação, Daniel Alves se despede do Barça novamente: “Fecha-se um ciclo muito bonito”
O lateral de 39 anos foi informado que não receberá uma proposta de renovação e agora busca um clube para se manter ativo até a Copa do Mundo
Daniel Alves foi informado pela diretoria do Barcelona que não receberá uma proposta de renovação e confirmou a sua segunda (e muito provavelmente última) despedida do Camp Nou, após uma passagem bônus em que disputou 16 partidas, fez um gol e ajudou o parceiro Xavi Hernández a começar o seu trabalho.
Alves foi contratado na metade do ano passado, depois de rescindir com o São Paulo, e precisou esperar alguns meses para disputar jogos oficiais porque poderia ser inscrito apenas durante a janela de janeiro. Não chegou a ser inscrito na Liga Europa, mas fez 14 partidas em La Liga. Perdeu apenas uma delas, empatou duas e ganhou todas as outras.
Teve bons momentos, como na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético de Madrid, na qual fez seu único gol neste retorno e deu uma assistência (antes de ser expulso). Ele também jogou duas vezes pela Copa do Rei e disputou o clássico contra o Real Madrid pela Supercopa da Espanha.
O seu principal papel, porém, foi atuando nos vestiários como um representante dos momentos mais gloriosos da história recente do Barcelona, um elo entre Xavi e os jogadores. Foi elogiado por muitos deles e pelo próprio técnico, que aproveitou a sua experiência para facilitar a sua adaptação a um novo cargo no clube. “Exemplo em qualquer sentido da palavra. Obrigado por tudo, amigo”, disse Xavi, no Instagram.
Agora, Alves precisa encontrar um clube para se manter em atividade se quiser chegar à Copa do Mundo do Catar em novembro. Disputou cinco dos últimos seis jogos do Brasil, incluindo os amistosos de junho contra Coreia do Sul e Japão. Na ausência de uma opção melhor para a lateral direita, ele pode ser útil ao técnico Tite mesmo com idade bastante avançada – 39 anos.
No Instagram, Alves mandou uma mensagem de despedida aos torcedores catalães: “Queridos culés, agora sim chegou a hora da nossa despedida. Foram mais de oito anos dedicados a este clube, a estas cores e a esta casa… mas como tudo na vida, os anos passam, os caminhos se desviam e as histórias são escritas por algum tempo em lugares diferentes – e assim foi”.
“Gostaria de agradecer a toda a comissão técnica pela oportunidade que me deram de voltar a este clube e poder vestir outra vez esta camiseta tão maravilhosa. Não sabe o quanto estou feliz. Foram 23 títulos, duas tripletas, um sexteto e um grande livro dourado escrito. Fecha-se um ciclo muito bonito e se abre outro ainda mais desafiador”.
“Que o mundo nunca esqueça: UM LEÃO MESMO QUE TENHA 39 ANOS CONTINUA SENDO UM LEÃO GOOD CRAZY. Para sempre VISCA AL BARÇA!”.
Ver essa foto no Instagram