Duelo de candidatos ao título na Inglaterra e clássicos em Holanda e Itália

Depois da primeira rodada das fases de grupos das competições europeias, as equipes tornam a voltar suas atenções para as disputas nacionais. Na Inglaterra, o grande jogo do fim de semana acontece entre o Manchester City, atual campeão da Premier League, e Chelsea, atual líder da competição, que vai para sua quinta rodada. Holanda e Itália serão palcos de clássicos tradicionais, com a Juventus visitando o Milan e o Ajax indo até Feyenoord. Mas nem só de Europa é feito o bom futebol desse final de semana. No domingo, River Plate e Independiente, que recentemente sofreram na segundona argentina, se enfrentam pela primeira divisão após mais de um ano desde o último confronto. Para saber mais dessas histórias e do que mais você precisa ficar de olho nos próximos dias no futebol internacional, confira nosso roteiro.
Confira a programação de TV do fim de semana
O jogão
Manchester City x Chelsea
Domingo, 12h (ESPN Brasil)
Na quinta rodada da Premier League, o principal jogo acontece no Estádio Etihad. O atual campeão recebe o que pinta como o maior candidato ao título nesta reta inicial. As duas equipes vêm de resultados negativos contra alemães na estreia da Champions League. Enquanto o City foi derrotado pelo Bayern de Munique com um gol aos 44 do segundo tempo, os Blues foram parados pelo Schalke 04, que arrancaram um empate em 1 a 1 em pleno Stamford Bridge. Diferentemente do jogo pela competição europeia, José Mourinho deverá começar com Diego Costa como titular, e o brasileiro, ao lado de Fàbregas, é a grande esperança de um resultado positivo para o líder no confronto fora de casa. Já o clube de Manchester deposita suas fichas principalmente em David Silva e Yaya Touré.
O clássico
Feyenoord x Ajax
Domingo, 9h30 (ESPN)
Após cinco rodadas da Eredivisie, o Feyenoord conquistou apenas uma vitória, na estreia da competição, contra o ADO Den Haag. Para sair da sequência negativa de quatro partidas sem vencer, e da incômoda 14ª colocação, terá pela frente o Ajax, que, apesar de ter conquistado o quarto título consecutivo na temporada passada, não tem um início de Holandesão tão bom. A derrota na Europa League para o Sevilla nesta quinta não ajuda o torcedor do Feyenoord a acreditar em uma reação no campeonato nacional, mas, jogando em casa, tem uma boa oportunidade para isso. Já para o Ajax, o retrospecto da última temporada na Eredivisie é o motivador: duas vitórias por 2 a 1, a última delas no estádio do Feyenoord, em março.
Fique de olho
Deportivo La Coruña x Real Madrid
Sábado, 11h (Sports+)
Se na Champions League o Real Madrid deu início à defesa pelo título com uma goleada incontestável sobre o Basel, em La Liga o time ainda precisa mostrar resultado. Enquanto o Barcelona tem 100% de aproveitamento em três rodadas e o Atlético soma sete pontos conquistados, o Real venceu apenas na estreia e foi derrotado nas duas rodadas seguintes. Na última rodada, o Deportivo La Corunã conquistou seu primeiro triunfo, sobre o Eibar, mas, mesmo jogando em casa, não é favorito contra os merengues. O time de Carlo Ancelotti precisa reagir logo para não largar muito atrás na briga pelo título espanhol, e esse é o jogo a se acompanhar na Espanha neste final de semana.
Aston Villa x Arsenal
Sábado, 11h (ESPN Brasil)

Se o futebol do Chelsea neste início de temporada impressiona na Premier League, o do Aston Villa não fica muito atrás. Não por ser vistoso como o dos Blues, mas, sim, pela eficiência até agora nessas quatro rodadas já disputadas. Os Villains aparecem na segunda colocação, com 10 pontos conquistados, os últimos deles na vitória sobre o Liverpool no último final de semana. Neste sábado, os comandados de Paul Lambert terão mais um difícil desafio ao receberem o Arsenal no Villa Park. Não só pelo patamar dos Gunners, mas também pela necessidade dos londrinos de saírem da sequência de três empates em que vêm. Depois da vitória suada contra o Crystal Palace na estreia, não conseguiu passar por Everton, Leicester e Manchester City. Contra os atuais campeões, mostraram um bom futebol, e talvez chegassem a essa rodada com a certeza de que agora a vitória viria, não fosse o surpreendente Aston Villa o adversário. Promessa de bom jogo em Birmingham.
Mainz x Borussia Dortmund
Sábado, 13h30 (ESPN)
Mesmo desfalcado de Marco Reus, seu principal jogador, o Borussia Dortmund dominou completamente o Arsenal na estreia pela Champions League. Agora, tenta engatar de vez na Bundesliga. Após perder na estreia para o Bayer Leverkusen, superou Augsburg e Freiburg na sequência e tenta, fora de casa, contra o Mainz, emplacar a terceira vitória consecutiva. Sem poder contar com Reus por mais três semanas, terá o desafio de manter o bom futebol contra um adversário difícil e que vem empolgado por sua primeira vitória na competição, como visitante, contra o Hertha Berlim. Shinji Kagawa, que reestreou com gol pelos aurinegros no último fim de semana e foi eleito o melhor da rodada, é o candidato a protagonista do jogo.
O reencontro
River Plate x Independiente
Domingo, 21h30
Esta será a primeira vez que as equipes, duas das mais tradicionais da Argentina, se enfrentam na primeira divisão após ambas terem vivenciado a segundona. O River disputou a temporada 2010/11 na B Nacional, retornou e, neste ano, conquistou o título argentino, “voltando a ser River”. Quem tenta seguir o mesmo caminho agora é o Independiente, que passou a última temporada na segunda divisão e retornou bem nesse início de campanha. Depois de sofrer derrotas nas segunda e terceira rodadas, conseguiu emplacar quatro vitórias consecutivas e agora terá pela frente o maior desafio desde o retorno. O River lidera a competição com um ponto de vantagem para o vice-líder Newell's, com um jogo a menos, tendo vencido cinco de seus seis jogos e ainda invicto. Além disso, eliminou o Godoy Cruz na Copa Sul-Americana nesta quinta. Duas equipes embaladas, com motivações suficientes para um grande jogo.
O cara
Tevez
Milan x Juventus
Sábado, 15h45 (Fox Sports)

Logo em sua temporada de estreia pela Juventus, Carlos Tevez conseguiu se destacar em um elenco recheado de bons jogadores e ser o principal protagonista da conquista do Campeonato Italiano. A nova campanha começou, e o argentino já mostrou que vem com apetite para mais um ano de brilho em Turim. Na estreia do time na Champions League, contra o Malmö, resolveu a parada com os dois gols que deram a vitória aos bianconeri por 2 a 0. Chega para o clássico como a maior ameaça ofensiva a um Milan que, apesar de começar o campeonato marcando muit0s gols, tem dado muito espaço aos adversários e sofrido outros tantos.
O brasileiro
Felipe Gedoz
Club Brugge x Kortrijk
Domingo, 13h
Felipe Gedoz, de apenas 21 anos, foi destaque da Libertadores pelo uruguaio Defensor, acertou com o Club Brugge e já estreou no Belgão com gol diante do forte Genk. Como resultado da campanha boa na América do Sul e do impacto imediato na Bélgica, ganhou espaço na convocação de Alexandre Gallo para a Seleção Sub-21, anunciada nesta quarta. Apesar de não ter sobre si os maiores holofotes, por jogar em uma liga pouco vista, as atenções dos locais deverão estar sobre Gedoz. Será interessante acompanhar como se desenvolve o brasileiro nessa temporada de estreia na Europa.
Passe longe
Burnley x Sunderland
Sábado, 11h (Fox Sports 2)
Dois times que não venceram em quatro rodadas e que não têm nenhum craque ou projeção de que brigarão por algo interessante na temporada. Além disso, no mesmo horário, Real Madrid e Arsenal serão transmitidos em emissoras brasileiras. Para escolher o duelo do Turf Moor, só se você for da Burnley/Sunderland Brasil.