Apontado como vilão do Barcelona na Champions, Araujo terá mês decisivo no clube
Zagueiro pretende continuar no clube catalão, e terá até o fim de maio para decidir sobre permanência
Ronald Araujo tem uma decisão difícil a tomar neste mês de maio, ficar ou não no Barcelona. A intenção do zagueiro uruguaio de 25 anos é estender seu vínculo com o clube catalão, que fez uma proposta de renovação até 2028, com um aumento salarial. Contudo, os valores ofertados pelo Barça não deixam o defensor na faixa salarial mais alta do clube, já que a situação financeira dos espanhóis impedem um aumento significativo atualmente.
A oferta do Barcelona pela renovação de Ronald Araujo é definitiva e cabe ao zagueiro aceitar os termos propostos e assinar a extensão de seu contrato junto ao clube. Até mesmo Joan Laporta, presidente do clube catalão, chegou a conversar pessoalmente com o jogador para acertar a negociação de seu novo contrato, segundo informações do jornal espanhol Sport.
Tanto o Barcelona como o zagueiro priorizam renovar o contrato por mais algumas temporadas, contudo, uma possível venda seria benéfica para as contas do clube, que poderia buscar novas contratações sem correr riscos de sanções da La Liga. Com a proposta na mesa, cabe ao jogador aceitar os termos propostos, ou buscar um novo clube a partir do meio do ano.
✍️ (ARAUJO): Barcelona’s position is clear – that they want Ronald Araujo to continue, and both Deco and Xavi have already informed this to him. They want to extend his contract.
He knows what Barça offers him and the club is calm in this sense. At the moment Araujo has not… pic.twitter.com/YeESPlfF07
— Barça Buzz (@Barca_Buzz) May 1, 2024
Apesar de ter ficado marcado negativamente na eliminação do clube catalão na Champions League desta temporada para o PSG, Ronald Araujo é homem de confiança de Xavi e da diretoria do Barça. O zagueiro acabou expulso no jogo de volta das quartas de final da competição continental contra o time francês, o que prejudicou o desempenho do time espanhol na derrota por 4 a 1 sofrida no Estádio Olímpico Lluis Companys.
Campeão da La Liga e da Supercopa da Espanha em 2022/2023, na atual temporada, Ronald Araujo soma 35 jogos, com um gol marcado e uma assistência.
Clubes da Premier League e Bundesliga estão interessados em Araujo
Cientes da situação envolvendo Ronald Araujo e o Barcelona, Chelsea e Manchester United acompanham de perto o desenrolar sobre a renovação do zagueiro com o clube espanhol. Caso não haja um acerto entre as partes, os times da Premier League prometem entrar em ação para contratar o defensor. A intenção do uruguaio não é sair do clube catalão, em contrapartida, os times ingleses ofereceriam o dobro ao jogador segundo informações do Sport, o que pode mudar os rumos sobre o destino de Araujo.
Outro clube interessado na contratação do zagueiro uruguaio é o Bayern de Munique. O clube bávaro estaria disposto a pagar 90 milhões de euros (R$ 499 milhões de reais) para tirá-lo do Barcelona e sondou a sua contratação em janeiro. Entretanto, nem o clube catalão, muito menos o jogador, quis ouvir a proposta do time alemão no meio da temporada europeia.
O Barcelona está interessado na contratação de Kimmich, e o desejo do Bayern em contar com Ronald Araujo na próxima temporada pode culminar na troca entre os atletas no meio do ano. Inclusive, o time alemão estaria aberto para negociar o lateral-direito alemão, desde que o zagueiro uruguaio esteja envolvido na negociação.
Araujo deve sair do Barcelona caso não haja renovação
O zagueiro uruguaio possui uma cláusula em seu contrato na qual obriga o Barcelona a vender o jogador caso não haja renovação de seu vínculo. Araujo possui a confiança de Xavi para manter seu lugar como titular na equipe espanhola na próxima temporada, mas a situação financeira do clube pode obrigar o time catalão a vender um de seus melhores defensores, e assim, conseguir contratar outros jogadores e aumentar a competitividade da equipe.
O Barcelona precisa fazer pelo menos duas grandes transferências para equilibrar suas contas. Caso Araujo permaneça na equipe, outros nomes como Raphinha e De Jong são cogitados para serem negociados a fim de garantir o recurso necessário para novas contratações ao final da temporada.