Espanha

Apontado como vilão do Barcelona na Champions, Araujo terá mês decisivo no clube

Zagueiro pretende continuar no clube catalão, e terá até o fim de maio para decidir sobre permanência

Ronald Araujo tem uma decisão difícil a tomar neste mês de maio, ficar ou não no Barcelona. A intenção do zagueiro uruguaio de 25 anos é estender seu vínculo com o clube catalão, que fez uma proposta de renovação até 2028, com um aumento salarial. Contudo, os valores ofertados pelo Barça não deixam o defensor na faixa salarial mais alta do clube, já que a situação financeira dos espanhóis impedem um aumento significativo atualmente.

A oferta do Barcelona pela renovação de Ronald Araujo é definitiva e cabe ao zagueiro aceitar os termos propostos e assinar a extensão de seu contrato junto ao clube. Até mesmo Joan Laporta, presidente do clube catalão, chegou a conversar pessoalmente com o jogador para acertar a negociação de seu novo contrato, segundo informações do jornal espanhol Sport. 

Tanto o Barcelona como o zagueiro priorizam renovar o contrato por mais algumas temporadas, contudo, uma possível venda seria benéfica para as contas do clube, que poderia buscar novas contratações sem correr riscos de sanções da La Liga. Com a proposta na mesa, cabe ao jogador aceitar os termos propostos, ou buscar um novo clube a partir do meio do ano.

Apesar de ter ficado marcado negativamente na eliminação do clube catalão na Champions League desta temporada para o PSG, Ronald Araujo é homem de confiança de Xavi e da diretoria do Barça. O zagueiro acabou expulso no jogo de volta das quartas de final da competição continental contra o time francês, o que prejudicou o desempenho do time espanhol na derrota por 4 a 1 sofrida no Estádio Olímpico Lluis Companys.

Campeão da La Liga e da Supercopa da Espanha em 2022/2023, na atual temporada, Ronald Araujo soma 35 jogos, com um gol marcado e uma assistência.

Clubes da Premier League e Bundesliga estão interessados em Araujo

Cientes da situação envolvendo Ronald Araujo e o Barcelona, Chelsea e Manchester United acompanham de perto o desenrolar sobre a renovação do zagueiro com o clube espanhol. Caso não haja um acerto entre as partes, os times da Premier League prometem entrar em ação para contratar o defensor. A intenção do uruguaio não é sair do clube catalão, em contrapartida, os times ingleses ofereceriam o dobro ao jogador segundo informações do Sport, o que pode mudar os rumos sobre o destino de Araujo.

Outro clube interessado na contratação do zagueiro uruguaio é o Bayern de Munique. O clube bávaro estaria disposto a pagar 90 milhões de euros (R$ 499 milhões de reais) para tirá-lo do Barcelona e sondou a sua contratação em janeiro. Entretanto, nem o clube catalão, muito menos o jogador, quis ouvir a proposta do time alemão no meio da temporada europeia.

O Barcelona está interessado na contratação de Kimmich, e o desejo do Bayern em contar com Ronald Araujo na próxima temporada pode culminar na troca entre os atletas no meio do ano. Inclusive, o time alemão estaria aberto para negociar o lateral-direito alemão, desde que o zagueiro uruguaio esteja envolvido na negociação.

Araujo deve sair do Barcelona caso não haja renovação

O zagueiro uruguaio possui uma cláusula em seu contrato na qual obriga o Barcelona a vender o jogador caso não haja renovação de seu vínculo. Araujo possui a confiança de Xavi para manter seu lugar como titular na equipe espanhola na próxima temporada, mas a situação financeira do clube pode obrigar o time catalão a vender um de seus melhores defensores, e assim, conseguir contratar outros jogadores e aumentar a competitividade da equipe.

O Barcelona precisa fazer pelo menos duas grandes transferências para equilibrar suas contas. Caso Araujo permaneça na equipe, outros nomes como Raphinha e De Jong são cogitados para serem negociados a fim de garantir o recurso necessário para novas contratações ao final da temporada.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo