Espanha

Como Reinier foi de contratação promissora do Real Madrid a descartado por Ancelotti

Comprado por mais de R$ 100 milhões junto ao Flamengo, Reinier não está nos planos de Ancelotti no Real Madrid; o que aconteceu?

Após fazer parte da pré-temporada do Real Madrid, Reinier não está nos planos de Carlo Ancelotti para a sequência de 2024/25. Em coletiva nesta quarta-feira (28), o técnico dos Merengues aconselhou o meia-atacante brasileiro a procurar novos ares.

Na última temporada, o jogador de 23 anos esteve emprestado ao Frosinone, mas viajou com o elenco dos Merengues para a turnê de preparação nos Estados Unidos. Por lá, Reinier chegou a marcar um gol pelo time principal em amistoso.

Como os jogadores que disputaram Copa América e Eurocopa estavam de folga no início da pré-temporada do Real Madrid, o meia-atacante ganhou uma chance com o treinador italiano. Além disso, o brasileiro fez quatro gols, incluindo um hat-trick, pelo Castilla.

Apesar disso, Reinier deve deixar os Blancos. Ancelotti foi sucinto ao dizer que o meia-atacante brasileiro não é prioridade no Real Madrid e necessita encontrar um novo clube para dar seguimento à carreira:

Ao jogador de futebol recomendo procurar um time em que possa mostrar suas qualidades. Simples assim — decretou o treinador.

Contratado junto ao Flamengo em 2020 por 30 milhões de euros (cerca de R$ 136 milhões à época), Reinier foi de uma contratação promissora a descartado nos Merengues. Então, a pergunta que fica é: o que aconteceu para chegar a essa situação? Isso é o que a Trivela te responde.

O início meteórico no Flamengo

Natural de Brasília, Reinier foi para o Rio de Janeiro em 2011, quando se juntou ao Vasco. Na sequência, o meia-atacante teve passagens por Botafogo e Fluminense antes de se juntar ao Flamengo, onde despontou para o futebol.

Na base, Reinier empilhou conquistas coletivas e prêmios individuais, tanto que chegou a ser considerado o melhor jogador sub-16 do mundo de sua geração. Não à toa, chamou a atenção do Real Madrid em 2018.

Naquele momento, o Rubro-Negro foi campeão do Torneio de Dubai em cima dos Blancos. No ano seguinte, o meia-atacante fez sua estreia entre os profissionais do Flamengo, tendo um início meteórico na temporada dos títulos da Libertadores e do Brasileirão.

Reinier pelo Flamengo

  • Jogos: 15 (8 como titular)
  • Gols: 6
  • Assistências: 2
Foto: (Alexandre Vidal/Flamengo) - Reinier pelo Flamengo
Foto: (Alexandre Vidal/Flamengo) – Reinier surgiu como uma grande promessa no Flamengo

Pelo Real Madrid, Reinier sequer entrou em campo

Com 18 anos recém-completados, Reinier se mudou para o Real Madrid após disputar o pré-olímpico com a seleção brasileira sub-23. Na metade final da temporada 2019/20, o meia-atacante foi para o Castilla, que disputava a terceira divisão espanhola.

Esse movimento para o time B é comum no Real Madrid para jogadores jovens contratados, tanto que Rodrygo e Vinicius Júnior — hoje titulares indiscutíveis com Carlo Ancelotti — também se ambientaram no Castilla. Só que ele nunca entrou em campo pelo time principal em partidas oficiais.

Em 2020/21, Reinier foi emprestado ao Borussia Dortmund para ganhar tempo de jogo em uma liga de elite do futebol europeu. Contudo, a primeira temporada na Alemanha foi discreta, mas o meia-atacante foi cedido novamente para os alemães na temporada seguinte.

Nesse meio tempo, Reinier foi medalhista de ouro com o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, saindo do banco em cinco oportunidades. O problema é que o meia-atacante não conseguiu engrenar no BVB.

Foto: (Imago) - Reinier pelo Borussia Dortmund
Foto: (Imago) – Reinier ficou duas temporadas emprestado no Borussia Dortmund

Reinier em duas temporadas pelo Borussia Dortmund

  • Jogos: 39 (4 como titular)
  • Gols: 1
  • Assistências: 1

Já em 2022/23, Reinier retornou para a Espanha, mas foi emprestado ao Girona. Nos Blanquivermells, o meia-atacante também conviveu com o banco de reservas e não engatou uma sequência memorável.

Reinier pelo Girona

  • Jogos: 18 (5 como titular)
  • Gols: 2
  • Assistências: 1

Por fim, Reinier foi cedido ao Frosinone na última temporada. No futebol italiano, o meia-atacante conseguiu mais minutos, porém, acabou sendo rebaixando na Serie A.

Reinier pelo Frosinone

  • Jogos: 23 (13 como titular)
  • Gols: 3
  • Assistências: 2
Foto: (Imago) - Reinier pelo Frosinone
Foto: (Imago) – Reinier esteve por último no Frosinone

Para onde vai Reinier?

Ao acumular vários empréstimos sem brilhar, Reinier tem futuro indefinido. Mesmo com contrato até junho de 2026, o meia-atacante brasileiro já está ciente que não vai jogar no Real Madrid comandado pelo técnico italiano.

As chegadas de Kylian Mbappé e Endrick — esse último já tendo estreado e marcado gol entre os profissionais dos Merengues — também aumentaram a concorrência para o setor de ataque, complicando ainda mais Reinier.

A tendência é que o meia-atacante seja emprestado pela quarta vez. O Real Madrid negocia com o Norwich. Resta saber se o brasileiro de 23 anos irá ser mais protagonista em seu novo clube.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo