Como Reinier foi de contratação promissora do Real Madrid a descartado por Ancelotti
Comprado por mais de R$ 100 milhões junto ao Flamengo, Reinier não está nos planos de Ancelotti no Real Madrid; o que aconteceu?
Após fazer parte da pré-temporada do Real Madrid, Reinier não está nos planos de Carlo Ancelotti para a sequência de 2024/25. Em coletiva nesta quarta-feira (28), o técnico dos Merengues aconselhou o meia-atacante brasileiro a procurar novos ares.
Na última temporada, o jogador de 23 anos esteve emprestado ao Frosinone, mas viajou com o elenco dos Merengues para a turnê de preparação nos Estados Unidos. Por lá, Reinier chegou a marcar um gol pelo time principal em amistoso.
Como os jogadores que disputaram Copa América e Eurocopa estavam de folga no início da pré-temporada do Real Madrid, o meia-atacante ganhou uma chance com o treinador italiano. Além disso, o brasileiro fez quatro gols, incluindo um hat-trick, pelo Castilla.
Apesar disso, Reinier deve deixar os Blancos. Ancelotti foi sucinto ao dizer que o meia-atacante brasileiro não é prioridade no Real Madrid e necessita encontrar um novo clube para dar seguimento à carreira:
— Ao jogador de futebol recomendo procurar um time em que possa mostrar suas qualidades. Simples assim — decretou o treinador.
Contratado junto ao Flamengo em 2020 por 30 milhões de euros (cerca de R$ 136 milhões à época), Reinier foi de uma contratação promissora a descartado nos Merengues. Então, a pergunta que fica é: o que aconteceu para chegar a essa situação? Isso é o que a Trivela te responde.
O início meteórico no Flamengo
Natural de Brasília, Reinier foi para o Rio de Janeiro em 2011, quando se juntou ao Vasco. Na sequência, o meia-atacante teve passagens por Botafogo e Fluminense antes de se juntar ao Flamengo, onde despontou para o futebol.
Na base, Reinier empilhou conquistas coletivas e prêmios individuais, tanto que chegou a ser considerado o melhor jogador sub-16 do mundo de sua geração. Não à toa, chamou a atenção do Real Madrid em 2018.
Naquele momento, o Rubro-Negro foi campeão do Torneio de Dubai em cima dos Blancos. No ano seguinte, o meia-atacante fez sua estreia entre os profissionais do Flamengo, tendo um início meteórico na temporada dos títulos da Libertadores e do Brasileirão.
Reinier pelo Flamengo
- Jogos: 15 (8 como titular)
- Gols: 6
- Assistências: 2
Pelo Real Madrid, Reinier sequer entrou em campo
Com 18 anos recém-completados, Reinier se mudou para o Real Madrid após disputar o pré-olímpico com a seleção brasileira sub-23. Na metade final da temporada 2019/20, o meia-atacante foi para o Castilla, que disputava a terceira divisão espanhola.
Esse movimento para o time B é comum no Real Madrid para jogadores jovens contratados, tanto que Rodrygo e Vinicius Júnior — hoje titulares indiscutíveis com Carlo Ancelotti — também se ambientaram no Castilla. Só que ele nunca entrou em campo pelo time principal em partidas oficiais.
Em 2020/21, Reinier foi emprestado ao Borussia Dortmund para ganhar tempo de jogo em uma liga de elite do futebol europeu. Contudo, a primeira temporada na Alemanha foi discreta, mas o meia-atacante foi cedido novamente para os alemães na temporada seguinte.
Nesse meio tempo, Reinier foi medalhista de ouro com o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, saindo do banco em cinco oportunidades. O problema é que o meia-atacante não conseguiu engrenar no BVB.
Reinier em duas temporadas pelo Borussia Dortmund
- Jogos: 39 (4 como titular)
- Gols: 1
- Assistências: 1
Já em 2022/23, Reinier retornou para a Espanha, mas foi emprestado ao Girona. Nos Blanquivermells, o meia-atacante também conviveu com o banco de reservas e não engatou uma sequência memorável.
Reinier pelo Girona
- Jogos: 18 (5 como titular)
- Gols: 2
- Assistências: 1
Por fim, Reinier foi cedido ao Frosinone na última temporada. No futebol italiano, o meia-atacante conseguiu mais minutos, porém, acabou sendo rebaixando na Serie A.
Reinier pelo Frosinone
- Jogos: 23 (13 como titular)
- Gols: 3
- Assistências: 2
Para onde vai Reinier?
Ao acumular vários empréstimos sem brilhar, Reinier tem futuro indefinido. Mesmo com contrato até junho de 2026, o meia-atacante brasileiro já está ciente que não vai jogar no Real Madrid comandado pelo técnico italiano.
As chegadas de Kylian Mbappé e Endrick — esse último já tendo estreado e marcado gol entre os profissionais dos Merengues — também aumentaram a concorrência para o setor de ataque, complicando ainda mais Reinier.
A tendência é que o meia-atacante seja emprestado pela quarta vez. O Real Madrid negocia com o Norwich. Resta saber se o brasileiro de 23 anos irá ser mais protagonista em seu novo clube.