EspanhaLa Liga

Real Madrid responde Barça e goleia Athletic Bilbao

Marcelo Bielsa pode ter encontrado a “fórmula” para segurar o Barcelona, mas não isso foi o suficiente para aprontar também contra o Real Madrid. Neste domingo, os merengues ratificaram a ponta da tabela ao atropelar o Athletic Bilbao por 4 a 1, de virada, no Santiago Bernabeu. O resultado ajudou os madridistas a manter a diferença de cinco pontos para os blaugranas e atrapalhou as pretensões rojiblancas, já que o time basco permanece com 26 pontos e em sétimo no Campeonato Espanhol.

A etapa inicial foi movimentada e bastante equilibrado. Dono da casa e pressionado pela vitória do Barcelona, Real Madrid saiu ao ataque e teve como primeira investida um chute de fora da área de Esteban Granero, aos 9 minutos, que acabou defendido por Gorka no meio do gol. Aos 11, foi a vez de Cristiano Ronaldo tentar a sorte em uma cobrança de falta, que passou à direita da meta defendida pela equipe basca.

O Athletic respondeu no minuto seguinte, em chute sem ângulo de Susaeta, que assustou ao acertar a rede pelo lado de fora. Mas aos 12, a pontaria do time de Bilbao se mostrou eficiente – em uma jogada que, curiosamente, é característica justamente do Real Madrid. Em veloz contra-ataque puxado pela ponta, Javi Martínez fez o cruzamento e Fernando Llorente, bateu no canto esquerdo de Iker Casillas, silenciando o Santiago Bernabeu.

O Real tentou responder aos 23, em jogada semelhante ao do primeiro gol do Athletic: Ronaldo avançou pela ponta e cruzou, mas Karin Benzema concluiu mal. Aos 24, porém, os merengues tiveram sucesso. Em jogada que envolveu Mezut Özil, Ronaldo e Benzema, a bola sobrou para Marcelo, que penetrou na área pela esquerda e só teve o trabalho de conferir para as redes de Gorka.

A partida ficou ainda mais animada, com sucessivos ataques de ambos os lados. Aos 33, De Marcos recebeu após uma boa troca de passes do ataque basco e arrematou a direita de Casillas. Aos 37, resposta merengue com Kaká, aproveitando uma bola que sobrou da disputa de Munaín e Arbeloa e mandando ao lado da meta dos rojiblancos.

No segundo tempo, o ritmo alucinante do primeiro tempo diminuiu, e o Real Madrid tomou para si o comando da partida. Logo no primeiro minuto, os merengues viraram o jogo após um pênalti de Iturraspe em Kaká, que Ronaldo converteu. Com o jogo sob controle, o time da capital ampliou aos 20 em nova penalidade, agora cometida por De Marcos – que acabou expulso – em Özil. O português foi mais uma vez para a cobrança e marcou seu 23º gol na liga, reassumindo a liderança na artilharia da competição.

Com um a mais, o Real Madrid chegou perto de ampliar aos 30 minutos, em chute de Gonzalo Higuaín que parou na trave. Mas aos 40, não teve jeito: Callejón recebeu de Higuaín e bateu cruzado, sem chances para Gorka, fechando o marcador no Santiago Bernabeu.

Em outro jogo da noite deste domingo, o Levante perdeu a chance de se aproximar do rival Valencia na tabela ao empatar sem gols com o lanterna Zaragoza, em casa. O resultado levou os Granotas a 31 pontos, ainda quatro atrás dos Ches. Já o Zaragoza foi apenas a 12 pontos, afundado na última colocação da Liga.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 21/jan
Racing de Santander 1×2 Getafe
Espanyol 3×0 Granada
Real Sociedad 0x4 Atlético de Madrid
Betis 1×1 Sevilla

Domingo, 22/jan
Osasuna 1×1 Valencia
Rayo Vallecano 0x1 Mallorca
Málaga 1×4 Barcelona
Levante 0x0 Zaragoza
Real Madrid 4×1 Athletic Bilbao

Segunda-feira, 23/jan
Villarreal x Sporting de Gijón

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo