Quem ganha e quem perde com saída de Alexander-Arnold do Liverpool para Real Madrid
Sem acordo por uma renovação com o Liverpool, Trent Alexander-Arnold está próximo de fechar um pré-contrato com o Real Madrid

Em final de contrato com o Liverpool, Trent Alexander-Arnold está cada vez mais próximo de fechar com o Real Madrid para a próxima temporada. Os Merengues enviaram uma proposta de pré-contrato ao lateral-direito dos Reds.
Segundo o canal “Sky Sports”, o Real Madrid propôs um vínculo até 2029/30 para o inglês de 26 anos, que receberia 13 milhões de euros por ano (cerca de R$ 79,9 milhões). Esse valor é um terço maior do que seu atual rendimento no Liverpool.
Nada foi assinado, porém, todas as partes envolvidas no negócio estão confiantes em um desfecho positivo. Os Merengues monitoram Arnold há dois anos. Em janeiro, os Reds chegaram a recusar uma proposta de compra dos espanhóis para manter o lateral até junho.
Nos últimos meses, o Liverpool tentou estender o contrato do jogador inglês, mas não houve acordo. Já o Real Madrid tem feito tudo em seu alcance nos bastidores para contar com Alexander-Arnold a partir de 2025/26.
Como o acerto parece ser só questão de tempo, a pergunta que fica é: quem ganha e quem perde com essa transferência? A Trivela analisa.
Alexander-Arnold ganha oportunidade de ouro

Trent Alexander-Arnold chegou ao Liverpool quando tinha apenas seis anos. Desde então, o lateral-direito construiu uma história vitoriosa em Anfield, se tornando um dos grandes responsáveis pelas conquistas recentes dos Reds.
Em 19 anos de Liverpool, Arnold conquistou uma Champions League, uma Premier League, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Em 2019/20, o camisa 66 dos Reds ganhou o prêmio de melhor jogador jovem do futebol inglês.
Alexander-Arnold pelo Liverpool
- Jogos: 349
- Gols: 22
- Assistências: 87
Com o Liverpool favorito ao título da Premier League de 2024/25, o lateral-direito pode se despedir de Anfield em alta, encerrando um ciclo vitorioso. Não é nem preciso salientar que chegar ao Real Madrid é uma oportunidade única para o inglês.
Na Espanha, Trent-Alexander Arnold terá a chance de assumir o posto de Daniel Carvajal (33 anos) no lado direito de defesa pelos próximos anos. A expectativa é que o lateral inglês seja peça fundamental dos Merengues para manutenção da hegemonia europeia.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Liverpool perde um ídolo, porém, não é o fim do mundo

Apesar dos esforços para garantir a permanência de Arnold, o Liverpool deve ter que dar adeus a um de seus ídolos recentes. Mais do que isso, os Reds estão prestes a perder seu lateral-direito que é titular há pelo menos oito anos.
Aliás, a posição enfrenta uma escassez de atletas de alto nível — principalmente quando comparado com o inglês. Sem dúvidas que a provável saída de Alexander-Arnold para o Real Madrid é um duro golpe para o Liverpool. Contudo, não é o fim do mundo.
Os Reds têm tempo de sobra para procurar um substituto no mercado. Não será fácil encontrar um novo lateral à altura do camisa 66 para Arne Slot, porém, não é uma missão impossível.
Alguns nomes se destacam como substitutos no mercado. Malo Gusto, do Chelsea, já foi especulado em Anfield. Jeremie Frimpong, do Bayer Leverkusen, também é um nome de peso que valeria o investimento.
A solução ainda pode estar em casa. O Liverpool já conta com o jovem Conor Bradley, cria das categorias de base que tem ganhado cada vez mais espaço. A longo prazo, o norte-irlandês de 21 anos é uma ótima opção.
Por outro lado, o Liverpool também poderá contratar um nome para o lado direito com maiores capacidades defensivas do que Trent Alexander-Arnold. Nesta temporada, por exemplo, o lateral inglês recebeu diversas críticas por suas falhas de marcação.
Real Madrid acerta em cheio, mas existe um asterisco

Por fim, o Real Madrid deu mais uma tacada de mestre ao focar em Arnold, referência da posição, ainda sem gastar um centavo sequer em valores de transferência para o Liverpool. A mesma estratégia utilizada para tirar Kylian Mbappé do PSG em 2024.
O lateral-direito eleva o nível da defesa dos Merengues, já que Lucas Vásquez não é necessariamente um primor técnico. Carvajal ainda se recupera de uma grave lesão no joelho e não dá para prever até quando o espanhol atuará em alto nível.
Carlo Ancelotti ganhará mais qualidade técnica, visão de jogo e melhor saída de bola com Alexander-Arnold, que também é especialista em lançamentos. Entretanto, como não existe reforço 100% perfeito, o Real Madrid precisa fazer uma ressalva.
O lateral inglês é conhecido por seu apoio ofensivo excepcional, mas deixa a desejar defensivamente. Em 2024/25, Trent Alexander-Arnold se tornou o jogador mais driblado da história da Premier League.
Para não sofrer na direita, os Merengues podem deslocar alguém do meio-campo para auxiliar o lateral lá atrás, como Federico Valverde, que já exerceu essa função. Mesmo assim, o Real Madrid tem mais motivos para comemorar a soma do inglês ao elenco.